Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, gostaria de saber se me poderão ajudar com algumas das vossas opiniões.

    Estou em adquirir um apartamento t1 de 60m2 de 1960, o apartamento está todo de origem:
    Janelas e portas em madeira (estão em bom estado);
    Chão - tacos grandes e escuros e nas zonas humidas moisaco com aspecto robusto (em boas condições);
    Cozinha - armários em madeira maciça e bancada em pedra marmore (inclui lava loiça), grande chaminé e marquise em ferro (esta ultima não está em bom estado);
    Casa de Banho - precisa de ser totalmente renovada.

    Não vejo infiltrações ou chão levantado.

    Ora se não fosse ter um orçamento bastante limitado contrataria uma empresa especializada em remodelações e colocava tudo novo e moderno, no entanto essa opção não é viavel e assim terei de tentar fazer o máximo com o min.€ possivel :)

    No que respeita a Casa de Banho terá de ser toda de novo, tem uma area pequena cerca de 3mx2,5m, estou a pensar numa zona de duche um lavatório de parede e um sanitário, quanto ao chao estou indecisa de mantenho se coloco novo.

    Relativamente à cozinha, vou ter de substituir toda a marquise, terei de manter os moveis de madeira (pintar e ficar apenas com os de baixo), duvida se mantenho o chao e terei de pintar ou revestir as paredes.

    Quarto, sala e hall - irei manter os tacos e pintar as paredes.

    Colocando assim as minha ideias gostaria de saber a vossa opinao quanto aos seguintes itens:

    - Valerá mesmo a pena substituir toda a canalização mesmo não existindo infiltrações? Em quanto poderá ficar (com mao de obra incluida) ? e quanto tempo necessário?

    - A alternativa a manter o chao da cozinha e casa de banho seria algo como linoleum e vinil, não conheço muito bem estas soluções, apenas tenho visto em algumas revistas de decoração. Existem este tipo de materiais com qualidade? onde poderei encontrar e quais os custo que envolvem?

    - Não gosto de marquises, no entanto nesta cozinha terei mesmo de "viver" com ela, ainda fazem este tipo de marquises mais antigas em ferro? em quanto poderá ficar?

    - Caso opte por manter os mosaicos da cozinha e da casa de banho em quanto ficará "polir"?

    - Quanto me poderá ficar afagar os tacos da sala, quarto e hall ?

    - Em quanto poderá ficar pintar paredes de sala, quarto e hall (35m2) ?

    - Quais os preços médios para um roupeiro de cerca de 3mx0,6mx2,5m feito por medida?

    Gostaria também de equacionar outras soluções que vos surjam.

    Obrigada,
    Sílvia
  2.  # 2

    Colocado por: sgomes
    No que respeita a Casa de Banho terá de ser toda de novo, tem uma area pequena cerca de 3mx2,5m, estou a pensar numa zona de duche um lavatório de parede e um sanitário, quanto ao chao estou indecisa de mantenho se coloco novo.

    Se a casa de banho têm que ser mexida, não vale a pena pensar em manter o chão, porque ao remover os actuais sanitários e colocar novos, só por milagre os novos irão ter as mesmas dimensões dos antigos. Arrisca-se a ficar com zonas furadas à mostra. Mas a principal razão vem no ponto seguinte

    Colocado por: sgomes
    - Valerá mesmo a pena substituir toda a canalização mesmo não existindo infiltrações? Em quanto poderá ficar (com mao de obra incluida) ? e quanto tempo necessário?

    Sim, vale e é um erro grave não o fazer. Deverá ter canalizações de chumbo (péssimas para a saúde) ou galvanizadas (que têm um tempo de vida entre 20 a 25 anos). Isto é, as suas canalizações estão em fase final de vida e enquanto uma porta ou um mosaico se substitui bem, uma tubagem com fugas obriga a partir muita coisa. Nãp faça isso, é das coisas que se mudam sempre no caso de fazer obras. Isto obrigará a passar novas tubagens ou pelas paredes ou pelos pavimentos, pelo que os mosaicos e azulejos, vão todos ao ar

    Colocado por: sgomes
    - A alternativa a manter o chao da cozinha e casa de banho seria algo como linoleum e vinil, não conheço muito bem estas soluções, apenas tenho visto em algumas revistas de decoração. Existem este tipo de materiais com qualidade? onde poderei encontrar e quais os custo que envolvem?

    É muito caro aplicar esse tipo de revestimento em área tão pequenas. Um linóleo aplicado em área grandes custa 25 a 30€/m2. Em área tão pequenas nem sei

    Colocado por: sgomes
    - Caso opte por manter os mosaicos da cozinha e da casa de banho em quanto ficará "polir"?

