Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Estou quase a iniciar a construção da minha casa.

    Neste momento o que falta é contratar o empreiteiro e fazer o levantamento da licença e iniciar a construção.

    O empreiteiro está quase que 100% decidido. É um empreiteiro com empresa legalmente constituída, alvará, seguros, sem trabalhadores ilegais ou com qualquer
    outra condição menos própria para o exercício da sua actividade.

    Como o tema que gera sempre discussão mais acesa, é o valor da construção por m2, sejam os 500/800/1000 ou mais euros por m2., se é com IVA ou sem IVA, etc, etc., o que vou tentar partilhar com os membros do fórum é o valor que eu vou despender pela construção da moradia.

    Espero com isto que algumas pessoas fiquem com menos dúvidas, mais esclarecidas.


    Também anexo cópia do projecto a executar, caso o queiram comentar.

    Cumprimentos

    António
    • jafn
    • 23 abril 2010

     # 2

    pode dizer qual a zona, ou localização, onde fica a construção da obra.
    cumprimentos
    José Fialho
  2.  # 3

    Não consegui perceber em que fase está:
    - projecto de arquitectura aprovado mas falta as especialidades
    - tudo aprovado na CM e falta levantar a licença de construção (não tem empreiteiro)
    - é só pagar e construir visto já ter empreiteiro
  3.  # 4

    Boas,

    A zona de construção é na zona norte/centro, mais concretamente a norte de Coimbra.

    De referir a orientação da moradia. A zona de estacionamento está situada a norte .

    Cumprimentos
  4.  # 5

    Boa Tarde,

    Dou-lhe os sinceros parabéns por não ser um cliente que vai nos orçamentos de 3.000 e 4.000, pelos vistos tem noção da importância do projecto para a qualidade final da obra,
    antes fossem todos assim, que se rissem das propostas do tipo 2% do valor da obra e 3%.

    Boa Sorte, que corra tudo pelo melhor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardo335
  5.  # 6

    Diga lá então quanto pensa gastar nesta sua casa.

    Em relação à planta gostei bastante, se eu fizesse uma casa, seria alguma coisa assim do género.

    Uma janela ali no escritório acho que não ficava mal.
  6.  # 7

    não há comentários?
  7.  # 8

    E o valor é?
  8.  # 9

    Não estava para publicar o valor que tenho orçamentado, estava antes para fazer uma tabela (que vou fazer na mesma) com os valores que vou despendendo com as várias fases da obra.
    De qualquer forma o valor que tenho orçamentado com "chave na mão", é de 240.000€.

    Cumprimentos
  9.  # 10

    antónio

    pode por as áreas e a sua distinção entre área fechada alpendres e anexo de forma a "sentir" melhor esses 240000 e assim perceber o custo m2
  10.  # 11

    Olá Marco1,

    Estou a proceder às medições das paredes.
    Depois espero ter essa distinção feita.
    Espero chegar a bom porto. mas a tarefa não está fácil!!!

    Cumprimentos

    António
    • mafgod
    • 27 abril 2010 editado

     # 12

    Colocado por: antónio_001não há comentários?

    Pronto, aqui vai.

    Gosto da planta e de imaginar como será viver nessa casa mas, no dia a dia, não sei se a queira para mim.
    Parece-me haver demasiadas janelas e janelitas que, irão fazer com que a casa tenha muita luz natural mas, que vai obrigar a mais limpezas e desp€sas (janelas, estore/portadas, cortinados...)
    Os pequenos jardins são muito giros, vão animar de certeza a casa mas,... irão requerer contudo muito tempo e cuidados extras... (regas, adubos....)

    Acho que a cozinha podia ir buscar área à zona de tratamento de roupa... precisa mesmo essa divisão separada da cozinha?
    Porque não a englobar na cozinha?

    Precisa mesmo daquele espaço todo na área de circulação? :-)
    É que até tem espaço para um sofá :-)

    O escritório merecia uma janela maior...

    Os roupeiros dos quartos não sei se serão suficientes...

    Colocado por: antónio_001De qualquer forma o valor que tenho orçamentado com "chave na mão", é de 240.000€.

    Acho muito bom o preço....
    Qual o preço dos caixilhos e janelas?
    • cc121
    • 27 abril 2010 editado

     # 13

    Colocado por: mafgod precisa mesmo essa divisão separada da cozinha?
    Porque não a englobar na cozinha?



    Na minha opinião o tratamento de roupa na cozinha... não ajuda nada. É uma confusão roupa e alguidares na cozinha, mais uma máquina a fazer barulho e a ocupar espaço. E na zona de tratamento de roupas tb se pode passar a ferro. Sempre se tem um lugar onde a tábua não estorve. Acho que é uma divisão que tem toda a lógica. Agora se foi bem ou mal pensada isso já se pode questionar. Mas englobar na cozinha eu não faria isso.
  11.  # 14

    Além dos cheiros dos cozinhados poderem ir para a roupa, vejo isso por mim, às vezes tenho roupa em alguidares, já lavada, enquanto cozinho uns bons grelhados... Não tem jeito nenhum.
  12.  # 15

    Colocado por: cc121
    Na minha opinião o tratamento de roupa na cozinha... não ajuda nada. É uma confusão roupa e alguidares na cozinha, mais uma máquina a fazer barulho e a ocupar espaço. E na zona de tratamento de roupas tb se pode passar a ferro. Sempre se tem um lugar onde a tábua não estorve. Acho que é uma divisão que tem toda a lógica. Agora se foi bem ou mal pensada isso já se pode questionar. Mas englobar na cozinha eu não faria isso.

