Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estive a pesquisar na net como resolver o meu problema e encontrei o vosso forum, penso que me podem ajudar, ou pelo menos ilucidar!!

Comprei um t2 em Fevereiro, até então tudo bem... Acontece que há cerca de 3 semanas quando lá fui para mostrar a casa a uns familiares deparo-me com a tinta a empolar na parede da sala junto à varanda, perto do rodapé... Achei super estranho, qual não é o meu espanto que quando me dirijo aos quartos vejo exactamente o mesmo problema, mais tinta empolada junto às varandas perto do rodapé... Parece que entrou humidade, não sei explicar bem.
    Liguei para o construtor e mostrei-lhe o que se estava a passar. Ele disse-me que agora que nestes dias em que o Sol começou a apertar a humidade que ficou nas paredes durante a construção (por causa dos dias de chuva) começou a sair, daí a tinta estar a empolar. O que eu gostava de saber era se realmente esta explicação tem alguma lógica... Eu não percebo nada de construção...
    Será que alguém me pode dar uma ajudinha?

Muito obrigada pela vossa atenção!
  2.  # 2

Pois, assim que possivel eu ponho as fotos!!

Mas no caso de ser realmente esse o problema não sei como devo proceder...
  3.  # 3

Boas.
    Não facilite aperte com o construtor, para resolver já os defeitos de construção...

[pub]
    FaustoDecor - Damos Cor aos seus Projectos.
    http://www.faustodecor.webs.com/[/pub]
  4.  # 4

Colocado por: tontica Mas no caso de ser realmente esse o problema não sei como devo proceder...
    QUALQUER que seja o problema, não é «normal» (como o construtor deu a entender).
    Como proceder?
    1. tentar identificar a CAUSA do problema;
    2. notificar o vendedor/construtor (carta registada com aviso de recepção) e dando-lhe um prazo curto (15 dias) para efectuar a reparação.
    3. pressionar o construtor para reparar o(s) defeito(s).

Se o relacionamento com o construtor for razoavel, informe-o previamente e com toda a calma que lhe vai enviar a carta registada por uma questão de formalismo legal (durante a Garantia de 5 anos, Você tem um prazo de UM ano para notificar que detectou um defeito).

Como é o revestimento exterior das fachadas nas zonas em que apareceu humidade? Coloque aqui umas fotografias (também do EXTerior).
  5.  # 5

Boas,
    Ao navegar na net, descobri este site bem como este tópico que, atendendo à experiência que estou a passar, foi determinante para me registar e juntar-me ao “grupo”. Vou tentar ser o mais resumido possível.
    Decidimos, eu e a minha “maisquetudo”, deixar o apartamento e adquirir uma moradia a estrear. Escritura em Novembro 2009, passou a ser a nossa residência a partir de Dezembro do mesmo ano.
    No mês seguinte detectámos vários problemas, entre os quais, infiltrações graves na sala (liquido castanho a escorrer na parede (por cima há um patamar exterior revestido a mosaico que dá para a suite) o mesmo liquido numa zona diferente a revelar-se no exterior e, nos quartos, rodapés a descolarem com sinais claros de humidade (principalmente nas paredes que dão para os respectivos patamares exteriores dos quartos), além de infiltrações detectadas nos estuques junto aos tectos dos quartos. Nas zonas exteriores permeáveis, constatei a existência de entulho das obras por baixo da terra, além de se ver os alicerces da construção por nítida falta de terra.
    Assim que se verificaram os problemas, reportei-os ao construtor/vendedor (apesar de ter uma empresa de venda de materiais de construção, fez a venda em nome pessoal. Andou nitidamente a empatar e resolvi enviar carta registada com aviso de recepção, com indicação da minha disponibilidade ao sábado.
    Enviou um técnico que, segundo o próprio, vinha em representação do construtor. Registou todos os problemas. Os vários comentários que foi tecendo, levam-me a não ter nenhuma confiança nas soluções apresentadas (estuque - é deixar secar que fica bom, rodapés - basta pregá-los à parede e rematar com silicone, chão flutuante – é mesmo assim e é suficiente colocar silicone junto ao rodapé para disfarçar o “ondulado” das tábuas a levantar nas juntas, etc.). E muito mais teria para dizer. As minhas principais questões são:
    - Posso recusar as soluções técnicas que apresentarem por considerar inadequadas?
    - Posso exigir que sigam uma determinada ordem lógica de intervenção (1º resolver humidades e infiltrações, depois reparar danos interiores incluindo substituição das pedras das soleiras das portas/janelas que mostram que as humidades não são recentes)?
    - Como devo proceder em relação à minha falta de disponibilidade para estar presente quando forem resolver os casos que exijam vários dias de trabalho?
    - No exterior, posso exigir que retirem o entulho e coloquem terra suficiente?
    Desculpem toda a prosa mas achei que só assim conseguiam o enquadramento necessário.
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 26 abril 2010

