Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Vinha dar-vos a conhecer uma nova solução ao nível de alvenarias, neste caso uma peça estudada em parceria pela Construcer e Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro, para optimizar o sistema ETICS (vulgo capotto).
    O comportamento Térmico é muito bom, e o desenho interior da peça permite uma melhor fixação das buchas, a furação horizontal liberta, permite um melhor arejamento dos panos.

Faço parte da Construcer, e andamos há já alguns anos a estudar e desenvolver soluções para alvenaria, que possam acrescentar algo a este mercado tão conservador. Gostaria de perceber a vossa sensibilidade no que a esta peça diz respeito.

www.termotecno.com

Atentamente

Ivo Quintas
    •  
      alv
    • 30 abril 2010

# 2

Vivam!
    Hoje julgava que já cá não vinha, mas voltei nuns segundos.
    Mais um belo tijolo, só não entendo porque raio continuamos a insistir no etics, ou cappotto, se temos uma melhor solução em termos de valores de U (resistência térmica da parede) conseguimos valores muito superiores com sistemas construtivos em gesso laminado a preços muito mais competitivos?
    Sempre a insistir em isolar pelo exterior, experimentem fazer contas ao que conseguem fazer pelo interior ao custo do revestimento exterior ! Será que está tudo doido?

"Fassam" parte.
  2.  # 3

Existe muita dificuldade de compreensão quanto ao facto de se abolir as argamassas nas juntas verticais.
    Mas pode ser que um dia se encaixe, tal como fizeram com o tijolo, rsrs.
    Da minha parte só tenho a felicita-los.
    Quanto ás placas de poliestireno, se bem que não é o vosso objectivo aqui, deveriam ser as de sobreposição.

Arco e Capitel
    Ganito
    www.arcoecapitel.com
    • eu
    • 30 abril 2010

# 4

Colocado por: alvSerá que está tudo doido?

Não. O ETICS permite algo muito útil: uma grande inércia térmica no interior das casas.

Eu sei que não é um adepto da inércia térmica, mas olhe que tem muitas vantagens:
    -Quando existem variações bruscas de temperatura (um dia mais quente, ou um dia mais frio) não é necessário usar a climatização;
    -Nos dias de sol no inverno, é possível absorver a energia solar durante o dia e libertá-la durante a noite;
    -No verão, é possível arrefecer a casa durante a noite (deixando as janelas abertas) e usar esse frio depois durante o dia;

Eu sou um grande adepto da inércia térmica, mas reconheço que o isolamento pelo interior também tem vantagens, nomeadamente na rapidez de aquecimento e arrefecimento dos espaços.
    •  
      alv
    • 30 abril 2010

# 5

Vivam!
    Não estou a discutir a solução do tijolo. É mais uma que me parece trazer algumas mais valias ao tijolo tradicional e que de igual forma serve para capoto, mas que de igual forma serve para os isolamentos pelo interior.
    Quanto às inércias, bom já sabem como penso, como vivo, como projecto e como construo e principalmente de feedback dos clientes.
    "eu" gostava de o ver de inverno, num dia de sol radioso, no cimo de uma montanha ou no fundo de um vale onde mal bate o sol a "absorver a energia solar durante o dia e libertá-la durante a noite" :)
    Vá pra lá sem uma fogueirinha e sem sair de perto dela e depois conte-nos....
    Que nos digam quem tem as tais casitas de pedra, e muita, mas mesmo muita inércia....
    De novo a discutir sexo dos anjos, adepto ou não, faça contas. Pode até ser com base no RCCTE, mas faça contas com uma casa com os dois sistemas. Depois conte aqui.
    "Fassam" parte.
    • eu
    • 30 abril 2010

# 6

Colocado por: alv
    "eu" gostava de o ver de inverno, num dia de sol radioso, no cimo de uma montanha ou no fundo de um vale onde mal bate o sol a "absorver a energia solar durante o dia e libertá-la durante a noite" :)

Nesses casos, obviamente que a inércia não serve para acumular calor. Mas continua a servir para "acumular o frio da noite" e para evitar variações bruscas de temperatura.

Pode até ser com base no RCCTE, mas faça contas com uma casa com os dois sistemas.
    Na minha opinião, ambos os sistemas são bons se forem bem projectados e executados. No meu caso pessoal, continuo a preferir a inércia térmica pelos motivos que apontei.
  3.  # 7

Isolamento pelo exterior ou pelo interior? (Eis a questão!)

Penso que como o user "eu" afirmou, ambas as soluções são boas. Mas também penso que a escolha deverá ser feita caso a caso.

Isolamento Interior
    Vantagem: Rapidez na climatização interior e baixo consumo na manutenção nessa mesma climatização.
    Inconveniente:: Queda brusca das condições do ambiente climatizado, quando o sistema de climatização for desligado. Isto deve-se à quase total inexistência de inércia térmica das paredes.
    Em caso de reparação posterior, interfere com a "habitabilidade".

em minha opinião esta solução deverá ser escolhida em zonas com clima mais rigoroso.

