Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite...desculpem a ignorancia...

Estou a pensar colocar capotto na habitação que pretendo construir, os 3D ate agora idealizados têm um canto da habirtação revestido a ceramica preta...
    isto é possivel com o capotto? como sera a aplicação? disseram me tambem que poderia ter a hipotese de em vez de colocar paines ceramicos, poderia optar por painel sandwich...

gostava de saber opinioes

abraço
    • eu
    • 22 abril 2010

# 2

Pode aplicar, com certas limitações de peso / altura e tendo o cuidado de reforçar o capotto (buchas + fibra de vidro mais resistente + colagem integral)
  2.  # 3

e se for colocado painel de fachada liso com espuma de poliuretano de 40 mm, tera que levar na mesma o capotto?

obrigado
    • MRP
    • 23 abril 2010

# 4

Pode aplicar sistema ETICS (capotto) e depois aplicar o revestimento cerâmico.
    Como já aqui referido tem que reforçar o sistema utilizando rede de fibra de vidro com 160gr/m2, dupla colagem dos paineis de XPS (barrado no suporte e no painel), 6 fixações por m2, utilizar bons perfis de arranque.
    No que concerne ao revestimento cerâmico, deverá utilizar um adesivo (cimento cola) de elevadas prestações e calcular a largura das juntas.
    Já executei uma obra em ETICS, em que foi aplicado um lambrim com 2,5 mts de altura em pedra e o restante foi aplicado reboco hidrofugo e posteriormente pintado. Esta obra foi executada a cerca de 2 anos.
  3.  # 5

e se for painel de fachada liso com espuma de poliuretano de 40 mm? e necessrio na mesmo o capotto?
  4.  # 6

pois...é que estes paineis so estao numa zona da fachada da casa...no resto ira levar capotto...
  5.  # 7

Boa tarde!
    Coloquei ardósia natural 60x60 sobre uma fachada de capoto.
    A colagem foi feita por pontos (fachada ventilada), tem bom perfil de arranque e foram colocadas buchas própias para fixar o capoto.
    Até ver ainda não tive problemas...
      DSC07140.JPG
  6.  # 8

Quando referi tem bom perfil de arranque, referia-me obviamente ao capoto, aquando da sua colocação...
  7.  # 9

solução de cerâmica sobre isolamento térmico pelo exterior.

http://www.youtube.com/watch?v=kvLmMEYJd34
  8.  # 10

Colocado por: rmpcostaBoa tarde!
    A colagem foi feita por pontos (fachada ventilada), tem bom perfil de arranque e foram colocadas buchas própias para fixar o capoto.
      DSC07140.JPG

e valores para isso? material e mão de obra?
  9.  # 11

Colocado por: sergyio
    Colocado por: rmpcostaBoa tarde!
      DSC07140.JPG

e valores para isso? material e mão de obra?

Dos materiais é fácil, pode ver no site da schluter (www.schluter.pt) ou no www.orcamentos.eu

quanto à aplicação será sempre sobre orçamento.
  10.  # 12

Bem as buchas (não sei se o nome técnico é esse), são um sistema de fixação mecânico que fixam as placas de capoto ao bloco térmico
    São tipo as buchas que conhecemos para fixar parafuso. São tambem em plástico e tem uma espécie de cabeça lisa redonda para não se "enterrrar" nas placas quando colocadas (desculpem a linguagem pouco técnica).
    Quanto aos valores da ardósia, ficou por cerca de 30€ o m2. Mas (só agora), houve uma empresa (a que me vai colocar o deck composito), que me disse que a vende a 20€€ o m2.
    A mão de obra não sei dizer, porque estava ajustada com outras coisas.
  11.  # 13

Mas de acordo com os produtores de argamassas para o ETICS (que eu falei) a aplicação da cerâmica não é garantida acima dos 2,5m.
  12.  # 14

Eu falei com aqueles que estão em Portugal com fábrica.
  13.  # 15

mas o sistema de capoto pode ser aplicado directamente sobre o tijolo ou bloco sem qualquer reboco ou chapisco?
    nas esquinas há algum perfil ou cuidado especifico.?
    cumprimentos a todos
    • eu
    • 25 abril 2010

# 16

Colocado por: calhaumas o sistema de capoto pode ser aplicado directamente sobre o tijolo ou bloco sem qualquer reboco ou chapisco?
    SIM

nas esquinas há algum perfil ou cuidado especifico.?
    SIM
    • eu
    • 27 abril 2010 editado

# 17

Colocado por: Anonimo18072022A
    Na minha modesta opinião, sempre que vejo aplicarem buchas sem necessidade só me faz pensar que o aplicador não confia no produto de colagem.

Atenção que em situações de vento forte podem gerar-se pressões negativas na fachada (tendência para arrancar as placas de EPS para fora) bastante fortes. Nestes casos, pode ocorrer a ruptura do EPS na zona de colagem, ou seja, não é a cola que descola é o EPS que parte.

As buchas podem evitar esta situação. Logo, a aplicação das buchas pode ser benéfica mesmo quando se confia na cola. Eu vou colocar buchas, mesmo usando uma cola certificada (Weber Therm Flex). O sobrecusto é ridículo e fico mais descansado.

BTW, em princípio a aplicação do EPS vai começar amanhã.
  14.  # 18

Tenho um apartamento mas tem alguns problemas, nomeadamente, pontes térmicas, embora ainda na garantia, o construtor poderá solucionar este problema? - Em caso afirmativo, como devo proceder?
    Caso este não o faça, é possível colocar "capotto" e depois azulejo?
    Obrigado, Carlos Lima.
  15.  # 19

e se quiseremos ter uma parede da casa em xisto? como se processa? tenho uma parede de fora da sala que o arquitecto colocou-a em xisto...

0.0209 seg. NEW