Iniciar sessão ou registar-se
    • pced
    • 1 maio 2010 editado

     # 1

    Tenho um terreno que me foi doado pelos meus pais.
    Estou solteiro e a minha namorada também.
    Estamos para começar a tratar do Crédito habitação.
    É mais vantajoso casar, ou não? Quais as vantagens e desvantagens?
  1.  # 2

    o melhor é mesmo casar, eu estive na mesma situação e já marquei o casamento hehehe

    o maior entrave por incrivel que pareça é quando tiverem filhos, pois repare numa coisa, o terreno não pode estar em nome dos dois enquanto solteiros.

    se tiverem um filho em comum e não existir casamento e se você (que neste caso é o proprietário do terreno e futuramente da casa) lhe acontecer algo mau e venha a falecer a sua companheira não tem direito nada nesse terreno nem nessa casa, o tereno e a casa vão ficar para os seus pais e o seu filho.

    se estivem casados com comunhão geral de bens não tem problema, pois o terreno tb será da sua companheira/futura esposa.
  2.  # 3

    Casar de propósito só por causa de um crédito? Ham?

    shok: E é mau a casa ficar para o filho? Não é isso que se quer?
  3.  # 4

    Colocado por: MartaDCasar de propósito só por causa de um crédito? Ham?

    shok: E é mau a casa ficar para o filho? Não é isso que se quer?


    o que se quer é isso, mas se estiver solteiro a casa é para os pais e para o filho ( a mulher não entra).

    ao passo que se estiver casado é para o filho e para a mulher.
  4.  # 5

    Pced

    Presta atenção na mulher do olho. Deu-te uma grande resposta.

    Tenho medo de dar concelhos, estou mais a vontade para dar sugestões. Pega em tua mulher, envolva ela nos teus braços e sufoque-a com um beijo verdadeiro. A seguir diga-lhe: Temos terreno. Será o banco ou a construção da casa o elo do nosso casamento? Se ela disser sim, troque de mulher. Se ela disser não, neste caso você tem companheira a sério.

    Em minha opinião a maior vantagem de um casamento esta no elo da autenticidade, isto é, vou me casar porque não há volta a dar. Este estágio de relacionamento leva tempo, no percurso desta trajectória existem divergências que deverão ser ultrapassadas. Alem de contratempos, para não afirmar algumas desilusões.

    Tudo isso para afirmar meu caro pced: Só case por incondicional amor a esta mulher, jamais pelo condicionalismo fiduciário do banco.

    A mulher do olho disse isso.

    Giba.
  5.  # 6

    Colocado por: shok
    Colocado por: MartaDCasar de propósito só por causa de um crédito? Ham?

    shok: E é mau a casa ficar para o filho? Não é isso que se quer?


    o que se quer é isso, mas se estiver solteiro a casa é para os pais e para o filho ( a mulher não entra).

    ao passo que se estiver casado é para o filho e para a mulher.


    Para mim, o que interessa é o meu filho. Nunca iria casar só por causa de um crédito. Mas não posso falar pelos outros. E todos temos maneiras diferentes de encarar as coisas.

    Ok, agora não disse nada de jeito lol
  6.  # 7

    ó marta, eu nunca disse que vou casar por causa de um crédito mas sim devido a o terreno só poder estar en nome de uma pessoa ou de um casal, nunca em nome de 2 pessoas solteiras, percebe!!!
  7.  # 8

    Caros, o casamento é um contrato. Ponto. Aqui há uns anos atrás, servia para esse propósito de "provar" (e está entre aspas porque o amor, aqui há uns anos, era das poucas coisas que se tinha em conta no casamento) o relacionamento entre duas pessoas. Hoje, é muito mais que isso. Deixem-se de pruridos quando alguém considera o casamento como "contrato" que tem que assinar para resolver coisas na vida que não o amor.
    •  
      MartaD
    • 2 maio 2010 editado

     # 9

    Colocado por: shokó marta, eu nunca disse que vou casar por causa de um crédito mas sim devido a o terreno só poder estar en nome de uma pessoa ou de um casal, nunca em nome de 2 pessoas solteiras, percebe!!!


    Não. Não percebo. Sou um bocadinho lerda.
    Obviamente que eu estava a falar do caso do user que abriu a thread, não era dele que estavamos a falar? ah não... eu sou lerda.