Isolamento Exterior
    Vantagem: Benefício da inércia térmica das paredes para ajudar a climatizar o ambiente; facilidade de reparação pelo exterior sem interferência com a "habitabilidade".
    Inconveniente: Maior consumo energético no arranque da climatização.

Penso que esta solução terá mais interesse em zonas localizadas em clima temperado.

Ambas as soluções parecem-me boas, daí a dificuldade na opção.

O TermoTecno poderá, como referiu o user "alv" participar em ambas as soluções (com bom desempenho). De qualquer das formas, como parte "interessada" poderei não estar a vêr todas as faces desta questão, e gostaria de receber mais informação da vossa parte (tendo em conta as diversas sensibilidades).
  4.  # 8

Podem colocar aqui exemplos tipo de cada uma das soluções (Isolamento interior e isolamento exterior) e se não for pedir muito com diagramas ou mesmo fotos.
  5.  # 9

Infelizmente não tenho essa informação para lhe disponibilizar (LuisPereira). Se alguém tiver tb agradecia
  6.  # 10

Muito se discute neste forum sobre o tipo de isolamento e invariavelmente as discussões acabam tão técnicas que não informam a maioria dos utilizadores.
    O que pretendo aqui, não é ficar a saber as formulas mágicas para calcular o que quer que seja ou as especificações técnicas e os certificados dos diferentes materiais, mas sim ter alguma informação base para poder "discutir" com quem está a fazer o meu projecto sobre as suas opções.

Parede dupla, parede simples, blocos termicos, ETICs, XPS, fachada ventilada, tijolo de 11, tijolo de 15, tijolo de 30, betão armado, cappoto, ceramica, lâ de vidro, cortiça...
    Porreiro, porreiro era alguns exemplos sobre as diversas soluções.
    Uns diagramas ou umas fotos eram ouro sobre azul :-)
    • eu
    • 11 maio 2010

# 11

Sobre Etics, tem aqui diagramas: http://www.maxit.pt/1354/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  7.  # 12

Boas

Muito se discute neste forum sobre o tipo de isolamento e invariavelmente as discussões acabam tão técnicas que não informam a maioria dos utilizadores.
    O que pretendo aqui, não é ficar a saber as formulas mágicas para calcular o que quer que seja ou as especificações técnicas e os certificados dos diferentes materiais, mas sim ter alguma informação base para poder "discutir" com quem está a fazer o meu projecto sobre as suas opções.

tem alguma razão, mas não toda. Há por aqui informação suficiente, o que estará talvez é quase "perdida" no meio de tantos comentários. Vou então dar-lhe um panorama geral de como, na minha opinião, a questão deve ser encarada:

A primeira coisa a fazer é definir as suas necessidades de aquecimento:

1 - Quer garantir a temperatura de conforto 24 h por dia? Use isolamento pelo exterior (ou na caixa de ar em paredes duplas). A tal inércia térmica da parede (que neste caso fica por dentro do isolamento) se por um lado vai retardar o aquecimento dado que também essas paredes vão absorver calor, por outro vai constituir uma vantagem.

2 - Quer um aquecimento rápido da casa do género chega a casa, liga o sistema e em pouco tempo tem a temperatura de conforto que deseja? De manhã sai e desliga, uma vez que não tem necessidade (por exemplo, não está ninguém em casa)? nesse caso não deve gastar tempo e energia a aquecer também as paredes, a inércia joga contra si e então o mais indicado será o isolamento pelo interior.

Como vê o que é bom para alguns não serve para todos, tudo tem a ver com o estilo de vida de cada um.

Em relação ao resto das questões:

Parede dupla, parede simples, blocos termicos, ETICs, XPS, fachada ventilada, tijolo de 11, tijolo de 15, tijolo de 30, betão armado, cappoto, ceramica, lâ de vidro, cortiça...

O melhor é mesmo fazer perguntas concretas tão vasto é o tema e variadas as questões.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisPereira
  8.  # 13

Colocado por: euSobre Etics, tem aqui diagramas:http://www.maxit.pt/1354/

Estas pessoas agradeceram este comentário:LuisPereira

Bons documentos no link indicado, obrigado.
  9.  # 14

Boas

Tem aqui alguns exemplos - nem todos felizes - de correcção de pontes térmicas quer pelo interior quer pelo exterior. Estes exemplos estão algures por aí numa discussão sobre o tema.

cumps
    José Cardoso
    •  
      alv
    • 12 maio 2010

# 15

Vivam!
    Viremos o bico ao preço:
    Vantagens do Isolamento Térmico pelo Interior:
    - mudança do ponto de orvalho da parede entre o isolamento e o pano exterior
    - aumento da vida útil das paredes interiores já que estão menos sujeitas a oscilações térmicas, logo ausencia absoluta de fissuração
    - aumento da vida útil de toda a construção
    - redução da inércia térmica da construção
    - poupança muito significativa nos custos com aquecimento
    - melhor protecção contra o frio de inverno
    - ausência de patologias associadas a humidades, condensações, bolores e fungos.
    - acabamento á cor se rebocar o exterior com mono-massas.
    - mais valia para venda do imóvel (dependendo do comprador; No meu caso,entre uma casa isolada pelo interior ou exterior......)

