Iniciar sessão ou registar-se
    • Giba
    • 29 abril 2010

# 121

Poder manifestar uma opinião representa uma dádiva. Sou daquelas criaturas que vivem neste pequeno mundo (mundinho) e adoro ouvir ou captar uma mensagem. Por incrível que pareça “as vezes” aprendemos mais com as opiniões contrárias, do que com as correntes que se encontrão em sintonia com o nosso modo de agir e pensar.

Interpretar assertivamente ou aproximadamente a linha de pensamento contrária do teu semelhante, sobre determinado assunto ou matéria, representa de certa forma a antecipação ou antevisão de um sentimento de insatisfação. O stress gerado pelo desencontro de opiniões cria energia para a mudança.

No que concerne ao tópico, no meu entender todas opiniões são correctas. Estão associadas a uma corrente de comportamento e pensamento.
    Da mesma forma que enriqueci, e muito, com opiniões contrárias a minha forma de pensar e agir, espero que outros possam ter absorvido o essencial da opinião contrária.

A esmagadora maioria dos vendedores de casas gostariam de fazer parte dos quadros de uma empresa (fabrica, oficina, comércio, serviços, restauração etc. etc..). Almejam tanto ou quanto um chefe de família um vencimento para sustentar o seu lar.

Se uma empresa oferecer a um vendedor de casas um posto de trabalho, com salário fixo, seguramente, mais uma vaga estará preenchida. Não interessa o valor!

Vender casas também é digno.

Giba
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  1.  # 122

Boa noite,

não li o tópico todo, mas dado que estou a passar neste momento por um processo de venda e compra bastante 'engraçado', gostaria de dar a minha opinião.

Concordo inteiramente com o título deste tópico, e que fique bem claro que em toda a minha negociação NUNCA me passou pela cabeça, depois de meio serviço feito pela imobiliária, procurar pessoalmente o dono da casa que vou comprar, apesar de por coincidência até conhecer o Sr.
    No entanto, deixem-me dizer que o contrário também não devia ser permitido.

Começamos a procurar casa à cerca de 1 ano, porque o nosso apt T3 é muito apertado para 2 adultos e 4 crianças.

Podia-vos contar um cem nº de incidentes que se passaram desde o dia da assinatura do CPCV até hoje, dia em que o meu Banco me ligou para dizer que 'em princípio, agora o processo está completo e com tudo legal. Mas de qualquer modo o melhor é passar pelo dpt jurídico do Banco antes de marcarmos a escritura.'

Passaram 9 meses desde que fomos ver uma casa, que por não ser nova e depois de um Inverno rigoroso, tem que levar obras pelo dobro do valor que levaria em Agosto, que seria +/- o prazo para fazer a escritura.

Desde que o empréstimo foi aprovado que estou a pagar a prestação do apt, a prestação do crédito de sinal (que o sr exigiu) e a renda de casa do comprador do meu apt, para que ele não desista da compra.

Sabem quem tratou de angariar todos os papeis para me 'ajudarem' na venda do apt? Eu, nas minha horas de almoço, a correr.

Sabem porque é que o processo se arraste desde Junho? Porque a imobiliária me mostrou uma casa que estava ilegal (sem licença de habitabilidade e com as plantas todas alteradas)

Sabem o que me disse a Deco sobre o assunto? que a imobiliária não pode ser responsabilizada, porque não é um vendedor é um anunciante. O vendedor é o dono da casa e a única coisa que eu poderia fazer era rescindir o contrato, e mover uma acção para que me fosse devolvido o valor do sinal e continuar a pagar a prestação do mesmo.

Sabem quantas vezes me ligaram da imobiliária? 1, hoje, para me repetirem o que a minha gerente de conta me tinha dito logo de manhã.

Por todas estas razões, eu sinto-me no direito de dizer que:

Empresas sem carácter não deveriam existir!

Obrigado
    S.Alves
    Concordam com este comentário: Ricardo_R5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staticx
  2.  # 123

S.Alves concordo em consigo!
  3.  # 124

"pleno"
  4.  # 125

Ei, eu não mudei de opinião! A minha opinião foi sempre a mesma: a honestidade tem que existir dos dois lados. Há clientes desonestos, há agentes imobliários desonestos. E ainda há os que não sendo desonestos são incompetentes.
    Concordam com este comentário: cruzie
  5.  # 126

