A minha questão é a seguinte: só agora decidi fazer o registo na conservatória de um lote de terreno que comprei à algum tempo ( uma vez que será gratuito! - é de aproveitar). Tudo parecia simples: na conservatória o artigo não está descrito; nas finanças está tudo certinho excepto a área. porque apesar de na escritura ter uma area de 192 m2 na realidade tem uma área de 260 m2 ( não sei de onde veio esta discrepância tão grande pois na altura quando me falou em 192 m2 achei que seria a medida real pois conheço o terreno...engano o meu!). Como se trata de prédio urbano ( lote para construção) eu não sei o que terei de fazer para alterar a area: basta recolher as assinaturas dos confrontantes com uma declaração de que a area real são 260 m2 juntamente com planta topográfica? terei de apresentar novo IMI? e se no alvará de loteamento estiver também com a area de 192 m2 - terei de o alterar? como faço? que custos tem? é que além de ser uma situação algo esquisita não faço ideia como surgiu esta dualidade de medidas... Desde já agradeço a vossa colaboração
Novos Dados: afinal o prédio está descrito na conservatória. Finalmente consegui descobrir o alvará de loteamento de 73: 1) a área do prédio é afinal, segundo o alvará, de 270 m2. 2) o alvará não faz referência nenhuma a áreas de implantação, área bruta de construção, área bruta dependente, área bruta privativa, etc. Como é que vou conseguir estes dados para poder rectificar a respectiva área nas finanças? irei precisar de planta de localizão ou topográfica para apresentar junto com o IMI?