Iniciar sessão ou registar-se
    • eve
    • 30 agosto 2008

     # 1

    Obrigada a TODOS pelo muito que tenho aprendido neste fórum.
    Algum de voces viu as Mobile Home Aveb Nature que, no Expresso de 09 de Agosto, os Arq. António Quina e Nuno Veloso apresentam como parte de um projecto Ecocamp?
    Gostava de saber se as casas só são possiveis de ser acessadas através do Ecocamp ou se se "podem arranjar" fora dessa estrutura...
    grata
    e.
  1.  # 2

    Colocado por: joao pauloBoa noite.
    quanto aos extras tambem tem logica mas poderia ser mais em conta pois os preços com extras são um pouco altos para a opção chave na mão (não digo que seja o seu caso),atentamente

    Bom dia. Os extras que falamos e que são fundamentais na edificação(lage de betão) e todos os componentes da casa, sanitários,cozinha,torneiras,electricidade,esgotos ou fossa séptica etc... são sub contratados a empresas especialistas no sector, que praticam um preço, que é o mesmo que fariam para um cliente em geral. As empresas aplicam uma margem em cima, grande ou pequena dependendo de cada empresa. No entanto, se o sr.João Paulo solicitar um orçamento desses materiais e componentes da casa, irá constatar que sai quase ao preço das madeiras provenientes para a construção, o que acaba por ser altamente penalizador para quem vende e constrói casas em madeira.
    Mas mesmo assim, cremos que no final os preços são mais económicos que uma casa em betão, com características inferiores, pois não é possível comparar, e já o temos referido aqui, uma parede em betão para ser equiparada minimamente a um tronco de 14 cm de espessura tem de ter 45 cm, mais isolamento, o que numa casa em madeira com tronco dessa espessura é desnecessário. Logo, seria bom que as pessoas pedissem um orçamento com base nestes pressupostos, e não como aqui temos lido em que as paredes construídas em betão têm a espessura normal(regra geral 11 a 14 cm). Assim não. Por outro lado, voltamos a repetir-nos, quem escolhe a madeira para construir uma casa está verdadeiramente disposto a alterar o seu padrão de vida. Viver numa casa em madeira é uma opção de vida mais saudável e natural. Porque haveria eu(que ainda não tenho uma casa em madeira, mas para lá caminho)de voltar a viver entre tijolos no meio de uma selva de betão? não obrigado.
    Atentamente
  2.  # 3

    Boa tarde.sr.Empatias
    Claro que compreendo que não podemos comparar uma parede de madeira a uma de alvenaria pois isso nem tem discução,eu trabalho na construção como eletricista ,mais em predios e moro num predio sei como se constroi no geral e sei do que fala da selva do betão por isso gosto das casas de madeira,ter um terreno com uma casa de madeira seria o meu sonho,mas como terrenos na zona de loures ou arredores custam o preço de um andar (quaise)mais a casa ,continuo a ter que viver na selva ,ate ter opotunidade para mudar talvez um dia mude agora tenho de viver assim,mas sempre com a ideia de uma casa de madeira,obrigado pelas sua atenção .
    Gostaria de lhe colocar uma questao,os modelos apresentados no seu site são modelos diferentes de outros que tenho visto ,só constroi esses modelos ou um modelo apresentado pelo cliente uma alteração e possivel.
    cumprimentos
  3.  # 4

    Colocado por: joao pauloBoa tarde.sr.Empatias
    mas como terrenos na zona de loures ou arredores custam o preço de um andar (quaise)mais a casa ,
    Gostaria de lhe colocar uma questao,os modelos apresentados no seu site são modelos diferentes de outros que tenho visto ,só constroi esses modelos ou um modelo apresentado pelo cliente uma alteração e possivel.
    cumprimentos