# 6

Colocado por: BigCat- Posso recusar as soluções técnicas que apresentarem por considerar inadequadas?
    - Posso exigir que sigam uma determinada ordem lógica de intervenção (1º resolver humidades e infiltrações, depois reparar danos interiores incluindo substituição das pedras das soleiras das portas/janelas que mostram que as humidades não são recentes)?

Pode mas, com um fundamento técnico, se possível imparcial (uma vistoria de uma terceira entidade).
  6.  # 7

Colocado por: BigCat..., além de se ver os alicerces da construção por nítida falta de terra..
    Glup!
    Isto pode ser grave...
    Que tal colocar aqui umas fotografiazinhas desses "alicerces" que estão à vista?

... incluindo substituição das pedras das soleiras das portas/janelas que mostram que as humidades não são recentes)?
    Calma!
    É natural que as pedras fiquem manchadas com água, porque não são impermeáveis.
    Podem é ser impermeabilizadas... (mas não vejo necessidade de serem substituídas).

- Posso exigir que sigam uma determinada ordem lógica de intervenção (1º resolver humidades e infiltrações, depois reparar danos interiores ...)?
    Tem toda a lógica.
    Primeiro eliminam-se as "causas" dos danos, e depois é que se reparam os "efeitos".

- No exterior, posso exigir que retirem o entulho e coloquem terra suficiente?
    Não sei...
    É que o entulho *pode* servir de dreno (encaminhando a água em excesso, evitando que o exterior se transforme num lamaçal).
  7.  # 8

Obrigado.
    Realmente, já solicitei parecer técnico a um engenheiro civil, idóneo e independente. Assim que vi a gravidade dos problemas, percebi que tinha de ter apoio técnico para não "fazer asneira".
  8.  # 9

Obrigado, Luís K.W.

As pedras estão manchadas de castanho, o tal material que tem vindo a escorrer por uma das paredes e que o construtor afirmava que era água mas que estava resolvido. Percebo agora que não.
    Quando me refiro aos alicerces, não é muito. Vê-se um pouco da parte de cimento antes de começarem a pintar ou mesmo abaixo do local onde começa a pedra de revestimento exterior (em algumas zonas tem esse revestimento). Entretanto, na foto já não se vê pois, ao remexer na terra para a "puxar" de modo a tapar foi quando reparei no entulho e a quantidade de azulejos, mosaicos, restos de cimento, areia amarela, fitas em plástico que selavam as embalagens dos materiais, restos de sacos de plástico, etc. Cheguei a encontrar vidros de garrafas de cerveja.
    O facto deste entulho servir para drenar, coloco as minhas dúvidas pois é precisamente onde encontrei este material que, por fazer "cova", quando chove ( e não precisa de ser muito) lá fico eu com uns charcos (piscinas, para os mais optimistas) onde se percebe que a água não desaparece. Não sendo entendido na matéria, parece-me que se fosse terra, a água escoava com mais facilidade. Por outro lado, percebe-se perfeitamente que a zona de terra está bem abaixo do nível que devia. Pelas contas que me fizeram e em função da área, tendo em conta que são necessários cerca de 30 cm de enchimento, ainda precisa de uns módicos 45 m3 de terra.
  9.  # 10

Boa tarde!

Bem, quase um ano depois... O empreiteiro tratou de tudo, a questão é que eu não fiquei nada convencida.... É que não tenho garantias que o mesmo problema não se volta a repetir!
    Como ainda não estava a habitar a casa só hoje foi colocado o gás, água e luz, e lá veio outra surpresa... O senhores do gás procederam aos testes necessários para fazer a instalação e informaram-me que para uma casa nova 8 ppm não é bom. O resultado deveria ser 0 ppm!
    A questão é que eu não sei do que me hei-de queixar quando falar com o construtor! Alguém me pode "iluminar"????

0.0145 seg. NEW