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  1.  # 1

    Boa tarde.

    Em primeiro lugar queria dar os parabéns por este fórum. De facto torna-se extremamente útil.

    As questões que queria colocar são as seguintes:

    Moro num prédio em Ermesinde, com 6 fracções, à cerca de um ano e meio. Quando cheguei foi-me informado que desde à três anos, o administrador do condomíno foi sempre o mesmo condómino e prontamente me fui apresentar a esse senhor com o intuito de saber o ponto de situação.

    O administrador informou-me que à TRÊS ANOS(!!!!) que não havia reunião de apresentação de contas, mas que estaria para breve. Entretanto o tempo foi passando e tivemos de reunir por causa de uma avaria do elevador. Nessa reunião (em Novembro último) ficou decidido fazer reunião de apresentação e aprovação de contas dos 3 anos anteriores em Janeiro deste ano.

    Acontece que até à data a reunião ainda não foi sequer marcada...

    Em primeiro lugar gostaria que me informasse como devo eu e os restantes condóminos proceder para que se faça reunião o quanto antes. Nomeadamente prazos para avisar a administração, como o fazer, ect.

    Pergunto também se poderemos fazer esse aviso com cerca de 6 dias de antecedência e se o podemos fazer através de um aviso colocado em local de passagem de todos os moradores? Pergunto isto porque o actual administrador, quando teve de marcar reunião por causa da avaria no elevador, o fez com um papel afixado no hall de entrada, na vespera.

    No caso de na reunião marcada pelos condóminos, o administrador não aparecer, podemos nessa altura decidir passar a administração para uma empresa de gestão de condomínios e com que maioria? Se sim, o que poderá ser feito posteriormente para obrigar o actual administrador a apresentar as contas? Já falei com os outros 4 condóminos e todos concordam em passar a gestão para uma empresa.

    Entretanto, teremos de abrir nova conta e passar a depositar o dinheiro lá? É que apenas o actual administrador tem acesso à conta usada para pagar as despesas.

    Actualmente o administrador está a usar duas contas, uma num banco e outra que diz ser dinheiro de caixa, para pagamento da limpeza do edificio e eventuais extras. Ele supostamente paga o seu condomínio para essa conta de caixa, em conjunto com outra moradora e até à data não apresentou qualquer comprovativo de pagamentos para esta conta de caixa. Essa situação é legal ou deveria haver apenas uma conta?

    Como já deve ter percebido. o administrador acha que pode fazer o que bem entende e inclusivamente estaciona um carro em frente à sua garagem interior, num local onde está estípulado que não o pode fazer. Para além disso, colocou um armário a cair de podre, entre a sua e a minha garagem, no mesmo local onde estaciona, contrariando também o que está estípulado.

    Gostaria de saber se na reunião de apresentação de contas podemos incluir uma votação para passar a haver pagamento de multas por não cumprimento das regras acima mencionadas.

    Por último, queria informar que como forma de pressão para que as contas sejam apresentadas, desde Fevereiro deste ano que eu e outro condómino não pagamos o condomínio. O que acha desta nossa tomada de posição e que consequencias poderá ter?

    Desde já pedindo desculpa pelo elevado número de questões levantadas e agradecendo desde já a disponibilidade para lhes responder, despeço-me cordialmente.

    Nuno Sal
  2.  # 2

    Caro Nuno, boa tarde. A situação que apresenta é deveras desagradável, pois pode pôr em risco o bom nome do condomínio, o que o mesmo é dizer dos condóminos. É situação para analisar localmente, pelo que, se assim o entender, deslocar-me-ei ao local e hora que indicar, pois sou de perto. Faço-o graciosamente, bastanto para tanto indicar através do e-mail com que assino estas minhas intervenções. Certamente encontraremos, em conjunto, a solução desses problemas.Fique bem
    [email protected]
    Cumprimentos
  3.  # 3

    Desde já agradeço a pronta resposta e entrarei em contacto via mail.

    Cumprimentos,

    Nuno Sal
 
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