Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Alguém no fórum tem experiência na instalação e/ou uso deste sistema de controlo de um piso radiante hidráulico??
    http://www.uponor.pt/~/media/Files/Uponor/Portugal/Catalogos/UponorRadioControlSystem-2009_PT.ashx
    O sistema difere (entre outras coisas), na comunicação dos termostatos com a central de regulação ser via rádio.
    Não vejo qualquer inconveniente com isso. No entanto já tive dois "feedbacks" menos positivos em relação ao mesmo, de dois instaladores que referiram problemas de uso por parte dos proprietários...

    Que acham?
  2.  # 2

    Viva Pedro,

    O sistema de controle torna-se muito complexo para os utilizadores. Os próprios instaladores têm dificuldade na instalação e programação do mesmo sistema.Logo para quê um sistema tão complexo quando os utentes não têm capacidades de utilização do mesmo?
    Por vezes, há interferências de sinais entre a unidade central e os restantes interceptores (termostato, electroválvula, válvula monitorizada e unidades de leitura interior e exterior) e mesmo a perda de sinais quando existem bastantes obstáculos(paredes de betão). Estas unidades de radiofrequencia, estão também limitadas a um certo numero de circuitos, quando por exemplo existem colectores com regulação superior a 6 termostatos, a unidade não permite a acumulação de mais ligações sendo necessário a integração de mais uma unidade base( nem que seja por causa de apenas mais 1 termostato), o que torna ainda mais complexo o sistema, excluído de parte os custos adicionais.

    cumprimentos.
  3.  # 3

    Pois, algo do género ao que ouvi...
    O que me preocupa mais será mesmo a parte da perda de sinal...
    Alguma forma de garantir antes da instalação que isso nao acontece? Ou o melhor é mesmo deixar cabos enfiados para o sistema normal?
  4.  # 4

    Viva Pedro,

    Existem sistemas que apresentam as mesmas vantagens e são bem mais simples de utilizar.

    Uma solução é comprar uma centralina para a bomba de calor quando esta alimenta directamente o piso radiante. Esta centralina controla a temperatura do edifício em função da temperatura exterior e controla os fenómenos de condensação do piso, dando sinal ao equipamento das necessidades de funcionamento conforme as leituras da centralina.

    Quando existe um deposito de inercia e a bomba de calor faça também as AQS, existem grupos de impulsão a baixa temperatura compactos que fazem precisamente o que esse sistema da marca que acima referes faz. A caleffi tem um sistema desses muito bom, podes ver aqui

    relativamente ao controle dos termostatos e electroválvulas, tanto podes optar por os de 24V ou pelos 230V ambos por cabo. Tens de ter em conta, que o bloco de terminais destas ligações têm de ter um sinal de retardo de cerca de 3 min (tempo de fechamento das electroválvulas) para o on/off do circulador, pois caso contrário a bomba circuladora entrará em esforço quando todos os circuitos tiverem fechados. Para proteger também o circulador, deve-se fazer um bypass com a respectiva válvula para o efeito entre o circuito de ida e o de retorno.

    espero que esta informação te tenha ajudado,

    Cumprimentos.
 
0.0097 seg. NEW