Sou novo no forum e se possivel gostava de contar com a vossa experiência e conhecimento.
Tenho um T2 na senhora da hora que tem uma hipoteca bancária em regime jovem já à 9 anos.
Surgiu a oportunidade de compra de uma pequena moradia de um conhecido meu a um preço excelente.
A pergunta que gostaria de ver respondida, e visto de momento a venda não ser nada fácil, apesar de pedir menos 15.000 euros de que o apartamento me custou,lembrei-me de o alugar. Posso alugar com hipoteca bancária regime jovem ou não ???? Posso passar recibo????
Bom, como o empréstimo é regime jovem e provavelmente até isenção de imi tem, para arrendar tem que se falar com o banco e renegociar o spread, "transformando" o crédito em crédito multiopções ou crédito investimento ou leasing. Enquanto o crédito se mantiver enquanto crédito para habitação própria permanente (requisito do regime bonificado antigo) então não se poderá fazer nada... Quer dizer, pelo menos com recibos passados. E se decidir arrendar sem recibos ainda assim é um risco (porque o banco pode saber e porque o arrendatário pode deixar de pagar e não há forma de recuperar o dinheiro judicialmente).
Bom, bem negociado com o banco e pode ser que a prestação do crédito não aumente muito... Claro, e depois se for necessário outro financiamento, este vai pesar em termos de taxa de esforço e poderá também ser um problema para obter outro crédito...