Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 16 agosto 2008

# 1

Olá FCarvalho.

Benvindo.
    Estou extremamente interessada na sua experiência pois, apesar de não ser de Viseu, tenciono retirar-me a medio prazo para Carregal.
    Também me entusiasmei com a possibilidade de vir a morar numa "casa de madeira" até começar a ler e ler e ouvir falar e ver exemplos... Enfim...
    Todas as facilidades apresentadas, a rapidez da construção, o ficar mais económico por não necessitar de tanta "mão de obra"... Uma maravilha...
    Até se tentar aprofundar mais a questão.
    Como o projecto não é para já, não cheguei ao ponto de começar a pedir orçamentos para a esquerda e para a direita "só para ter uma ideia" pois acho que o trabalho de cada um deve ser respeitado mas já cheguei à conclusão que vou ter de fazer isso mesmo se quero ter uma ideia dos custos.

Por isso, toda a informação que possa postar é benvinda.
    Obrigada
  1.  # 2

Olá a todos,
    Eu ja aprofundei essa possibilidade e rapidamente desisti! Pedi 3 orçamentos para o meu projecto e assustei-me, ficava o dobro do preço de uma casa de alvenaria, fiquei decepcionada!
    Tem qualidade sim, tem conforto sim, mas é muito caro! Só uma ideia, para uma casa com 180m2 = €247.000.00 :0(((( só a casa o resto, infra-estruturas, especialidades tudo à parte! (Este valor foi dado pelas três empresas +€ -€) E não me venham dizer que era com opções luxuosas, não era não senhor, era o trivial.....
    Ah, e as cozinhas e casas de banho era tdo mto básico, quanto a mim até já ultrapassado, se quisesse mais actual era pago à parte, azulejos para paredes e chão também mto basicos.... lareira com recuperador só até € 1000.00, não encontro recuperadores dentro destes preços que sejam minimamente aceitáveis....penso eu pelas pesquisas que tenho feito. Por isso não compensa se olharmos desta forma!
    Fica aqui o meu contributo para este assunto!
  2.  # 3

Mais uma informação, nessa pesquisa que fiz, troquei e-mail com empresas espanholas e essas sim, preços aceitaveis, significativamente mais baratos, com isenção de IVA por se tratar de transação intercomunitária! Fica aqui mais esta informação
  3.  # 4

Colocado por: candida
    Tem qualidade sim, tem conforto sim, mas é muito caro! Só uma ideia, para uma casa com 180m2 = €247.000.00 :0(((( só a casa o resto, infra-estruturas, especialidades tudo à parte! (Este valor foi dado pelas três empresas +€ -€) E não me venham dizer que era com opções luxuosas, não era não senhor, era o trivial.....
    Ah, e as cozinhas e casas de banho era tdo mto básico, quanto a mim até já ultrapassado, se quisesse mais actual era pago à parte, azulejos para paredes e chão também mto basicos.... lareira com recuperador só até € 1000.00, não encontro recuperadores dentro destes preços que sejam minimamente aceitáveis....penso eu pelas pesquisas que tenho feito. Por isso não compensa se olharmos desta forma!
  4.  # 5

Colocado por: candidaTem qualidade sim, tem conforto sim, mas é muito caro! Só uma ideia, para uma casa com 180m2 = €247.000.00 :0(((( só a casa o resto, infra-estruturas, especialidades tudo à parte! (Este valor foi dado pelas três empresas +€ -€) E não me venham dizer que era com opções luxuosas, não era não senhor, era o trivial.....

Boa tarde
    Lamento que tenha recebido orçamentos de 3 empresas e não tenha contactado a Empatias. Os valores que apresenta são irreais, e desculpe a minha opinião, um exagero de quem pretende ganhar muito dinheiro, ou então consultou empresas que essencialmente vendem para o mercado tipo A. Posso assegurar-lhe, que sem conhecimento do projecto e de todos os pormenores, na Empatias uma casa com essas caracteristicas não deve ultrapassar os 175.000,00€ já com IVA. Este valor é chave na mão, casa pronta a habitar. Excepção ás eventuais obras de terraplanagem do terreno se for necessário, e ramais de acesso a esgotos e EDP, no valor só estão incluídos os trabalhos no perímetro da casa.
    Não desespere, há sempre solução, e é verdade, uma casa de madeira não é possível de comparar com uma casa de alvenaria, é de muito maior qualidade e durabilidade, para além de outros factores. A Empatias por ex.dá 100 anos de garantia.Pode sempre visitar o nosso site.
    Atentamente
  5.  # 6

Colocado por: candidaMais uma informação, nessa pesquisa que fiz, troquei e-mail com empresas espanholas e essas sim, preços aceitaveis, significativamente mais baratos, com isenção de IVA por se tratar de transação intercomunitária! Fica aqui mais esta informação

Atenção, apesar de ser uma transacção intercomunitária não está isenta do pagamento do IVA em Portugal. E é uma grande desvantagem digo-lhe desde já, pois em Espanha só paga 7%.
    Atentamente
  6.  # 7

olá,
    Por acaso contactei a vossa empresa por e-mail para uma possivel visita, posterior claro ao contacto escrito, tentei telefonicamente mas tb sem sucesso mas não qualquer desencontro de tráfego por certo.....
    Talvez agora que contactamos por aqui apareça a tal informação pedida...
    Tentarei de novo e terei mto gosto em falar sobre o assunto.

