Estou a preparar um orçamento para a reparação total de um terraço, e o problema é o seguinte, o terraço foi inicialmente isolado com tela de alcatrão, como continuava a chuver nos apartamentos, o construtor colocou por cima da tijoleira tela liquida com rede, o problema é quo terraço tem 300m2 e não tem juntas de dilatação, então está todo levantado e o isolamento de tela liquida podre em muito sitios.
Eu penso que a melhor solução será partir a betomilha e a tijoleira, colocar nova betomilha e isolamento da Kerakoll com rede e posteriormente o pavimento. A minha duvida é se devo deixar lá a tela de alcatrão ou será melhor partir tudo até à placa e fazer todos os enchimentos de novo?
O preço que estou a levar é de 50€/m2 está inlcuido toda a mão de Obra e material: -partir todo o isolamento e betomilha -limpar todos os entulhod p/ contentor -nova betomilha com juntas de dilatação -isolamento -pavimento a 8€ aplicado com cola flexivel h40 flex -primario nas juntas de dilatação -silicone proprio para juntas de dilatação -rejuntamento -limpeza geral do terraço
O terraço fica num edificio a 10km da minha cidade e é um 3º andar com escadas.
Hoje e amanhã não lhe posso responder, dado aindar estar a trabalhar e amanhã estou o dia todo no Alentejo, mas tiver pressa ligue-me amanhã para o telemóvel, porque está a partir desnecessáriamente, podendo poupar bastante dinheiro.
Tinha-lhe deixado o meu numero de telefone para me ligar, porque seria mais fácil esclarecer alguns pontos importantes.
Quando temos infltrações num terraço, partir e voltar a fazer tudo, pode não ser a melhor solução, porque pode-se repetir os erros que levaram às infiltrações. Esses erros costumam andar nos seguintes sitios:
1º - Junto às saidas para os tubos de descarga. Essas zonas são sempres mal feitas, porque dobram as telas lpara dentro do tubo, mas como é bnecessário fazer uns cortes na tela, esses cortes vão crescendo, acabando por passar para fora dos tubos, criando um ponto de entrada de água para debaixo da tela asfáltica. A solução passa por usar nestes pontos uma saida de água vertical ou horizontal, soldada entre a primeira tela e a segunda tela. Exemplo http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=F141&lng=1&site=1
2º - Na transição entre o terraço e as paredes. estas zonas são submetidas a grandes esforços devido às variações térmicas, peço que as soldaduras têm tendência a abrir. a solução passa por colocar uma banda de reforço com 10m de comprimento e 30cm de largura ao longo desta zona, como se fosse um rodapé. Repare na tela que está sob as outras 2, na imagem seguinte: http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/Danosa3.jpg
3º - Pendentes mal feitas. Este problema apenas agrava as infiltrações, porque se a água ficar parada numa zona e houver ai uma pequena fissura, a água acabará por entrar e cedo ou tarde acabará por provaocar estragos maiores.
4º - Juntas nos mosaicos demasiado pequenas. Existe a tendência para ao assentar os mosaicos nos terraços e varandas, deixar as juntar demasiado pequenas ou mesmo encostar os mosaico uns aos outros. Ora estas zonas são submetidas a grandes variações térmicas, e os materiais dilatam e contraem. Ao estarem encostados, não tẽm espaço para dilatar e ao empurrarem-se uns aos outros, provocam o seu descolamento. Caso a impermeabilização esteja em boas condições, não deveria contribuir para o problema, mas caso existam problemas, esta barreira ao deixar de funcionar, vai ajudar às infiltrações.
Este testamento todo para justificar as minhas opções e vamos dividir o problema em 3:
1º - Base e/ou pendentes Caso as pendentes estejam em condições, vai partir tudo porquê? Não há necessidade, porque vai estar a remover uma betonilha para fazer outra, isto é, gasta dinheiro inutilmente. Assim e caso as pendentes estejam correctas, remova tudo até às telas asfálticas
2º - Impermeabilização pelo que diz, já lá existe uma impermeabilização em tela. Quando remover o mosaico e betonilha superiores, tenha cuidado para não destruir esta tela, até perceber o seu estado. Dos pontos que lhe disse acima, os problemas não estarão na zona plana, pelo que estar a remover esta tela, é inútil. Remova apenas as zonas que estivem soltas ou degradadas. Refaça as meias canas periféricas, aplique a banda de reforço, conforme o pormenor acima, depois aplique uma tela de 3kg/m2 com armadura de fibra de vidro (minimo 50g/m2) por baixo e uma tela de 3kg/m2 com armadura de PVC (160g/m2) por cima. No final aplique um geotêxtil de 150 ou 200g/m2, para proteger as telas das betonilhas que lhe vai colocar em cima
Sendo um terraço e no Algarve, escolha telas com betume SBS que têm coeficientes de elasticidade maiores que as tradicionais telas com betume APP. A Danosa a Tisapex e mais algumas marcas já comercializam dessas telas em Portugal.
3º - Revestimento Em cima o geotêxtil, faça uma betonilha com 5cm para assentar o mosaico final, e pode colocar fibras de polipropileno na argamassa (1kg custa 5€ e dá para 2m3 de argamassa), as quais irão reforçar muito a betonilha. Para os mosaico esolha um cimento cola apropriado para o material que vai aplicar, porque o facto de ser flexivel pode não chegar.