    Bom dia. E porquê e só na zona de Loures? um terreno com caracteristícas agrícolas é muito mais barato, em regra com áreas enormes, na ordem dos 1000m2, e conseguem-se por preços muito apelativos(por ex.neste momento está um terreno agrícola em venda com 2800m2, zona de Palmela por 7.500,00€)e pode-se construir em madeira, sob determinadas regras e condições impostas para os terrenos agricolas. Agora, se as pessoas se pretenderem fixar a uma determinada zona ou local especifícamente, então existem locais com preços incomportáveis. Parece-nos, de uma forma geral, que ao dizer-se que uma casa em madeira é cara ou económica, deveríamos(todos) os compradores ou potenciais, preocupar-nos isso sim com a especulação na venda de terrenos. Porque a casa só por si, em muitas situações é mais económica que um terreno.E há terrenos que são "obscenamente" caros.
    Por ex. na zona de Palmela, Azeitão, Cabeço de Montachique, Ribamar, Lagoa etc...zonas na periferia e arredores da grande Lisboa, e até muito perto de Loures, se conseguem ainda terrenos a preços muito competitivos e atractivos.
    Quanto aos nossos modelos que são visíveis no nosso site, são apenas uma pequena parte dos modelos que produzimos. A nossa carteira de projectos tem mais de 300 modelos diferentes.
    Aceitamos igualmente projectos de outras empresas, aos quais se fazem algumas alterações para que não seja considerada uma cópia, e igualmente aceitamos projectos dos próprios clientes.
    Nos nossos modelos também se fazem todas as alterações pretendidas pelo cliente.
    Atentamente
  4.  # 5

    Boa tarde.Um terreno agricola ,pode se construir em madeira ,se assim for vou comecar a procurar pois nos arredores ha alguns,mas como pensei que seria uma dor de cabeca brocratica ,mas se for dentro de um montante razoavel quem sabe .Se tiver alguma informação de algum diga quem sabe não e desta que mudo da selva para o paraiso ,quem sabe!!!!!!!
    atentamente.
    Ha em relação aos modelos no meu caso gosto particularmente do modelo montana 128 de uma empresa que não vou dizer qual mas que é um modelo que me agrada bastente,mas com alterações.
    cumprimentos
  5.  # 6

    joao paulo
    há "algumas páginas atrás" disse que tinha comprado a edição 9 da Revista Casas de Madeira e tinha encomendado as anteriores.Já fui a 3 papelarias "especializadas" que têm centenas de revistas (não são aqueles quiosques onde vendem só a 'Maria', com todo o respeito) e nenhum dos 3 têm a revista e num até me disseram que já nem existe.Procurei na net, mas tb não encontro. Podem dizer-me se nas revistas têm algum site ou contacto da editora para onde possa ligar? Obrigada.

    P.S.: tb fiquei de olho no modelo Montana 128 ;) mas os preços não são nada convidativos...
  6.  # 7

    Boa noite.sr.Jmarques
    Sim encomendei os nº 2,3,4,5,6,7,8 porque o nº 1 já esgotou,existe um destacavel no nº 9 que é só peencher e enviar para a morada,com um cheque ou vale postal e recebera os nº espero é que não esgotem pois no meu caso o nº1 já não consegui mas outros estavam prestes a esgotar,tem um mail [email protected] ,srAndreia Dias,uma semana mais ou menos e recebi as respetivas e olhe que vale a pena pois tem casas que são um espectaculo principalmente as rusti,que aparecem como primeira pagina mas o sonho só para alguns como se pode ler nos textos apresentados,mas vale a pena boa sorte
    cumprimentos
  7.  # 8

    Colocado por: joao pauloBoa tarde.Ha em relação aos modelos no meu caso gosto particularmente do modelo montana 128 de uma empresa que não vou dizer qual mas que é um modelo que me agrada bastente,mas com alterações.
    cumprimentos

    Bom dia. Não necessita dizer o nome, apesar de pessoalmente não descortinar qualquer impedimento que o faça. Não quer fazer publicidade à Rusticasa? na realidade a Rusticasa, como empresa credenciada, séria,altamente profissional e competente e com produto de alta qualidade(está direccionada para clientes da gama alta), com mais de 25 anos de mercado, já não necessita de tanta publicidade como empresas mais jovens e que procuram o seu espaço, seguindo os mesmos parâmetros, é o nosso caso. Penso que os bons exemplos devem ser seguidos, com um toque próprio de cada um, como é evidente(neste caso os preços por ex,não são seguidos)
    Mas sim, o mod.referido por si é um modelo que é produzido por muitas empresas com algumas pequenas alterações ou grandes, depende do cliente e dos desejos do mesmo.
    Atentamente
  8.  # 9

    Boa noite sr.Empatias.
    Não falei no nome ,porque estou a falar de um modelo que gosto e não na empresa que o constroi,nunca questionando as qualidades da mesma,mas como referiu ha muitas empresas que constroem este modelo e outros semelhantes ou ate melhor com o seu proprio toque e não vale a pena fazer publicidade pois se a rusti. trabalha na gama alta e os preços falam por si ,não é necessário dizer mais nada ,apenas que uma marca custa um x porque tem um nome e por isso deve continuar essa politica desde que os clientes pagem para isso!!!!!!!
    atentamente
  9.  # 10

