Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá Bom Dia

Desde já agradeço a todos os que têm respondido às minhas questões e peço desculpa se apenas participo com questões. Espero em breve participar mais activamente com a inclusão do projecto da nossa casa.

Recentemente comprámos 2 terrenos rústicos nos quais pretendemos construir a nossa casa. Mas antes de avançarmos para o projecto tenho ainda algumas questões pendentes que se prendem com o seguinte:

a) num dos terrenos encontra-se um poste de telecomunicações. É possível pedir à PT (se for à PT) para deslocar o poste para a periferia ou para fora do terreno?

b) para construir posso fazê-lo utilizando a área dos 2 terrenos ou só poderei utilizar um para o efeito? Estão inscritos nas Finanças e na Conservatória do Registo Predial como 2 artigos diferentes. Se só puder utilizar um poderei juntá-los num só artigo nas Finanças e Conservatória e assim construir usufruindo da área total de ambos?

Desde já obrigado pela atenção dispensada. Conto em breve partilhar o projecto.
  2.  # 2

A parte a) não sei
    A parte b), pode. Tanto pode meter primeiro o projecto usando os dois e uni-los na Conservatória depois do projecto aprovado, como ao contrário
  3.  # 3

Colocado por: taslcvpa) num dos terrenos encontra-se um poste de telecomunicações. É possível pedir à PT (se for à PT) para deslocar o poste para a periferia ou para fora do terreno?

A não ser que exista alguma especificidade dos terrenos rústicos, não estou a ver que sequer eles tenham a possibilidade de dizer não... é uma questão de propriedade, se o poste está em propriedade sua (e não publica) a PT só tem que resolver o assunto

Colocado por: taslcvpb) para construir posso fazê-lo utilizando a área dos 2 terrenos ou só poderei utilizar um para o efeito? Estão inscritos nas Finanças e na Conservatória do Registo Predial como 2 artigos diferentes. Se só puder utilizar um poderei juntá-los num só artigo nas Finanças e Conservatória e assim construir usufruindo da área total de ambos?

Tem que uní-los, é um processo burocrático, mas relativamente rápido se estiver devidamente aconselhado (um BOM arquitecto sff). Eu fiz isso com os meus terrenos, mas a Câmara teve de autorizar a alteração do alvará do bairro, e só depois pude ir à Conservatória com esse documento. Só no fim fiz o projecto.
  4.  # 4

Colocado por: moraisdd

Tem que uní-los, é um processo burocrático, mas relativamente rápido se estiver devidamente aconselhado (um BOM arquitecto sff). Eu fiz isso com os meus terrenos, mas a Câmara teve de autorizar a alteração do alvará do bairro, e só depois pude ir à Conservatória com esse documento. Só no fim fiz o projecto.

Isso é só quando os terrenos estão inseridos em alvará de loteamento.
  5.  # 5

Colocado por: AugstHillIsso é só quando os terrenos estão inseridos em alvará de loteamento.

Por isso é que comecei a dizer que era preciso um BOM arquitecto! como o AugstHill, que conheça a legislação!
    eu só partilhei o que fiz no meu caso e quem me dera ter tido um BOM arquitecto do meu lado, na altura...
  6.  # 6

Agradeço a sua referência, mas às vezes apanham-se uns "ah, mas nós aqui não fazemos assim" e não há conhecimento de legislação que nos valha
  7.  # 7

Colocado por: AugstHillAgradeço a sua referência, mas às vezes apanham-se uns "ah, mas nós aqui não fazemos assim" e não há conhecimento de legislação que nos valha

LOLOL.. é que é mesmo assim!!!
    Fora até outros facilitismos, não previstos na lei. (é verdade existem câmaras que facilitam e desburocratizam/ descompilicam, mesmo que seja contra a lei)
  8.  # 8

À partida estes não estão inseridos em alvará de loteamento, pois não estava previsto construir (corrijam-me se estiver enganado). Não quero com isto dizer que não é permitido construir, pois segundo o PDM é permitida a construção em terrenos rústicos desde que a construção obedeça às condicionantes nele incluídas.

Relativamente ao poste vou contactar a PT para me informar de como deverei proceder para pedir a deslocação do mesmo.

Assim sendo e, pelo que pude constatar aqui no fórum com os tópicos já debatidos, depois de já termos terreno podemos então passar à fase seguinte: contratar um arquitecto e executar o projecto de arquitectura. Alguém recomenda um arquitecto nos Açores?...

Mais uma vez obrigado pela vossa orientação.
  9.  # 9

Só conheço o Paulo Gouveia, mas já faleceu :(
    • P+V
    • 30 abril 2010 editado

# 10

Colocado por: taslcvp
    Alguém recomenda um arquitecto nos Açores?...

Pedro Mauríco Borges. Mas olhe que não é arquitecto de "bonecos" e "bibendas rústicas", por isso...
  10.  # 11

LOL Ok, vou ter isso em consideração.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda.

0.0133 seg. NEW