:0)) Cândida
  7.  # 8

No tenemos representantes en Portugal todavía. Somos nosotros los que le venderíamos la casa directamente.
    - Nuestro IVA es el 16%, pero nosotros podemos venderle la casa sin IVA, por ser una transacción europea intracomunitaria

sta foi a informação que me foi facultada numa primeira abordagem
  8.  # 9

Colocado por: FCarvalho
    Mas chega de "bater no ceguinho". Ainda este fim de semana irei postar cópias de orçamentos que suportam a minha decisão.
    Contudo, para quem tiver uma bolsa recheada, sempre pode contactar a modular-system e a protoconcept, dos quais só posso dar excelentes referências, uma vez que, na minha perspectiva, fazem do melhor que há neste campo.
    Pena os preços...

Boa tarde.
    Venham de lá esses orçamentos, estamos a aguardar. A Empatias até já aqui colocou no fórum um orçamento solicitado por uma pessoa.
    Quanto à Modular System e à Protoconcept, estamos a falar sobre situações distintas de uma construção tradicional de madeira. A Modular System não produz nem edifica casas em troncos, mas sim em painéis, utiliza muitos elementos que não a madeira. Logo à partida, está em plano de equiparação diferente de uma construção em troncos, e os preços que praticam não se justificam, pois nem os serviços básicos estão incluídos
    Qualquer casa em madeira de troncos é igualmente modulável.
    Igualmente, na Empatias pelo menos, os projectos standard são adaptáveis ao nosso País, os interiores são na maioria das situações alterados(dimensões dos quartos por ex. e casas de banho). O cliente também pode apresentar o seu próprio projecto. Quanto ao enquadrar-se ou não na nossa cultura e descaracterizar a nossa identidade habitacional como refere, a nós não nos parece um erro, as pessoas apenas pretendem ter soluções excelentes com este tipo de construção, mas é sempre possível manter um padrão e uma traça muito próxima da nossa construção tradicional. Infelizmente o "lobby" do betão continua a imperar apesar de tudo.
    Atentamente
  9.  # 10

Eu mandava já fazer aos espanhóis (lol) em 175.000 € são 28.000 € que poupa (estava a brincar), mas de certeza é de considerar essa hipótese, era de fazer uma visitinha a Espanha para ver "In Loco" como é a casa, qualidade de materias, equipamento de cozinha e i.s. é fundamental, nada como ver e passar tudo para o papel; é que por vezes o que aparece em catálogo não é igual ao que sai em obra;
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
  10.  # 11

mas tomei uma decisão...vou visitar a Empatias...até moro perto!
    :0)) Cândida
    • sur
    • 16 agosto 2008

# 12

Para o caso de interessar a alguém fica aqui os links dum tipo de casas do Japão, não sei se é possível construí-las/montá-las fora desse país, são as casas 9tubo ou tsubo:

http://9tubohouse.com/eng/index.html e aqui http://www.bookofjoe.com/2004/09/9tubohouse.html e também aqui

http://www.futurehousenow.com/2007/06/living-large-in-compact-9tubohouse.html

Outro exemplo de sistemas construtivos interessantes é o que é possível ver aqui: http://www.kewego.com.pt/video/iLyROoaftNoB.html

São alternativas ao cimento/tijolo/betão e vindas do país dos sismos.
    •  
      FD
    • 17 agosto 2008

# 13

Por falar em Japão e em casas, um pouco de trivia, um bocadinho fora do tópico.

Sabem qual o nome de um dos principais construtores de casas pré fabricadas no Japão? Toyota, a mesma Toyota que fabrica os carros...

Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota
    Casas Toyota

http://www.toyota.co.jp/en/more_than_cars/housing/index.html
    http://www.toyotahome.co.jp/
    Mais "fotos" aqui: http://www.toyotahome.co.jp/lineup/index.html

A garantia é de 60 anos, um pouco menos que as da Empatias... :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  11.  # 14

Colocado por: candidaNo tenemos representantes en Portugal todavía. Somos nosotros los que le venderíamos la casa directamente.
    - Nuestro IVA es el 16%, pero nosotros podemos venderle la casa sin IVA, por ser una transacción europea intracomunitaria

Bom dia. É verdade a informação que lhe foi transmitida, em Espanha não tem de pagar, mas em Portugal vai pagar.
    1-Exemplo real: compra de uma casa, com recurso a crédito bancário. Como justificar? vai ter de pagar imposto sobre o bem no valor percentual equivalente ao custo do mesmo.
    2-Exemplo real: compra de casa sem recurso ao crédito bancário, possui meios de comprar, como vai justificar na declaração de IRS o bem que possui/adquiriu? qual o valor do mesmo? é que uma casa dá nas vistas quando começa a ser construída, e haverá sempre alguém que o saberá.
    Por outro lado, na entrada em Portugal do produto/bem, que será transportado por uma empresa, passará pela Alfândega onde deverá ser indicado o destinatário.
    Não há forma de "escapulir".
    E são logo 20%.
    Atentamente
  12.  # 15

Colocado por: candidaNo tenemos representantes en Portugal todavía. Somos nosotros los que le venderíamos la casa directamente.

Boa tarde
    E já agora, se for possível, qual é a empresa espanhola que produz casas de madeira com a qual contactou? será casas Ricci? ou é igualmente uma empresa representante de um fabricante nórdico?
    Que madeira e tipo de tronco e construção estamos a falar e discutir? tudo isso é importante saber de forma a verificarmos e podermos comparar em situações iguais.
    Passo a dar um exemplo que se passou com a Empatias à 3 semanas. Um cliente abordou-nos para comprar uma casa pequena(60m2) dizendo que tinha em perspectiva um modelo da Ricci em Espanha, cncretamente o mod.QVita, uma casa tipo paralelipípedo com telhado inclinado. O preço 30.000,00€, apenas com a instalação eléctrica, sem base de assentamento nem nada mais.
    O mesmo modelo foi orçamentado pela Empatias por 37.000,00€ com tudo incluído, mas mais; a madeira proposta pela Ricci era em pranchas de 3,5cm de espessura com outra parede interior de 3,5cm mais isolamento de 4 cm, um total de 11 cm. O nosso é tronco lamelado contra colado com 11,5cm, sem necessidade de isolamento interior dada a espessura do mesmo. Há como pode verificar grandes diferenças entre os variados tipos de construção, e essencialmente tipos de madeira e espessuras.
    Atentamente
    Atentamente
  13.  # 16

Bom dia.
    Aqui o rapazote só pode postar de vez em quando, por isso, as promessas que faço são tipo "justiça divina": tarda, mas não falha... :)

Sr. Empatias, antes de mais quero dizer que é com muito interesse que acompanho e leio os posts que coloca neste fórum.
    Apesar de não ser adepto nem apreciador estético do tipo de construções que comercializa, quero deixar claro que considero esclarecedores e válidos, ao contrário de muitos, os contributos que tem trazido a este fórum.
    Quanto às empresas que referi, tem toda a razão quando diz que não constroem casas em madeira, mas este fórum é sobre casas pré-fabricadas! Fiz também questão de me referir ao Timber Light Framing, para não entrar em discussões sobre outros métodos...

Quanto aos orçamentos, tenho de os colocar "manualmente", pois ainda não consigo colocá-los de outra forma [tenho de ler melhor as instruções... :)] Quero, antes de mais, referir que, dado as áreas e distribuição do espaço interior me agradarem, utilizei como base de pedido de orçamentos, o modelo L4+ da Modular System.
    Os preços a seguir, são deles mesmos e já foram apresentados anteriormente neste fórum. Tenho de alertar que são os preços para construção standard, apesar de poderem também executar outros projectos, mas haverá sempre correcções aos preços, o que não augura nada de bom...
    Assim, para o referido modelo L4+, com 183m2 - T3 (2x15,06m2 + 1x10,08m2); 3 W.C. (1x4,00m2 + 1x5,54m2 + 1x4,36m2); Cozinha (18,08m2); Sala comum (51,63m2), o preço praticado, inclui projectos de licenciamento, estrutura em lamelado de madeira colada, cobertura em tela asfáltica mineralizada, paredes exteriores duplas com isolamento térmico exterior, pladur no interior, pavimento em soalho de madeira e cerâmico, tectos em contraplacado de madeira classe c2, paredes interiores duplas em gesso cartonado pintado com isolamento térmico, caixilharia de madeira com vidro duplo, mobiliário de cizinha, louças sanitária suspensas, torneiras, puxadores, instalações eléctricas, instalações de água e saneamento, isolamento térmico e acústico e exclui: taxas e licenças, transporte, preparação do terreno, fundações infra-estruturas no terreno, armários roupeiros, meios de elevação. Para este modelo, o preço garantido em caso de assinatura de contrato até ao fim do ano é de 158.000€ + IVA = 189.600€.
    Para as mesmas áreas, distribuição de espaço interior, considerando a inclusão dos armários roupeiros, caixilharia em alternativa de uma série de alumínio da Technal e a entrega no local de obra, a Protoconcept apresentou um preço de 153.750€ + IVA = 184.500€.
    Alerto que, caso não tenham dado conta, não há referência em nenhum dos casos a instalação ou pré-instalação de ar condicionado, aquecimento, painéis solares, piso radiante ou outro meio qualquer de aquecimento/arrefecimento nem portas interiores, o que traz acréscimos substantivos aos preços acima referidos...

