tenho lido o fórum durante algum tempo e tem respondido a muitas duvidas que fui tendo em relação à reconstrução de uma casa que andamos a fazer. Agora surgiu uma duvida que não consigo tirar e gostava de ter a vossa opinião.
A casa em questão há uns anos levou na cobertura que da para a estrada aquela chapa simples a imitar a telha, e nas aguas para trás chapas de zinco. Isto porque o telhado tinha caído em parte e era para não chover lá dentro.
Agora e uma vez que vai ser para habitação chegou o momento de pensar na cobertura. As aguas tem muito pouca inclinação, cerca de 15%, logo a telha normal pode não ser eficiente. Assim as soluções que pesquisei, estando inclinado a usar uma delas, seriam:
Comum a todas as soluções: Retirar a cobertura em chapa de zinco (metade da água que dá para a estrada, e a totalidade da água que dá para a parte de trás da casa).
1. Aproveitar a parte já com a chapa a imitar a telha e colocar o resto igualmente com a mesma chapa, e depois isolar com poliuretano projectado. 2. Utilizar a solução 1 só na chapa existente, e na restante cobertura usar sandwich a imitar a telha igual à chapa existente. 3. Só utilizar chapa sem isolamento, acrecentando a que falta, e optar por isolar a laje, que é de cimento, com XPS talvez.
A hipótese de retirar a chapa a imitar a telha existente é complicada, e preferia não o fazer.