Fiz parte.
    • eu
    • 12 maio 2010 editado

# 16

LOL

O alv e o Anonimo16062021 sabem mesmo vender o seu peixe. Felizmente ambos têm razão e os dois sistemas de isolamento são ambos muito bons.
  10.  # 17

E fotos "reais" da aplicação de ambas as soluções?
    •  
      alv
    • 12 maio 2010

# 18

Vivam!

Ainda não sou vendedor, mas imaginem se fosse!
    Quanto a fotos,mais uma vez cá vai o sitio onde está quase tudo sobre PLadur®

http://www.mesaco.lda.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=66&Itemid=75

"Fassam" bom uso e não digam que não têm fotos com fartura !!!!
    •  
      alv
    • 13 maio 2010 editado

# 19

Vivam!
    Anonimo18072022A.
    Acredito na bondade do sue raciocinio, mas se pensar um pouco tudo o que diz poderá ser aplicado à inércia fraca.
    Já estou um pouco cansado desta discussão platónica e de gráficos iluminados que todos conhecemos dos mestres, mestrados, doutores e doutorados, lobbies e lobbistas.
    Fale-me de números e valores. Eu não defendo a inércia fraca apenas pela troca do isolamento exterior pelo interior. O que afirmo é que como mesmo valor(custo), consegue-se colocar mais do dobro da espessura do isolamento pelo interior e assim melhoro incomparávelmente o valor do U, melhorando o comportamento térmico de inverno.
    Uma vez mais discordo da utilização ser ou não de férias. Refiro-me à utilização diária evidenciada com o nosso modo de vida que tende a piorar, isto é, sair pela manhã para trabalhar e entrar à noite para dormir a correr.
    Ainda assim deixe-me tentar perceber quão iluminados andamos todos neste País à beira mar plantado, andando em perfeito contra ciclo das práticas corrente de construção dos países frios do norte da Europa, e América do norte passando pelos países quentes como EU, todos os países emergentes do golfo, Austrália, etc., etc.. Vá lá falar-lhes de inercias fortes. Ainda se lhes falar da inércia da massa de ar, ainda vá que não vá.
    Quanto ao ponto de congelamento, em situações de inércia fraca, ele será sempre algures no pano exterior, fora do isolamento e pelo exterior. É por isso que uma das soluções mais usadas e estudadas nos sistemas de SLF muito usados nos EU é o uso de uma barreira contínua de isolamento (CI), normalmente composta por uma placa de XPS, sem fissuras, fugas ou falhas e só depois as mantas minerais de isolamento.
    Agora o ponto de orvalho. A haver ele será também para lá do isolamento continuo, coisa do género da imagem de um curso sobre controlo de permeabilidade ao vapor de água.....
    Agora os factos: Tenho cerca de 2000, sim 2000 casas projectadas e todas construídas com o sistema tradicional e mais de 100, sim mais de 100 casas, construídas com o sistema de revestimentos interiores em sistemas de gesso laminado, a vulgar inércia fraca. Todos são clientes que me dizem dos resultados, e acreditem nas últimas nunca tive um único problema, uma só reclamação, nas outras, bom nem quero falar....Eu próprio vivo numa em Pladur® e, bom aqui sou suspeito.
    Será que andamos todos enganados? Já agora em que tipo de casa vive?, quantas projectou, quantas construiu, que tipos......
    Agora as "contas". Já tentou fazer-las relativamente a uma casa, usando os dois sistemas para comparar? Não esqueça que comecei por dizer que uso o mesmo custo, usando o dobro da espessura de isolamento pelo interior, incluindo isolamentos em tectos falsos, e panos interiores de compartimentação. Vá lá faça "contas".
    Como diria o nosso presidente da AR, "Bom, fiquemos por aqui!"
      xps07b57.jpg
    • eu
    • 13 maio 2010

# 20

Colocado por: alvTodos são clientes que me dizem dos resultados, e acreditem nas últimas nunca tive um único problema, uma só reclamação,

Penso que ninguém está a pôr isso em causa. Eu acredito que o isolamento pelo interior, conjugado com um bom sistema de aquecimento e arrefecimento, permite um conforto excepcional.

No entanto, o isolamento pelo exterior também é excelente e, quer queira admitir ou não, a inércia térmica tem uma vantagem inegável: filtra as variações bruscas da temperatura exterior sem necessidade de usar o aquecimento ou arrefecimento. Eu vivo numa zona de grandes amplitudes térmicas (+ de 40 graus no verão) e há aqui vivendas com capotto que não precisam de ar condicionado para estarem frescas no verão. Com isolamento pelo interior, isto seria impossível.

0.0239 seg. NEW