Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Gostaria de saber o que é Dação em incumprimento por vontade expressa do banco.

    Como funciona? Alguém já esteve nessa situação, como correu?

    Obrigado
    •  
      FD
    • 28 abril 2010

     # 2

    Tem uma dívida ao banco -> não consegue pagar essa dívida -> entrega o bem que serviu de garantia à dívida -> deixa de ter dívida.
    Contrai um empréstimo para compra de casa e hipoteca a mesma -> ficou desempregada e deixou de poder pagar a prestação -> o banco fica dono do casa -> deixa de ter que pagar a prestação ao banco mas fica sem a casa.

    Mais algumas discussões sobre o assunto: dação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: socristina
  2.  # 3

    Obrigado pelo esclarecimento.
    No entanto ao entregar a casa ao banco não tenho de pagar mais nada?
    Fico livre da casa e do empréstimo. é isso que me esta a dizer?
    Obrigado.
    •  
      FD
    • 28 abril 2010

     # 4

    Colocado por: socristinaNo entanto ao entregar a casa ao banco não tenho de pagar mais nada?
    Fico livre da casa e do empréstimo. é isso que me esta a dizer?

    Normalmente, sim mas, só o banco lhe poderá responder.
    Por outro lado, é difícil que o banco aceite a casa se tiver sido uma compra relativamente recente (menos de 5~10 anos).

    Se quiser adiantar mais alguma coisa sobre o porquê desta pergunta talvez possa ajudar mais qualquer coisa.

    Já agora, o termo correcto não é dação em incumprimento mas sim dação em cumprimento (dar para cumprir).
  3.  # 5

    Uma vez mais obrigada pelos seus esclarecimentos.

    No meu caso o banco aceita pois foram eles que propuseram esta medida e não eu.

    Já obtive entretanto mais esclarecimentos por parte deles.

    a avaliação recente da minha casa (- 1mês) é inferior ao valor em divida, eles ficam com a casa pelo valor da avaliação e eu fico a pagar a diferença.

    Para se tornar oficial este "acordo" é feita uma escritura aonde a casa passa definitivamente para poder do banco.

    Depois é feito um novo crédito do valor da diferença.
    •  
      FD
    • 28 abril 2010

     # 6

    Colocado por: socristinaDepois é feito um novo crédito do valor da diferença

    E já sabe a taxa desse crédito?
    Já viu a quanto é que as casas iguais à sua estão à venda?
  4.  # 7

    Bom o valor do crédito ainda não sei pois ainda não entramos nessa uma vez que estamos a tentar esgotar todos os recursos e só em último caso e que partimos para essa face.
    Em relação aos valores á venda nesta zona são muito abaixo da avaliação da minha casa pelo menos para algumas casas novas que há muito que não se vendiam e estão cheias de defeitos de construção.
    Mas isso a mim não importa pois o banco fica com a casa pelo valor da escritura mesmo que ao vender perca dinheiro.

    Foi o que eles disseram.
    Até agora não tenho motivos para desconfiar no entanto claro que estou atenta pois ao contrário de muitos bancos que ameação logo as pessoas e até as tratam "mal" e mim só me tem ajudado e tentado de todo para que o problema se resolva sem que eu tenha de perder a casa.

    Não só por eles que perdem dinheiro mas tb por nós.
    •  
      FD
    • 29 abril 2010

     # 8

    Colocado por: socristinaNão só por eles que perdem dinheiro

    Isso é coisa que num banco é difícil acontecer... até por ter dito isto:

    Colocado por: socristinaNo meu caso o banco aceita pois foram eles que propuseram esta medida e não eu.

    De qualquer forma, apenas a quero alertar para a taxa de juro e o prazo que lhe vão apresentar para pagar o remanescente. Não se fique pela primeira proposta, pondere todas as saídas muito bem.
    Se fez todas estas perguntas é porque está numa situação complicada mas, isso não é saída para alguém (o banco) a comprometer durante um longo período num negócio em que está em desvantagem negocial.

    Por exemplo, como alternativa, conhece a linha de crédito do estado a desempregados (se for esse o seu estado laboral), certo?
    Se não, veja aqui: http://www.deco.proteste.pt/casa/linha-de-credito-para-desempregados-quanto-paga-s566181.htm

    Já agora, pode dizer qual é o banco e qual é o valor da diferença da avaliação?

    Não quero que me leve a mal ao fazer todas estas perguntas mas, pode ser que ajude outras pessoas na mesma situação...
  5.  # 9

    Boa tarde,


    Gostaria de saber se posso reclamar de uma avaliação recorrente de um processo da dação. A casa que possuo tem 5 anos de emprestimo e avaliaram a casa 12 000 euros a menos, quando os imoveis da zona são de valor superior.

    Obrigado
 
0.0144 seg. NEW