    Cada um faz o que bem entender da vida, mas se vêm aqui pedir opiniões...

    edit: Eu nunca casaria por nenhum desses motivos. Mas isso sou eu. Nem todos têm as mesmas limitações...
  8.  # 10

    Colocado por: shok
    o maior entrave por incrivel que pareça é quando tiverem filhos, pois repare numa coisa, o terreno não pode estar em nome dos dois enquanto solteiros.



    motivos do casamento à parte, não sei se será bem assim... a primeira coisa que me ocorreu foi como fazem nas situações, por exemplo, de sociedades ou compra entre socios? creio que não precisam 'casar' entre eles..... mas porque não questionar um advogado, por exemplo, e confirmar se o terreno não poderá ter o nome dos dois, ou só de um? ficava definitivamente esclarecido e ja poderia tomar essa decisão de casar, ou não, sem este 'peso'! ;)


    PS - verifiquei que disse que o terreno lhe tinha sido Doado...é filho unico? se não for convem que haja consenso entre todos os irmãos para evitar problemas mais tarde, em situação de partilhas....
  9.  # 11

    Mas o que está em causa é:
    Tendo me sido doado um terreno como solteiro, e fazer um crédito habitação os 2 em solteiros, a casa é dos 2?
  10.  # 12

    Meus caros... e o que é o casamento por civil, senão um mero contrato???
    Case-se amigo, depois se correr mal divorcia-se, loool.
  11.  # 13

    É lógico. A Partir do momento que for edificada uma construção sobre o lote de terreno urbano, este por sua vez passará a designar-se prédio urbano. O banco quando viabilizar o financiamento para a edificação, não vai promover a hipoteca somente sobre a obra, mas sim sobre a existência total, isto é, sobre o terreno e a edificação. Portanto o prédio urbano representará um bem comum a ambos proponentes.
    • dot
    • 4 maio 2010

     # 14

    Boa tarde

    Eu não sou casado e juntamente com a minha namorada comprei um terreno e o mesmo ficou no nome dos dois, não sendo que para isso fosse necessário estar casado. Agora não sei se isso se aplica a terrenos doados.

    cumprimenos
  12.  # 15

    Colocado por: dotBoa tarde

    Eu não sou casado e juntamente com a minha namorada comprei um terreno e o mesmo ficou no nome dos dois, não sendo que para isso fosse necessário estar casado. Agora não sei se isso se aplica a terrenos doados.

    cumprimenos


    o que me foi referido na conservatória é que o terreno não podia estar em nome dos dois.

    mas vou já averiguar isso, amanha já tenho aqui todos os detalhes legais sobre o assunto.
  13.  # 16

    bom dia
    Comigo passou-se o mesmo, e também tivemos que casar, claro que como já fazia parte dos nossos planos, não nos importamos. Agora o que me fui explicado, é que um casal de namorados pode sim senhora comprar casa, desde que esta já esteja construída, agora se for para construir nun terreno que so esteja no mome de um dos propotentes, não dá, tem que casar. Visto que o outro propotente tem responsabilidade em pagar, mas não tem qualquer direito à casa. E a lei não permite isso de forma alguma.

    cumprimentos
    •  
      FD
    • 5 maio 2010

     # 17

    Colocado por: pcedTendo me sido doado um terreno como solteiro, e fazer um crédito habitação os 2 em solteiros, a casa é dos 2?

    Não. Um contrato de crédito à habitação (mútuo) não é por si só uma transferência de propriedade.

    É possível contrair uma dívida, ter um empréstimo, e não ser proprietário do bem, é uma questão de o banco o aceitar.
    Por exemplo, é possível 2 pessoas contraírem um empréstimo e apenas uma delas entregar uma garantia (de pagamento, como a hipoteca de uma casa).
  14.  # 18

    FD
    Dificilmente conseguiria agilizar uma hipoteca nestes moldes, depreendo que para obter aprovação, deveriam estar envolvidos condicionalismos que iriam retirar o interesse da operação de financiamento a construção. Principalmente por parte do proponente que não possuí o terreno. Para estas questões utiliza-se a fiança.
  15.  # 19

    Se casar pelo civil antes de fazer o crédito, a casa é logo dos 2?
    É preciso fazer novos registos na Conservatória e nova escritura? Mais custos?
  16.  # 20

    isso depende do casamento, comunhão de bens adquiridos, geral de bens, separação de bens, etc...

    Antes da casa tem de ver o terreno, se casarem em comunhão geral de bens não tem qualquer problema, porque é dos bems que você jã tem e dos que vai adquirir. caso contrário já não.
 
0.0219 seg. NEW