Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Será que ainda me sobraram pipocas?

(Força, shok!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  2.  # 62

é possivel construir por menos de 100000? é possivel um projecto completo por menos de 2000?...é, só que não era a mesma coisa.
  3.  # 63

Quando abri este topico, foi devido a um outro topico que aí existia e no qual foi descutido a construção de uma casa com 100.000€, e como podem ver pelo que está aí colocado essa casa já foi construida, não essa mesmo aque aí está mas uma igual com algumas alteraçoes estéticas, mas nada de especial, na altura (1 ano atraz) o proprietario pagou os valores que eu aqui coloquei, ou seja:

Discussões à parte, que já sei para onde é que vai, gostaria apenas de comentar esta frase. :)

As pessoas têm uma noção muito errada do que é os custos de construção. Nomeadamente, pensar que é apenas a casa propriamente dita, esquecendo-se os custos de terreno, projectos, licenças, arranjos exteriores, etc.

No seu caso, pelo que refere, pretende gastar aproximadamente 100k€. Mas já gastou cerca de 17000€ (15000€ para o terreno, excelente compra e 2000€ para os projectos) e se calhar ainda não pagou licenças (luz, água, construção, entre outras papeis de finanças, conservatórias, custos de empréstimos bancários, caso necessite, etc)

Quanto aos 500€/m2, eu acredito que seja possível. Para tal, deverá haver um trabalho muito intensivo feito com o gabinete de arquitectura e os 500€/m2 devem ser o objectivo primordial. No fundo, a "obra" seria construir a 500€/m2 uma casa e não o contrário, construir uma casa a 500€/m2 ;) Acho que me entendem.

Coisas da Casa
    • shok
    • 27 abril 2010

# 64

Colocado por: lobitoSerá que ainda me sobraram pipocas?

(Força, shok!)

lolololol, provavelmente é melhor adquirir outro saco.... isto vai dár pano para mangas.. hehehe
    • eu
    • 27 abril 2010

# 65

Colocado por: zedasilva- 1 dia de trabalho para mudar o nome do requerente, o local da obra, imprimir e agrafar os respectivos projectos

Mas tem dúvidas que muitos "projectos" são feitos assim ?

Por exemplo, o plano de segurança e saúde. O que muda neste plano entre duas vivendas de construção semelhante?
  4.  # 66

Colocado por: eu
    Colocado por: zedasilva- 1 dia de trabalho para mudar o nome do requerente, o local da obra, imprimir e agrafar os respectivos projectos

1º Mas tem dúvidas que muitos "projectos" são feitos assim ?

2º Por exemplo, o plano de segurança e saúde. O que muda neste plano entre duas vivendas de construção semelhante?

1º Não tenho dúvidas nenhumas.
    2º O nome do requerente, o local da obra, o nome do DT, o nome do fical, o nome do coordenador de SO, o nome do coordenador de SP, a caracterização da obra, as condiccionantes do local, a implantação do estaleiro...
  5.  # 67

Boas

Quanto aos 500€/m2, eu acredito que seja possível.

Eu acredito que acredite. Infelizmente não é uma questão de fé, mas de números. 500 €/m2 - IVA = 416,7 €/m2. Se quiser construir uma habitação que cumpra as condições regulamentares e as regras de bem construir, não chega. Se achar que 4 paredes ao alto com uma cobertura constituem uma habitação, então chega e sobra.

Colocado por: shok
    Por acaso não estou, como já aqui foi dito aquilo não tem arquitectura nenhuma, foi um copy paste de uma outra planta que já foi construída uma centena de vezes, logo já está muito bem paga.

cumps

Tem todo o direito de pensar assim, e eu tenho todo o direito de pensar: palavras para quê, é um artista português.

cumps
    José Cardoso
  6.  # 68

obrigado pela resposta
    Colocado por: shokAgora eu pergunto:
    Já mediu a pressão de agua nas colunas?
    Que pressão tem e qual foi o método que usou?
    Quantos metros de mangueira tem essa coluna? que tipo de coluna é?
    Será que quem fez o projecto de segurança contra incêndios, admitiu que uma coluna com mangueira pode ser um equipamento de primeira intervenção em caso de incêndio?
    obrigado

Pois...
    Esta calhou mesmo bem.
    É que fui eu quem PROJECTOU essas colunas (para além de ser o Director de Obra, e o Administrador da empresa de construção, e Gerente da empresa promotora).

Além disso, o meu escritório é num desses prédios (o maior deles) e sou actualmente administrador do condomínio.
    Pode estar descansado que está tudo em ordem (ainda há dias fiz pessoalmente uma revisão geral ao equipamento, começando pelo depósito de água na cave). :-)
  7.  # 69

Apenas faço uma observação...

Quando disse que ia "fazer contas rápidas" aos 2000 euros de projectos a 220 euros cada um (média) para:

Projecto de estabilidade;
    Projecto de alimentação e distribuição de energia eléctrica
    Projecto de instalação de gás;
    Projecto de redes prediais de águas e esgotos;
    Projecto de águas pluviais;
    Projecto de arranjos exteriores;
    Projecto de instalações telefónicas e de tele comunicações;
    Estudo de comportamento térmico e respectiva aprovação por Perito Qualificado;
    Projecto de segurança contra incêndios;

E projecto de arquitectura... tb somado...

...