Colocado por: cruzieBoas a todos,
    Vou adicionar cá a minha experiencia com uma grande imobiliária conhecida a nível nacional. A 3 anos atrás iniciamos a nossa procura por um terreno para construção ou uma moradia. Naturalmente fomos a imobiliária "X", indicamos o que procurávamos e um representante dessa imobiliária amostrou-nos varias soluções. Na altura apaixonei-me por uma moradia térrea, fomos ver a tal dita e na altura deixei bem claro com o representante da imobiliária que era isto que queríamos.... Pedimos negociação do preço e simplesmente dissemos que não queríamos joguinhos, para indicar se o preço era negociável que nos estávamos prontos a comprar...Imagina so que o tal representante entrava em contacto connosco para subir mais cinco, depois mais cinco,depois mais cinco....etc...Na altura avisei que não ia negociar assim e disse que não estava para andar aos pinchinhos, cinco mil de cada vez. Fui burra? SIM. Mas sinceramente não gosto de joguinhos, sou franca, digo logo o que quero e exijo a mesma franqueza (é para mim um minimo). Seis meses depois liga outro representante da imobiliária X para perguntar se ainda estávamos interessado na moradia, eu disse que sim e o marreta responde que já tinha sido vendida e que estava só a ligar para nos avisar da venda e que tinha outras opções para nos.....É claro que perdi o controle mandei-o ir dar uma voltinha bem grande...Soube mais tarde que a moradia foi vendida por um valor inferior a nossa oferta..... Agora pergunto com que impressão é que eu devia ficar deste ramo? Fui franca, e em retorno enganaram-me.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dd,ANITA_ARM

A tempos atras relatei esta experiencia, agora volto para contar o final feliz!

A mesma imobiliaria tive a grande lata de enviar 2 representantes ao meu local de trabalho (sem pedido meu) para apresentar "opções". Um dos representantes era conhecido (foi o que andou aos pinchinhos a 1ª vez) o segundo era desconhecido....Claro que queria correr logo com eles!

Apresentaram um terreno que nos gostamos, e visto ter um contrato de exclusividade com o proprietario teria de negociar com eles novamente. Fui franca, exigi o mesmo (desta vez os representantes foram serios)...Conclusão fechei negocio em uma semana...Todos ficaram a ganhar!
  6.  # 127

VOu dar o meu contributo para esta discussão (vou desenterrar o topico por assim dizer) tive uma péssima experiência ha algum tempo com uma imobiliaria, prestou-me um horrivel serviço, não interessa o detalhe da historia.

Na minha opinião um trabalho/serviço/projecto, é pago de acordo com a dificuldade da execução do mesmo, e na verdade a venda/compra de uma casa hoje em dia não requer formação especial, é um processo simples linear e que qualquer pessoa com dois dedos de testa pesquisa um pouco e obtém informação facilmente, seja na internet, finanças ou até mesmo no banco, antigamente o negócio imobiliário fazia todo o sentido, um cliente queria saber que casas havia numa zona deslocava-se a uma empresa que tinha essa informação, eles tinham tido o trabalho de ANGARIAR imóveis (que nessa altura era coisa difícil) e colocava os mesmos à disposição do cliente, facilitando-lhe a vida e a do vendedor, só por isso já mereciam dinheiro, actualmente com a internet (que é o maior meio de publicidade neste ramo, creio que todos concordamos) esse tipo de serviço é redundante, falo por mim e por todas as pessoas que conheço que compraram casa, o processo é sempre o mesmo, procurar no casa.sapo, imovirtual, olx, etc etc, e o mais normal é para a mesma casa existirem 10 ou 15 imobiliárias diferentes a tentar vender, portanto a tarefa de Angariar casas passou a ser irrelevante, como alguém já disse para trás se um particular colocar o anúncio na net em dias são às dezenas as imobiliarias a tentar angariar, para realizar parte de uma serviço que pelos vistos já foi feito (publicidade) logo resta a parte de conduzir o processo na parte da obtenção de crédito e finalizar a venda se o mesmo for aceite, reunir documentação para o banco não é propriamente ciência forense, fazer um casa pronta e uma escritura creio que também não, então no final de contas estamos a pagar tanto de comissão porquê?

É verdade que existem despesas da empresa, mas isso também um restaurante as tem, no entanto se for a um e pagar 4€ por um café eu pergunto, porque raio custou tão caro? foi feito numa máquina especial? O empregado teve de tirar um curso intensivo de longa duração sobre como tirar cafés? O que quero dizer é que tenho dois grandes problemas com imobiliarias, não considero de todo as comissões praticadas actualmente aceitáveis e ajustadas ao trabalho efectuado, e de acordo com os relatos que ouvi até agora (o meu caso inclusive) maioritariamente esse trabalho é mal feito.

Fazendo uma analogia, comparo um bocado às oficinas automóveis, existem montes delas, muitas delas geridas por gente sem carácter, mas também há as boas, mas para descobrir as boas ou se tem sorte ou vai-se acabar por lidar com aldrabões, o grande problema é que receber um mau serviço no arranjo de um carro e perder algum dinheiro não se compara nem de longe a receber um mau serviço na compra de uma casa e perder um dinheirão, algo que pode significar despesas que demoram décadas a pagar.
  7.  # 128

Todas as propriedades que adquiri até hoje foram sempre com mediação imobiliária.
    NUNCA tive qualquer problema e devo dizer que nem sequer é sempre a mesma mediadora. De forma genérica acho que o trabalho de cada um deve ser remunerado.
    Creio sinceramente que os casos problemáticos são sempre os mais falados e divulgados, mas não será por isso que não deixam de ser uma reduzida minoria, felizmente.

0.0264 seg. NEW