    Colocado por: MartaDAlém dos cheiros dos cozinhados poderem ir para a roupa, vejo isso por mim, às vezes tenho roupa em alguidares, já lavada, enquanto cozinho uns bons grelhados... Não tem jeito nenhum.
    Ok... vou então explicar melhor...
    Actualmente vivo num apartamento e, a minha esposa quando pretende passar a ferro, monta a tábua de engomar na cozinha (que entretanto estava montada no hall onde não estrova) e toca a passar...
    Obviamente que, enquanto está neste processo, não está a fazer grelhados :-) - mas já tem feito sopas ;-) enquanto está nesta tarefa.
    Quando temos roupa suja, colocamos a roupa num cesto de roupa suja na casa de banho.
    Ligamos a máquina de lavar quando está cheia (sempre que possível nas horas de vazio, à noite após as 24:00, assim como a máquina de lavar loiça).
    O barulho que faz na cozinha é mínimo (porta da cozinha fechada, assim como a do hall e a dos quartos...).
    Depois de enxuta no estendal, coloca-se em cestos e, ou se passa, ou então fica nos cestos encima da tábua de engomar no tal hall.
    A única chatice é quando temos visitas e toca a pegar no cesto e tábua e colocar num dos quartos.
    Tirando isso é muito prático.
    Na moradia que temos projectada, vamos funcionar mais ou menos da mesma maneira.
    Ou seja, aumentamos a área da cozinha, vai continuar a passar a ferro na cozinha mas a tábua de engomar vai ficar montada na despensa :-)

    Em relação ao projecto apresentado, acho desproporcional a área da cozinha face a do tratamento de roupas (só se passar a ferro para fora, aí sim, justifica-se e bem esta área).

    Mas enfim, é como tudo o resto: uma questão de gostos e hábitos.
    • cc121
    • 27 abril 2010 editado

     # 16

    Pois, mas eu vejo de duas formas: se vou para um apartamento ou uma casa que não tem uma divisão de tratamento de roupas, muito bem. Sujeito-me. Se vou fazer uma casa de raíz, então vou fazê-la como deve ser (na minha opinião pessoal). Por que é que se há-de andar a fazer essas ginásticas quando se pode ter um local para ter as máquinas de lavar e secar, um pequeno tanque para lavagem manual, tábua de passar e as montanhas de roupa para engomar, que muitas vezes as pessoas nem têm onde guardar? Parece que até a casa ganha mais espaço... hehe Sem contar que não temos que andar a fugir com a tábua e a roupa quando aparecem visitas.
  13.  # 17

    A ideia da divisão de tratamento de roupa é mesmo para isso, ter uma divisão onde se possa fazer tudo, sem ter interferência nas outras divisões. O estar ao lado da cozinha também é propositado, pois na hoaras em que se está naquela zona facilmente se chega à outra com a poupança de tempo e comodidade que isso representa (pelo menos para nós).
    Cumprimentos

    António
    •  
      marco1
    • 27 abril 2010 editado

     # 18

    mafgod

    o seu conceito de casa é mesmo outro.
    a cozinha neste caso será mesmo só para cozinhar e quanto muito uma refeição rápida, e o espaço de trat. de roupa será um espaço á parte polivalente, tipo roupa, chegar da rua com compras, desmontar qq coisa etc, sem interferir com o espaço de cozinha que se pretenderá "mais arrumado" e com a zona de refeições diárias mesmo ao lado.
    Em relação á circulação repare que aquele hall funcionará como mais um espaço de vivência da casa e poderá servir como que uma sala de espera para o escritório e até mesmo para pousar qq antes de ir á I.S. e não me parece exagerado visto englobar a circulação da casa em si. quanto aos jardins são exteriores e pequenos por isso...
    Acho que luz natural bem controlada pode muito bem tornar uma casa mais "arejada" e até possibilitar alguma economia no consumo energético.
  14.  # 19

    mafgod: Também vivo num apto e não tenho uma divisão de tratamento de roupa. Mas nem pensar que deixo a tábua e os cestos da roupa no hall !! Mesmo eu não recebendo visitas, não gosto nada de ver as coisas fora do sítio apropriado.
    Parece a minha vizinha de baixo. Sempre que deitei o olho para a casa dela, vi roupa pendurada no hall com a tábua de passar.
    Eu também tenho a roupa suja em cestos no WC. Depois quando enchem, tiro e meto na máquina de lavar na cozinha. Lavo tudo à noite, depois tenho que ir com a roupa lavada para um quarto que tenho vazio, onde está a tábua de passar (que está a fazer de suporte para vasos) e o estendal (para os dias de chuva).
    Mas dá um aspecto tão mauzinho... o que vale é que não uso o quarto para nada. Mas mesmo assim... Era bom ter uma divisão onde pudesse fazer tudo e arrumar tudo o que estivesse ligado à roupa.
    Tenho uma despensa mas como não tem luz natural, não é bom para passar a ferro.
  15.  # 20

    Sobre a zona de tratamento de roupa, acho muito bem! Acaba por ser um espaço multifunções que dá muito jeito.
    Quanto à planta em si, não tenho grande reparos. Não é o meu estilo de arquitectura, asm o espaço interior parece-me bem distribuído e funcional. Só eliminaria, como já disseram, alguns recantos (externos e internos) pois acabam por ser uma dor de cabeça para decorar (dentro) e cuidar (fora). Outra coisa que não gosto (mas é mesmo um gosto pessoal por isso não entenda como crítica) é a garagem separada da casa, talvez por viver num clima muito frio onde é precioso poder sair e entrar em casa com as miúdas sem me molhar ou apanhar frio.
    Sem perceber nada do assunto, apenas como utlilizadora, o preço parece-me bem. Inclui mesmo tudo (cozinha, arranjos exteriores, sistema de aquecimento, etc)?
    Boa sorte para a construção!
 
0.0203 seg. NEW