    A todos os participantes ... Um abraço
    Porque não optar por uma casa de madeira como primeira habitação ?!
    Acreditem vai valer a pena, hoje existe muita concorrência é verdade. tb sei que existe as boas e as menos boas, mas isso é como comprar um carro, várias marcas, vários preços e como tudo, a qualidade faz-se pagar, tenho uma Rusticasa, pode-se dizer como que uma montana alterada, e estou a um passo para me "espojar" nela, quanto me custou !? acho que no meu caso saiu um pouco mais cara que uma de alvenaria, mas sempre tive a consciência que o m2 de madeira e mais caro que as de betão.
    Mas vou ganhar sem duvida alguma na qualidade/conforto.


    Zé Carlos
  10.  # 11

    Boa noite: sr. Zé carlos
    Parabens pela casa nova ,espero que seja um sonho realizado pois possuir uma rusticasa não é para todos e como disse fica mais cara que alvenaria ,ainda bem que tem exemplo disso,pois as empresas teimam em dizer que não é assim ,mas quando se soma tudo é o resultado custo extra que supera tudo.BOM DESEJO BOA SORTE para a sua nova casa e se posivel de noticias da qualidade e conforto da mesma
    cumprimentos
  11.  # 12

    Olá João,,

    Obridado pelas suas palavras, acrediata que vou dando novidaes e postar allgumas fotos, e para quem tem o "bichinho da madeira" sabem sempre bem ter esse feedback ...

    Cumps.
  12.  # 13

    Boa noite a todos,

    Gostaria de saber opiniões sobre o sistema construtivo "Wood Frame" também conhecido como de "Gaiola de Madeira Interna". Já recolhi algumas opiniões bastante favoráveis e gostava de ter mais alguns testemunhos, embora não haja muitas empresas a construir com este método em Portugal.

    Cumprimentos,

    João Filipe Pinheiro
    •  
      FD
    • 18 setembro 2008

     # 14

    É o que os americanos usam... Gosto especialmente de ver o Extreme Makeover Home Edition, no canal People & Arts, onde em 7 dias põem em pé uma casa inteira utilizando essa técnica de construção.
    Vê-se mais lágrimas do que casa, mas de qualquer forma fica a informação...
  13.  # 15

    Colocado por: empatiasEm determinados aspectos construtivos e na aprovação de projectos, são tão exigentes, que nos transmitem claramente a sensação de existirem "lobbys" muito fortes, e existem; que são as construtoras


    Acho que o lobby será outro e sem estar a defender os empreiteiros. Não se esqueça que demasiada gente nos gabinetes das câmaras municipais, complementa o ordenado com os trabalhos por fora na execução de projectos que depois irão ser apresentados na própria câmara ou noutra, onde existe um amigo. Ou os clientes são aconselhados a entregar a execução do projecto a um determinado gabinete.

    Ora. aparecem vocês a lixar isto tudo. Francamente, isso não se faz
    •  
      FD
    • 18 setembro 2008

     # 16

    Devia existir um procurador geral das autarquias...
  14.  # 17

    Colocado por: FDDevia existir um procurador geral das autarquias...


    2 meses e entrava no sistema ou era destruido
  15.  # 18

    BOA NOITE.
    Gostaria de saber qual a melhor escolha para a constução de uma casa de madeira,troncos maciços ou paredes duplas isoladas e o que é madeira lamelada e quais as suas qualidades para estas construções!
    atentamente
  16.  # 19

    Colocado por: joao pauloBOA NOITE.
    Gostaria de saber qual a melhor escolha para a constução de uma casa de madeira,troncos maciços ou paredes duplas isoladas e o que é madeira lamelada e quais as suas qualidades para estas construções!
    atentamente

    Bom dia. O sr.João Paulo está a fazer uma pequena confusão ao escrever sobre a melhor escolha fazendo referência a troncos maciços ou paredes duplas. Atenção, não tem uma coisa a ver directamente com a outra. Passo a "tentar" explicar.

    Quando se fala em paredes duplas, regra geral está a falar-se de casas cuja construção é feita com prancha "corrida" com um máximo(regra geral)7 cm de espessura(caso da Monjolo)porque as demais têm cerca de 3,5 a 4 cm. Ora esta solução "obriga" a ter uma parede dupla, que tem a mesma espessura que o pranchado exterior. Entre eles são colocados perfis/montantes com cerca de 5 a 10 cm de espessura(depende do fabricante)para fixar as ditas paredes(pranchas de madeira)e onde é aplicado o isolamento térmico acústico. Estas casas após a construção têm uma espessura que oscila entre os 10 e os 20 cm(repito depende do fabricante) sendo que a maioria das empresas que montam estas casas(excepções meritórias à Casema e Monjolo) as paredes têm no máximo 12 cm com isolamento incluído.