Agora, os preços em contrução "tradicional" de alvenaria, sempre para os mesmos pressupostos:
    - Movimentação de terras, sapatas e estrutura em betão B/35, paredes exteriores em bloco térmico rebocadas e pintadas, todas as paredes interiores e tectos (sem sanca) em pladur (sendo hidrófugo nos WCs e Cozinha) acabados e pintados, cobertura plana em telas asfálticas mineralizadas com isolamento térmico - 55.000€ + IVA = 66.000€;
    - Caixilharia de correr Domal série ECO (12 vãos de 2,5mX2,5m) com vidro duplo 6/10/4 - 10.417€ + IVA = 12.500€;
    - Pré-instalação de ar condicionado - 1.542€ + IVA = 1.850€;
    - Aquecimento Central, canalização de águas, gás, rede eléctrica, painéis solares e aspiração central - 13.975€ + IVA = 16.770€;
    - Mobiliário de cozinha, sem electrodomésticos, com caixotes em melamina e frentes em termolaminado alto brilho, com tampo em silestone - 7.083,30€ + IVA = 8.500€;
    - Azulejos e mosaicos para cozinha - 2.675€ + IVA = 3.210€;
    - 11 Portas interiores de correr com cassonetto p/ pladur DIERRE folheadas a Mutene - 5.850€ + IVA = 7.020€;
    - Pavimento flutuante e rodapé com substrato em contraplacado revestido a Mutene - 4.500€ + IVA = 5.400€;
    - Louças sanitárias, torneiras, azulejos e mosaicos para 3 WCs (Sanindusa) - 6.000€ + IVA = 7.200€;
    - Equipamento eléctrico (tomadas, interruptores, projectores...) - 3.695€ + IVA = 4.434€;
    Custo total = 132.884€ c/IVA.

Espero não ter sido demasiado chato :) mas foram estes os preços que obtive após uma procura exaustiva em Viseu, e o motivo pelo qual irei construir em "alvenaria" :(

Abraço.
  14.  # 17

Pois....Como já por mim constatado....e sem nos agarrarmos ao tão proclamado slogan " lobby do betão" não há dúvida que se existe este abismo de custos é porque os detentores do comércio "pré-fabricado" não querem baixar as suas margens de lucro em prol da sua expansão, aliás comportamento muito típico no nosso País em todas as áreas! Aquela máxima de que "grão a grão enche a galinha o papo" não se aplica no nosso pequeno Portugal, todos querem enriquecer muito depressa...sei que importar tem custos, mas também sei que as margens de lucro podem ser aplicadas sem entrar no exagero....mas enfim por aqui me fico com as considerações sobre este assunto!
  15.  # 18

Só mais uma coisinha......:0)))
    Nunca consegui entender, já perguntei mas não obtive uma resposta satisfatória/esclarecedora, de porque será que quem comercializa este tipo de habitação não trabalha em parceria para oferecer ao cliente uma prestação de serviço completa? Afinal quem opta por casa pre-fabricadas é porque não quer ter dores de cabeça...e logo a preparação de infras-estruturas vão ao encontro dessas mesmas ditas uma vez que as empresas que podem fazer a preparção para a implantação do imóvel não ficam muito contentes ao saber que só lhes cabe essa parte do bolo, e a cereja vai para outros, isto é a minha opinião!
  16.  # 19

Para Empatias,
    É verdade, como é obvio terei de pagar para a entrada do material em portugal, nunca o faria à revelia das autoridades, (uma casa de €60.000.00 - é so fazer contas) mas sendo isento do IVA na origem mesmo assim penso ser compensador ja que os custos de base são menores, apesar disso também não fui por aí já que o aspecto final não era o que pretendo!
  17.  # 20

Boa tarde.Devo dizer que acho este fórum muito interessante como espaço de tirar dúvidas e opinar sobre o assunto. Demorei 2 dias a ler os comentários todos aqui colocados!!
    Gostaria de colocar uma questão à Empatias (por ser a única empresa a colaborar no fórum): sou do Norte de Portugal (Porto) e gostaria de saber em quanto iria acrescer se optasse por construir uma casa convosco, ou seja, preços de deslocações, estadias, etc, se é que me pode dar uma idéia.
    Obrigado.

0.1027 seg. NEW