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  1.  # 1

    Pois bem como já referi em outra discussões estou em vias de comprar uma moradia em construção.
    Aqui a discussão é relativamente ao isolamento, a moradia esta construida com:

    De dentro para fora - Seral > Reboco > tijolo 11 > isolamento 4cm (poliestireno extrudido ) > tijolo 11 > reboco > reboco areado fino pronto a pintar

    Nota: O trabalho foi muito bem executado, foi tudo devidamente ceresitado e o acabamento exterior é de qualidade.

    A minha pergunta é, visto ser uma moradia numa zona calma, num loteamento de moradias, com 4 frentes e com um bom terreno em volta acham necessario "reforçar" o isolamento? Fica na zona Norte a uns 20km da costa (mais precisamente em Valongo).

    As minha opções são:

    - Deixar assim e ver como se porta.
    Se o resultado for satisfatório, óptimo, se não for aplicar capoto. Com o inconveniente de ser obrigado a mudar soleiras...

    Ou então...

    - Aplicar já capoto.
    Mas será mesmo necessário? Ainda gasto uns 4.000€


    Venham daí as vossas opiniões.


    Cumps
    Márcio Carvalho
  2.  # 2

    E corrigiram as pontes termicas? ( talões de vigas e pilares)
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasE corrigiram as pontes termicas? ( talões de vigas e pilares)


    Pedro o que me falas é isto correcto?
    http://i250.photobucket.com/albums/gg259/Pedroazevedo/Isolamento2.jpg

    Neste momento o exteior ja se encontra pronto, e tenho quase a certeza que os pilares e vigas nao foram forradas a XPS ou seja tenho ali pontes termicas.

    Solução?
  4.  # 4

    Se isso é foto da obra, deixe estar o ETICS sossegado e disponha dos 4000€ para gastar noutras coisas. ;)
  5.  # 5

    Não não expliquei mal...

    a foto da obra é esta (à 1mes atras)
    como se pode ver em cima o XPS anda entre as pareces e nao faz a dobra nos elementos estruturais....
      0101.jpg
  6.  # 6

    Boa Tarde

    Um erro muito comum é considerar o Polietileno extrudido, WallMate como sendo o isolamento mágico. So é bom quando aplicado correctamente! Ou seja entre o tijolo exterior e o wallmete tem de existir uma caixa de ar, contendo apenas unicamente ar, resumindo nada, o Wallmate tem de ser fixo na parede interior. É esse espaço (caixa de ar) conjugado com o wallmate, que vão funcionar como deve de ser. Ao estar encostado embora o wallmate tenha inercia que lhe permite estabilizar a temperatura, vai acabar por conduzir o calor para dentro da habitação.
    Pense como nos vidros...a caixa de ar esta lá é porque faz sentido, porque vai reduzir o calor transmitido ao interior.
    Pela foto é possível verificar que o tijolo interior é de 7 (30x20x7cm), o que não é o aconselhavél para panos exteriores. O ideal, para um trabalho bem executado dentro desta tipologia,é tijolo de 15(30x20x15) por fora, caixa de ar 4 a 5 cm, wallmate, tijolo de 11(30x20x11), com ceresite pelo exterior respectivos acabamentos previstos.
    É tambem visivel verificar que os pilares e vigas estão forrados com o wallmete, ou seja, controlou-s aquela ponte térmica.
    Quanto a capotto...é discutivél...veja o resultado obtido ao longo de um ano, se é mt fria ou quente, e depois então decida-se...Nao sou muito fa do capotto admito sobretudo em niveis tao baixos(altura).

    Cumps
    Tiago Braga
  7.  # 7

    Boas

    É tambem visivel verificar que os pilares e vigas estão forrados com o wallmete, ou seja, controlou-s aquela ponte térmica.

    Pode ser visível mas eu não vejo nada.

    O ideal, para um trabalho bem executado dentro desta tipologia,é tijolo de 15(30x20x15) por fora, caixa de ar 4 a 5 cm, wallmate, tijolo de 11(30x20x11), com ceresite pelo exterior respectivos acabamentos previstos.

    Porquê o de 15 por fora? Porquê caixa de ar com 4 ou 5 cm? Qual a espessura indicada para o wallmate?

    Ao estar encostado embora o wallmate tenha inercia

    O wallmate tem inércia?

    So é bom quando aplicado correctamente!

    E os outros materiais são bons quando não são aplicados correctamente?

    cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

    Tiago Braga
    Penso que confundiu as duas imagens, a 1ª é um exemplo que nao é da minha obra, a segunda imagens é da minha obra.

    Como disse foi executada com tijolo de 11, isolamento 4cm e tijolo de 11.

    Quanto as pontes termicas dos pilares/vigas embora muito comuns na contrução corrente elas estão lá... daí a minha pergunta do capoto... ou outra opção.
  9.  # 9

    Outra situação que pode resolver o problema, é a aplicação de paredes de pladur pelo interior, assim fica feito o acabamento e o isolamento.
    Visto por fora estar pronta a levar pintura, e por dentro não estar ainda com acabamento parece-me a melhor solução. Poupo em nao alterar a fachada e gasto no interior que ainda nao tem acabamento.
  10.  # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Bom,vamos la por os pontos no is,quando ouso falar qual o melhor isolamento,se será em parede dupla pelo interior na caixa de ar,ou pelo exterior com ETICS, eu costumo dizer quem quiser gastar dinheiro e ficar bem servido em termos de isolamento a nível térmico que opte pelo sistema ETICS,quando bem executado como qualquer outro sistema de isolamento.

