Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho pedir uma ajuda, pois vou fazer uma pequena moradia com 75m2, e o responsável pelo ferro e cofragem pediu 3000.00€ pela mão de obra.

    a moradia é rectangular de linhas direitas, tem 8 pilares de 25x25 e com vigas de fundação simples, a placa é feita com vigotas pre esforçada e abobadilhas de cimento e leca, por cima leva uma malha e reforços em ferro.

    Eu penso que está um pouco caro, o que acham?

    Obrigado
  2.  # 2

    Boas

    Não me parece caro, porque se trata de uma vivenda muito pequeno não tendo quantidades que permitam preços médios baixos. Fiz um orçamento rápido para a estrutura de uma vivenda com essas características e chego aos seguintes resultados considerando que vai ter de fazer duas lages em vigotas pré esforcadas, uma para a esteira e uma para a cobertura, assim como o massame de fundação:

    Ferro: 1700kg
    Se considerarmos o mão de obra para o ferro a 25 cêntimos o quilo, teriamos 411Euros. Ora isto a dividir por 4.25€/hora, dá 100 horas de trabalho. Dividindo por 8 horas diárias, dá para termos 1 homem durante 12 dia, ou 2 homens durante 6 dias, o que me parece pouco, dado o ferro ser de diâmetros pequenos e termos rendimentos baixos. Um valor mais razoável seria 35 cêntimos o quilo, o que daria 600€ ou 2 homens x 9 dias

    Valor MO: 600€

    Cofragem:
    Mesmo problema de cima. Quantidades pequenas que provocam rendimentos baixos, mas deu-me o seguinte:
    Sub cofragem - Sapatas...................12,80m2..x..12€...=155€
    Sub cofragem - Linteis de fundação.....33,34m2..x..12€...=400€
    Sub cofragem - Pilares rectangulares...28.00m2..x..15€...=420€
    Sub cofragem - Vigas.......................66,67m2..x..15€...=1000€
    Sub cofragem - Lages aligeiradas........150.00m2..x..10€...=1320€
    Estes valores são valores para subempreitadas integrais, como apenas quer adjudicar a mão de obra, considere 60% do total (3475€) pelo que:

    Valor MO: 2100€

    Betão
    Alguém têm de fazer a betonagem e geralmente são os cofrageiros que a fazem, pelo que dentro do valor que disse, deve estar incluido essa parcela. Pelas minha contas deverá ter uma quantidade de betão de 42.20m3. Como eles costumam levar a 6€ a betonagem de cada m3:

    Valor MO: 250€

    <strong>Total do orçamento</strong>
    2950€

    Mas isto são custos secos e como o homem também têm de ganhar algum, o valor dele parece-me razoável. Provavelmente ele não fará cofragem para as sapatas e vigas de fundação poupando na mão de obra, e deverá ser ai que ele tem a margem dele. Está claro que dessa maneira é você que se lixa, porque ao betonar contra o terreno, irá ter um sobre consumo de betão, pago por si.
  3.  # 3

    Obrigado Amigo Paulo Correia pela sua rápida resposta.

    Nos meus calculos tenho 1800kg de ferro e no Algarve fazem ao preço de 0,40€/Kg, mas andou por perto e sem ver o projecto, a experiencia conta muito :)

    Nos meus calculos serão gastos aproximadamente 45m3 de betão e a betonagem de toda a estrutura está incluida no orçamento,
    sendo as sapatas e vigas de fundação cheias directamente do camião e com confragem em madeira.

    Tenho uma divuda nos seus calculos quem coloca as vigas e as abobadilhas?


    Obrigado pela ajuda.
  4.  # 4

    Já agora qual o melhor método construtivo para uma moradia, relativamente ao pavimento e massames, para que não apareça salitre nas paredes?

    Devo levantar a moradia ficando uma caixa de ar por baixo?
  5.  # 5

    São dois problemas diferente. A questão do massame, mesmo que seja bem feito, não resolve o problema do salitre nas paredes, porque o salitre tem origem em humidades ascendentes a partir do solo. Ora como o massame é executado entre as vigas de fundação, não cria uma barreira entre o solo e as paredes.

    Existem algumas técnicas para resolver, uma mais baratas e outras estupidamente caras, mas na prática aquilo que se pretende é criar uma barreia impermeabilizante sob a parede. Uma forma económica e funcional, é antes de assentar a primeira fiada de tijolo, colocar no pavimento, uma tira com 25cm em tela asfáltica ou tela plástica e assentar o tijolo sobre ela.

    Esta solução normalmente enerva os pedreiros e alguns engenheiros, porque dizem que a parede não fica fixa, mas para os acalmar, pode sempr fazer uns furos e colocar uns ferro de 6 ao alto, afastados a cada 3 tijolos, para travar a base. Quando a betonilha for executada, fixa a base da parede e fica resolvido. Um mimo é antes de executar a betonilha colocar uma tela asfáltica protegida por uma cama de geotêxtil sob a betonilha, liga à tela sob as paredes, criando assim um barreira continua sob todo o pavimemto. Basta soldá-la entre si, não sendo preciso soldar à base.

    Para o massame têm um magnifica solução, até porque os tradicionais massames, são como as caixas de ar das alvenarias duplas, lindos no papel mas sempre mal executados, não funcionado na prática. Faça um piso sanitário com módulos tipo Cupolex da Ferca:
    http://www.ferca.pt/prod/pisos_sanit.htm

    A MetalData também comercializa módulos, mas de outra marca. Penso que o conjunto fica mais barato que o massame completo, mas preços só amanhã

    Quem coloca as vigas e as abobadilhas, são os cofrageiros, até porque no seu caso, não terá mais ninguém em obra para o fazer. Uma maneira + econõmica de fazer a cofragem das sapatas e vigas de fundação, é utilizar alvenaria em vez de painél de cofragem. A cofragem custa 12€/m2 enquanto a alvenaria, como é de baixa qualidade, custa 7€/m2. Dá para a lagosta :)

    Vocês ai no Algarve são caros. 40 cêntimos o quilo? No Alentejo ando a pagar a 15/18 cêntimos

    Cumps
  6.  # 6

    falando em ferro e afins... gostava de saber quanto custa de um perfil metálico IPE 120?

    cumps
  7.  # 7

    Perfil IPE 120 10,40kg/ml

    Se o aço ainda estiver a 1.05€/kg custa-te 10,65€/ml em perfis de 6m. Mas o aço está pior que o petróleo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  8.  # 8

    ( Vocês ai no Algarve são caros.)
    ma saqui a mao de obra de cofrador e de 6.5 eu a 8 eu ao metro!
    e nem dessa e que ha!
    se voce conhecer alguma obra a comecar para fazer por favor conta comigo!
    JONY!
  9.  # 9

    sr. PauloCorreia! eu ovi que no mercado portugues apareceram as vigas de cofragem metalicas com aberturas telescopicas para medidas diferentes! voce nao sabe onde que se pode encontrar isto
    e pocivel velas?
  10.  # 10

    Colocado por: akvadrateu ovi que no mercado portugues apareceram as vigas de cofragem metalicas com aberturas telescopicas para medidas diferentes! voce nao sabe onde que se pode encontrar isto

    Só conheco as vigas de lancamento
    http://www.astecil.com/Equipamentos.asp?IdMaster=394
    http://www.construlink.com/download_counter.php?Tipo=Catalogo&IdDown=31&Fich=ulma_vigas_lancamento.pdf


    Colocado por: akvadratma saqui a mao de obra de cofrador e de 6.5 eu a 8 eu ao metro!

    Isso não é barato demais?
 
0.0143 seg. NEW