Iniciar sessão ou registar-se
    • pced
    • 30 abril 2010 editado

     # 1

    Estou para iniciar construção? Devo dar dinheiro sinal ao empreiteiro ou não?
  1.  # 2

    No meu caso não dei pois não nos foi pedido. E ainda bem pois as despesas já são tantas que essa não vinha nada a calhar...
    Mas tive outros (5) orçamentos e alguns pediam...
    • eu
    • 30 abril 2010

     # 3

    Não, não dê. Só se deve pagar uma tranche no fim de algum trabalho realizado.

    Um dos mandamentos fundamentais da construção é nunca pagar adiantado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: siclpema
  2.  # 4

    Esse pormenor deveria ter sido negociado anteriormente. É certo porem que hoje em dia não se podem confiar em ninguém. Daí, prudência se aconselha nestes casos. Normalmente para a adjudicação, qualquer empreiteiro solicita um valor até para reforçar a validade do contrato de empreitada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  3.  # 5

    Nao!
    Pagar serviços adiantados pq??
  4.  # 6

    Quem nasceu primeiro
    Velha questão

    Pagar serviços adiantados
    ou
    Fazer serviços de graça

    Quanto a mim é de receber sempre primeiro, será por uma questão economicista ou também por o calo já ter um certo volume.

    Mas é certo que pagar sem ter contrapartidas é complicado.
    Procure ter o máximo de informação possível e actue com ponderação.
  5.  # 7

    Colocado por: joao ganitoPagar serviços adiantados ou Fazer serviços de graça
    Quanto a mim é de receber sempre primeiro

    Esta agora...
    Então o normal não é nos ser prestado um serviço, e depois o cliente pagar?
    Senão vamos estar a pagar o que?
    E olhe que sou prestador de serviços...
  6.  # 8

    Boa tarde, nas minhas obras recebo sempre sinalização na adjudicação da obra e nunca tive nenhum cliente que me negasse. Ou então avança com os valores do material. Porque ninguém me garante, que o cliente aprova o orçamento e na data estipulada já com os trabalhos efectuados, ele me diz que não tem dinheiro. Efectuei uma obra em Setembro do ano passado, para remodelação de um restaurante, que só efectuava os trabalhos quando eram pagos antecipadamente porque me informaram que o cliente não era de boas contas. E deixei o quadro eléctrico por fazer para o final, para garantir que o pagamento era efectuado. Mas isso sou eu.

    O meu site aqui

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  7.  # 9

    é tudo uma questão de desconfiança.
    O dono de obra acha que não deve adiantar, verba sem ver algo feito.
    E por carga de água é que o empreiteiro tem que investir num terreno que não é seu material e mão de obra.
    Vai que o dono de obra não paga, é tudo muito bonito. Como à empreiteiros que não prestam
    também à quem queira fazer as moradias e ficar com o dinheiro.
    O dono de obra ao adjudicar uma obra a um empreiteiro tem que ter forçosamente confiança no mesmo´senão não vale a pena lhe entregar a dita obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  8.  # 10

    Quanto a mim deve ficar bem escrito preto no branco quando é que se paga, em quantas parcelas, etc. sendo que a última só se paga quando estiver tudo feito. Havendo contrato não há razões para ninguém desconfiar de ninguém.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PatSil
  9.  # 11

    Colocado por: cc121Quanto a mim deve ficar bem escrito preto no branco quando é que se paga, em quantas parcelas, etc. sendo que a última só se paga quando estiver tudo feito. Havendo contrato não há razões para ninguém desconfiar de ninguém.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dynamic444



    Não é bem assim. Imagine que faço uma obra de € 8000,00 e que fica estipulado que a última parcela é de € 1000.00 e o cliente não paga apesar de estar escrito preto no branco, o que faço? Coloco o cliente em tribunal? € 1000.00 não é muito, também não é pouco mas não chega para as despesas de tribunal.
    • macal
    • 1 maio 2010 editado

     # 12

    Colocado por: jafnO dono de obra ao adjudicar uma obra a um empreiteiro tem que ter forçosamente confiança no mesmo´senão não vale a pena lhe entregar a dita obra.

    ou
    O empreiteiro ao lhe ser adjudicada uma obra tem que ter forçosamente confiança se não não vale a pena receber a dita obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cc121
    • cc121
    • 1 maio 2010 editado

     # 13

    Colocado por: AlexMontenegro
    Colocado por: cc121Quanto a mim deve ficar bem escrito preto no branco quando é que se paga, em quantas parcelas, etc. sendo que a última só se paga quando estiver tudo feito. Havendo contrato não há razões para ninguém desconfiar de ninguém.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Dynamic444



    Não é bem assim. Imagine que faço uma obra de € 8000,00 e que fica estipulado que a última parcela é de € 1000.00 e o cliente não paga apesar de estar escrito preto no branco, o que faço? Coloco o cliente em tribunal? € 1000.00 não é muito, também não é pouco mas não chega para as despesas de tribunal.


    E imagine que eu pago tudo antes do trabalho feito e depois acontece o costume... olhe aquilo ficou mal feito, olhe preciso que me substitua aquilo...

    resposta: ah, vou lá dia tal. E depois passa a vida a dizer que vai lá no dia tal. Isto é o prato do dia.
  10.  # 14

    É daquelas conversas que não se chega nunca a lado nenhum.
    Quem faz tem todo o direito de decidir como quer fazer. Pede ou não adiantamento. Cada é que sabe como gerir o seu negócio.
    O cliente tem todo é o direito de escolher...
    Comigo, não pago nunca por serviços ainda não prestados.
    Como penso assim e tb presto serviços, tb NUNCA peço adiantamentos como é lógico.
    • eu
    • 3 maio 2010

     # 15

    Colocado por: Pedro Azevedo78Como penso assim e tb presto serviços, tb NUNCA peço adiantamentos como é lógico.


    Os empreiteiros também não pagam salários ou materiais adiantados, por isso, não têm que pedir adiantamentos.

    Mas depois dos trabalhos realizados, o cliente tem o dever de pagar as facturas atempadamente.
  11.  # 16

    Olá

    1º - tem que haver alguma confiança de ambas as partes
    2º - tem que haver um contrato bem definido, nomeadamente nas formas de pagamento
    3º - devem existir clausulas de penalização por incumprimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: siclpema
 
0.0205 seg. NEW