    Quanto à primeira foto que se vê forrada com XPS,eu sinceramente não estaria muito sossegado se fosse uma vivenda minha,porque à primeira vista parece estar um trabalho bem executado com as placas de XPS,mas na minha opinião não me parece que assim seja,em termos de pontes térmicas existem algumas que na maioria das vezes não se tem em conta senão vejamos.

    Ponto.1
    Laterais das janelas (ombreiras e padieira)

    Ponto.2
    Caixa de estore.

    ponto.3
    Parede exterior assente ao nível da placa térrea,onde ira depois ficar o terreno mais alto do que a primeira fiada de tijolo,e depois temos o tal problema de humidade nas paredes interiores por capilaridade.

    Na minha maneira de ver a parede exterior deveria de estar mais baixa 30,40cm da placa térrea e com tela asfaltica pelo exterior, com uma altura adequada para depois encostar a terra.


    como resolver a zona da caixa de estore?
  11.  # 11

    m.carvalho.. Assim é outra história, se tem o dinheiro disponível , coloque o ETIC's.

    Tiago Braga...
    Quanto à caixa de ar e o XPS, na parede dupla. A caixa de ar está lá para a água formada pela condensação ( pretende-se que o ponto de condensação fique teoricamente "dentro do XPS") escorrer para uma caleira de recolha e sair pelos respiradouros ou secar naturalmente.

    como isto tudo tem problemas de execução, perfiro que as paredes duplas, se existirem não temnham qq tipo de caixa de ar. Também considero que o pano da alvenaria exterior seja menos o espesso (por exemplo num asolução 11+15), para poder secar mais rapidamente. Oesquema de pintura também deverá ser favorável à passagem do vapor de agua - nada de pinturas de membrana.
  12.  # 12

    Pedro Barradas Dinheiro ter tenho, porque vou recorrer ao emprestimo bancário, tenho receio é de estar a despender de dinheiro sem exister uma grande necessidade, a minha ideia talvez era para já deixar estar assim e ver o desempenho nos proximos 2anos, se visse que realmente era necessário ai sim aplicava ETIC's.
    Uma coisa que nao mencionei é k o ETIC's apenas vai ser ao nivel do 1º andar ao nivel do R/C vai ser aplicado revestimento de madeira. (XPS - estrutura - acabamento madeira)
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradascomo isto tudo tem problemas de execução, perfiro que as paredes duplas, se existirem não temnham qq tipo de caixa de ar. Também considero que o pano da alvenaria exterior seja menos o espesso (por exemplo num asolução 11+15), para poder secar mais rapidamente. Oesquema de pintura também deverá ser favorável à passagem do vapor de agua - nada de pinturas de membrana.
    Apenas nesta solução com ETICs ou também na solução tradicional de parede dupla?
  14.  # 14

    m.carvalhoEntão faça já isso ( o ETICS), senão também vai ter de alterar o capeamento das platibandas, e pode danificar o revestimento de madeira... e fica logo de inicio com a casca exterior do edificio com caracterisitcas de comportamento térmico idênticas.

    mafgod.
    Se é ETICS, basta ser parede simples com bloco termico (25), ou tijolo cerâmico (22 ou 24). Não vejo utilidade em paredes duplas.
  15.  # 15

    Pedro Barradas
    Já agora outra questão, não existe qq problema em aplicar o ETICS sobre o acabamento final, ou seja, neste momento a parte exterior já esta concluida devidamente ceresitada e reboco areado fino pronto a pintar (ao contrário do que se ve na foto que já tem um mês).
    Pergunto isto para perceber dois pontos: se o ETICS vai aderir bem a esta superficie, e se ao colocar novamente um isolamento (visto já ter um na parede dupla) não vou criar uma nova barreira que evite a "ventilação" da parece.
  16.  # 16

    Não, em principio não terá problemas. já que agora a condensação passará para o ETICS.
    O EPS, será eventualmente colado por barramento total (em principio já terá a parede desempenada) e levará fixação mecânica.
  17.  # 17

    Pedro Barradas Obrigado, vou consultar uma empresa de aplicação de ETICS e explor-lhe a situação.
    • Guimas
    • 29 abril 2010 editado

     # 18

    Agradecia que opinassem sobre o seguinte:
    Pretendo comprar casa e as duvidas que coloca são as seguintes no que concerne à constituição das paredes exteriores
    Blocos térmicos de 25 + capoto ou Tijolo normal furado + capoto. O revestimento interior dessas paredes exteriores são em Pladur. Se se pronunciarem a favor do primeiro, a segunda opção supostamente mais barata não surte os mesmos resultados em termos de isolamento?

    Obrigado pela ajuda que possam fornecer.
  18.  # 19

    E o tijolo que quer colocar tem quanto de espessura.
    a forra interior em Pladur, vai levar + isolamento?
 
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