Só o projecto de RCCTE e respectiva certificação, mais os projectos de águas pluviais, residuais e quanto muito a fichinha de ited e fichinha da SCIncêncios... são 2000 euros de valores médios de mercado!
    Custa-me perceber como é que as pessoas não têm o mínimo de noção de valor de projectos e desvalorizam totalmente os mesmos, esmagando os preços como aqui vimos (2000 tudo incluído...)
    A culpa não é sua..., no que toca a valores, é de quem os faz. Vc devia era verificar a qualidade e segurança dos mesmos.

Não se esqueça do Plano se segurança e saúde... já tem? e a fiscalização? (provavelmente vai pagar tanto ou mais que os próprios projectos...)

Felicidades para a sua obra!

cumpts
  8.  # 70

J cardoso

Não deve ter lido o restante da minha frase :)

Quanto aos 500€/m2, eu acredito que seja possível. Para tal, deverá haver um trabalho muito intensivo feito com o gabinete de arquitectura e os 500€/m2 devem ser o objectivo primordial. No fundo, a "obra" seria construir a 500€/m2 uma casa e não o contrário, construir uma casa a 500€/m2 ;) Acho que me entendem.

Estou a falar num caso muito especifico de uma construção, onde o objectivo seja atingir essa meta. Que é possível, é de certeza. Tal como é possível ao IKEA vender na loja de Alfragide um candeeiro a 2,5€, feito na China, a cumprir as normas CE e ter lucro.

Simplesmente, tinha que ser um projecto feito para esse objectivo, com a sinergia de gabinete de arquitectura e de construtor, no sentido de utilizarem materiais e técnicas de construção com custos minímos. E uma área relativamente reduzida. :)
    Espero esclarecer esta questão :)

Coisas da Casa
  9.  # 71

Boas

Estou a falar num caso muito especifico de uma construção, onde o objectivo seja atingir essa meta. Que é possível, é de certeza

Continuo a dizer: com as exigências actuais é impossível. parto do princípio que todos os envolvidos em obra têm uma actuação perfeitamente legal: pessoal regularizado, obrigações fiscais em dia, sem fugas ao IVA. Garanto-lhe que não é possível.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 72

Colocado por: shokPergunta 1: Na sua opinião, quanto CUSTA UM DIA de operário que trabalha 21 dias por mês (8 horas por dia) e tem um ordenado mensal de 850,00euros?
    Resposta:
    Se me está a colocar esses dados não lhe posso dar a minha opinião mas sim fazer a conta, pois se estamos com valores certos nada melhor que que uma resposta certa, ou seja:

(850€/21)/8= 5,059€ por hora.

Está errado. O custo de UMA HORA de um trabalhador que ganha 850€/mês é de 10,05€.
    Por aqui já fica com uma ideia da sua falta de noção dos números (no que se refere a custos).

E NÃO estou a incluir custos «anexos» (ferramenta, equipamento de segurança, transportes, telemóveis, etc.).

Como já lhe referi anteriormente a obra ainda não está entregue, mas vamos supor que até já estava entregue e que eu quando contratei o construtor/empreiteiro fiz um contracto chave na mão em que ele (construtor) será o responsável dessas burocracias todas dado a que eu não estou no país em que a obra vai ser feita...??
    Isso do «chave na mão» tem essa vantagem.
    É que o Dono de Obra fica CONVENCIDO que passou toda a responsabilidade para o construtor...
    Acho que se deve informar melhor.

Estamos perante 9 projectos de especialidades que acho ser o obrigatório ou pelo menos o mínimo que se pode pedir.
    Logo estamos perante uma média de 220€ cada..

Hehehehehe! 183€ + IVA.
  11.  # 73

O engenheiro leva 50€ por cada termo de responsabilidade.
    Ora 183-50=133
    133/10,50 (que é quanto ganha o desenhador á hora, aqui não estão incluidos encargos com ferramentas ou consumiveis pois o desenhador trabalha na câmara e usa o material de lá) = 13 horas para cada projecto. È muito.
  12.  # 74

Esperem lá só um bocadinho que eu agora vou buscar um guaraná.
  13.  # 75

Guaraná lobito?
    Antes a mine que é nacional.
  14.  # 76

Colocado por: lobitoEsperem lá só um bocadinho que eu agora vou buscar um guaraná.

Quando passar às caipirinhas, ou traz para a gente ou bato-lhe
  15.  # 77

Colocado por: zedasilvaGuaraná lobito?
    Antes a mine que é nacional.

Mau! Ontem caiu-me toda a gente em cima porque eu me dispunha a comer pipocas com uma mine, que com a mine tinha de ser tremoços ou cacahuetes, ou até sande de couratos, mais não sei quê... Mal com os homens por amor d'El-Rei, Mal com El-Rei por amor dos homens. Bom é acabar. (Esta é a deixa do Luis).
  16.  # 78

Colocado por: AugstHill
    Colocado por: lobitoEsperem lá só um bocadinho que eu agora vou buscar um guaraná.

Quando passar às caipirinhas, ou traz para a gente ou bato-lhe

Isso é só para me lembrar que tenho de pôr o capacete quando vier para aqui?

(Desculpe lá outra vez, ó shok)
  17.  # 79

Coitado do shók.
    Deve estar em choque
    :))
  18.  # 80

Boas

Ó lobito, a ideia era manter a mini e deixar as pipocas, não o inverso. A deixar a mini só se for, como já disseram, para a caipirinha. É pouco sofisticado? então, Bloody Mary. Guaraná? Tsssss ...

cumps
    José Cardoso

0.0294 seg. NEW