    Salvo as excepções atrás referidas, regra geral a maioria deste tipo de construção infelizmente não proporciona os requisitos ideais,pois muitas vezes as construtoras acabam por não aplicar o isolamento em condições e nem sequer aplicarem vedantes, resultando daí entradas de ar e vento que as pessoas nem sabem muitas vezes qual é a proveniência, e ela deve-se unicamente a um deficiente acabamento no interior entre pranchados. Infelizmente temos tido que solucionar muitas situações deste tipo, com o consequente gasto de dinheiro adicional por parte do cliente, e a ideia de uma má imagem em relação à construção em madeira em geral.

    Existe bom e mau como em tudo, daí aconselharmos as pessoas que pretendem adquirir uma casa em madeira obter o máximo de informação possível junto das empresas, e até saber quem representa quem, se existem acordos escritos ou referências da empresa fabricante a quem a representa em Portugal, estes são passos importantes de forma a separar o trigo do joio e não permitir que a imagem nefasta existente e a dúvida relativamente a este tipo de construção se instale junto das pessoas.

    De salientar que estas construções são quase todas(mais de 90%) com madeira tropical (angelim, massanraduba,angelim pedra,garapa etc...)e que até nem são as mais indicadas para a construção(consultar http://www.cbmmadeiras.com.br/madeiras/garapeira.htm) pois estão mais facilmente sujeitas ao ataque de fungos e xilófagos e cupim, empenos e rachaduras e é essencialmente oriunda do Brasil, e em muitos casos(uns 75%) sem certificação e sem controlo de abate de árvores.

    Ora numa casa com tronco maciço, em regra pinho nórdico, da Lapónia, cedro do Canadá, Criptoméria etc... isso não sucede. Estes troncos têm espessuras que variam entre os 9 cm e os 30 cm ou mais em alguns casos. Ao escolher um tronco com uma espessura de 12 ou 14 cm não necessita de ter uma nova parede interior com a mesma espessura. É aplicado isolamento(nem sempre se justifica)e os troncos são forrados a lambrim, ou podem ficar à vista.Esta é uma das princiapais diferenças.

    Relativamente à questão do tronco ou madeira lamelada e a diferença comparativa com o tronco maciço, afirmamos o seguinte(em função da experiência adquirida):

    a) a madeira maciça ou outra madeira, abre fendas com as oscilações de temperatura, (com o calor abre e com o frio fecha) sendo apenas um inconveniente em termos estéticos e visuais, e está mais sujeita a empenar quando não foi feita uma boa secagem da mesma ou existe uma percentagem de humidade muito baixa na madeira(abaixo dos 8 a 10% é prejudicial).Erradamente muitas pessoas pensam ao ver estas fendas que a madeira não presta.

    b) com a madeira lamelada ou tronco lamelado não sucede este fenómeno natural. A madeira é contra colada, ou seja as forças opostas são coladas e exercem tracções e contracções de forma oposta. Resultado não se abrem fendas ou fissuras. Este processo por ser mecânico e tecnológico, torna este tipo de madeira ligeiramente mais cara(cerca de 5 a 8%) que a madeira maciça. A vantagem única, é não causar o tal inconveniente estético visualmente.

    c) em Portugal a madeira lamelada é a mais aconselhada pelos motivos atrás descritos, na medida em que temos um clima mais quente em média duarnte o ano. A espessura aconselhada para os troncos, maciços ou lamelados; depende da região ou zona de construção.Para as zonas mais temperadas, incluindo litoral, uma espessura de 11,5/12 cm é suficiente, sem ser necessário aplicar isolamento interior, nas zonas mais frias uma espessura de 13,5/14 cm é suficiente, podendo aplicar-se o isolamento térmico e acústico, sendo a espessura anterior(11,5/12cm) usada com frequência mas neste caso com a aplicação obrigatória de isolamento.

    Esperamos ter sido úteis.
    Atentamente
  17.  # 20

    Caro Empatias ...
    Tenho-lhe a agradeçer a resumida explicação à questão colocada, e que todas as opiniões/explicações so enriquecem o forum, tenho a dizer tb que possuo uma casa de madeira lamelada 12/16 em pinho nordico, e que em termos acusticos e da propria qualidade em si 5*
 
0.0921 seg. NEW