    Não pode polir mosaicos de que tipo for. Apena sé possivel polir pedra (cantarias) e madeira


    Colocado por: sgomes
    Não gosto de marquises, no entanto nesta cozinha terei mesmo de "viver" com ela, ainda fazem este tipo de marquises mais antigas em ferro? em quanto poderá ficar?

    Fazer ainda se fazem, mas são carissimas. Caso possa opte por colocar uma em aluminio ou PVC. São mais baratas, pode aplicar vidro duplos e a não têm manutenção

    Colocado por: sgomes
    Quanto me poderá ficar afagar os tacos da sala, quarto e hall ?

    Cerca de 20 a 25€/m2, dado as quantidades serem muito pequenas

    Colocado por: sgomes
    Em quanto poderá ficar pintar paredes de sala, quarto e hall (35m2) ?

    2 pintores dever fazer isso em 2 dias, pelo que para mão de obra serão 200€. Para as tintas, deve precisar de 2 ou 3 baldes de 15lt e aqui têm tintas desde 20€ até 150€. Uma tinta razoável deverá custar 75€ o balde. Isto partindo do principio que as cores actuais são muito claras ou brancas. Se forem escuras bem pode duplicar o orçamento.

    E as portas e rodapés? Ficam como estão?

    Colocado por: sgomes
    Quais os preços médios para um roupeiro de cerca de 3mx0,6mx2,5m feito por medida?
    -
    Aqui é mais dificil dado a disparidade de preços, materiais, acabamentos que existem e as carpintarias são tradicionalmente muito caras. Mas pode contar com 1500 a 2000€

    Cumps
  3.  # 3

    Boa Noite, antes de mas agradeço os seus conselhos.

    Realativamente à canalização é de facto um assunto que me suscita grandes duvidas, segundo compreendi aconselha a substituição da canalização na totalidade uma vez que poderá ser de chumbo, mas .. e se a do prédio não ter sido substituida valerá a pena substituir do apartamento? nao será a do prédio tb em chumbo, logo mesmo tendo canalaização nova no meu apartamente irei ter os efeitos negativos de uma canalização de chumbo correcto?

    No caso de susbtituir a canalização toda do apartamento, em quanto poderá ficar em média e quanto tempo poderá levar?
  4.  # 4

    Boas

    A questão das canalizações não têm só a ver com o problema de ser em chumbo. Mesmo que seja em ferro galvanizado, o problema mantêm-se, porque já terá ultrapassado o seu tempo de vida útil. Trat-se daqueles trabalhos que devem ser feitos, porque se a casa pode ser pintada mais tarde ou a marquise pode ser pintada mais tarde sem aumento de custos, já a canalização, em caso de um ruptura devido à idade, acarreta sobre custos elevado, porque será necessário desmanchar trabalho feito de novo.

    Um problema adicional, prende-se com a localização e dimensão das loiças sanitárias. Caso as mude de sitio, terá sempre de mexer na canalização de águas e de esgoto. mesmo que não mude de sitio, algumas loiças irão forçar mexidas, porque o posicionamento da tubagem muda. Por exemplo, os autoclismos de loiça, têm a entrada de água por baixo enquanto os mais antigos tinham por cima. Não é que não se resolva, mas fica feio. A distância do canhão da sanita à parede (tubo de esgoto da sanita) varia de série de loiça para série de loiça, podendo ainda ter descargas à parede ou ao pavimento. Caso as suas novas loiças não acertam com o antigo e já terá de andar a inventar.

    A canalização (águas e esgotos) para uma casa de banho ou um cozinha deverá rondar os 750€, enquanto a remodelação de uma casa de banho completa (já com canalizações novas) deverá custar entre 4 a 5000 euros. Em termos de prazo, caso escolha o que vai aplicar antes de começar (atenção que os prazos de entrega rondam as 3 semanas, a menos que compre nos Aki$$$), não deve demorar mais de 2 semanas

    Cumps
  5.  # 5

    Mais umas questões ..

    Ainda no que respeita a susbstituir a canalização, esta é feito no apartamento por inteiro ou poderá ser feito numa primeira fase na casa de banho e mais tarde na cozinha? e envolve o chão e as paredes de outras divisões?

    Quanto a pavimentos: tenho visto usar cimento "afagado", ou algo do genero, gostaria de saber se os custo envolvidos para se colocar um chao deste tipo é identico aos restantes e se também é relativamente facil de se colocar.
  6.  # 6

    Caso as obras envolvam o apartamento todo, é preferivel, até porque o tubo de alimentação principal (em Pex) passa por qualque lado.
    Pode fazer por fases, sem problemas nenhums
    Apenas envolverá outras divisões, caso opte por mudar a alimentação principal.

    Cimento afagado numa casa de banho, não me parece grande solução, porque obrigará a fazer uma impermeabilização com telas, acabando a ficar mais caro que a colocação de um pavimento cerâmico. Existem mosaicos apartir de 8€/m2
 
0.0130 seg. NEW