Existem cimentos cola diferentes, consoante o mosaico é cerâmico, grês, porcelanatos, etc e dado ser um local dificil, é melhor falar com os homens da cola e pedir-lhes a opinião, assim como a largura de junta que deve colocar e qual o betume de juntas que deve utilizar, o qual também terá de ser flexivel. As larguras ds juntas variam muito consoante a exposição, material e a própria cor
4º Pormenores As juntas de dilatação terão de ser feitas também na tela, utilizado os "chouriços", senão tem uma zona a dilatar e a tela sob pressão, o que é pouco recomendável
Nas juntas tanto pode usar silocone de poliuretano (A sika tem uns muitos bons), como pode usar perfis. Prefiro os perfis, porque os silicones exigem manutenção, o que já sabemos não existe. A Profilpas.com, tem uma colecção grande
Quanto ao dinheiro, depende muito das condições de acesso, mas a montagem de uma torre de andaime com uma grueta e um tubo de descarga de entulhos, poupa-lhe rios de dinheiro em serventes.
Cumprimentos
Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome
a Betonilha por cima do tela está toda oca por baixo assim como algum do pavimento, ao ir retirar o pavimento com o matelo electrico a betonilha parte muito provavelmente.
A tela existente não está a isolar, porque nos apartamentos, aparecem muitas infiltrações. Eu estava a pensar fazer uma betonilha por cima da tela, e colocar o material da kerakoll com rede e esquartelar a betonilha em áreas de 25 m2.
Para remoção de entulhos e fazer betonilha vou ter de partir um bocado bo muro do terraço para colocar uma grueta e vou usar um tubo de descarga com contentores alugados.
Pelo que percebi o amigo Paulo Correia prefere as telas?
Sim prefiro as telas por uma questão de custos. as soluções de tela liquida, por principio, não me inspiram confiança, mas posso estar enganado, mas só valerão a pena caso sejam mais baratas, porque os custos são muito importantes. Para essa área deve conseguir um preço de 15€/m2 nas telas. Não conheço os preços da Kerakoll, mas deverá fazer bem as contas, para saber se vale a pena.
Julgo que as soluções de tela liquida se aplicam, quando não se quer mexer no existente, sendo nessa altura mais económicas, mas ao estar a mexer no existente, perde essa vantagem.
No entanto, para balizar as coisas, tenho uma má impressão da malta dos quimicos, porque prometem muito em soluções xpto e depois aquilo, além de caro, não funciona. Lembro-me sempre dos hidrofugantes, impermeabilizantes, anti grafitti e coisas do género.
A betonilha que está por cima da tela, deve ser sempre retirada, até para se poder aplicar novo isolamento. Se as telas existente estiverem colodas, ao retirá-las, ganha o quê? Mal não fazem e retirar tela asfáltica colada, é dificil. Como é que vai fazer o remates com a tela liquida nos muros e nas saidas de água? Como é que vai manter a continuidade no esquartelamento?
Pessoalmente retiraria toda a betonilha que está por cima das tela existente, limpava aquilo bem e colocava novas telas por cima das existentes, tendo em atenção os remates e transições que referi acima
A tela liquida da kerakoll é à base de latex, fica aqui o link para poder ver (http://www.kerakoll.com/por/catalogo_dett.asp?idp=753), o preço anda por volta dos 5,00/m2 o material, sendo que a aplicação é bastante facil, qualquer pedreiro minimamente qualificado consegue dar a tela liquida sob a tela (http://www.kerakoll.com/por/catalogo_dett.asp?idp=756). A tela irá dobrar nos rodapés à altura de +/- 15cm e as saidas de águas pluviais serão dobradas para o interior dos tubos, sendo a sua colagem muito mais facil que a tela asfaltica. Quanto ao esquartelamento este será cheio com a tela liquida, ficando tudo num só corpo no final.
temos a vantagem de ter garantia de 5 anos para o material e aplicação, porque o técnico deles acompanha i inicio da colocação e o fim, antes de colocar tijoleira.
Tenha cuidado com a garantia, porque eles só costumam dar garantias, quando a aplicação for da responsabilidade deles. Não sendo, podem sempre argumentar que foi devido a uma má aplicação. Faça uma coisa. Peça-lhes para mostrarem exemplos de trabalhos já realizados e de preferência com alguns anos e vá ver. Se começarem a esquivar-se, desconfie.
Não se esqueça que a garantia para com o condominio é sua, não deles
O valor parece-me bom, porque o sistema completo com telas custa cerca de 45€ a custo. Como a tela liquida é mais barata e poderá não ter de partir tudo, pode ganhar ai bom dinheiro. No entanto eu confirmava com cuidado o valor de 5€/m2, porque me parece baixo, até porque a rede de PVC custa 1€.
O rendimento de tabela é de 1.6 kg/m² por mm de espessura e terá de levar 2 demãos de 2mm cada, pelo que terá um consumo de 6.4kg/m2 sem desperdicio. veja lá bem esse preço, para não ter surpresas bem desagradáveis.
Sim amigo a rede não está incluída nos 5€, aquuilo é apenas a tela liquida, para a rede contabilizeei 1,2€/m2.
Aos consumos como o terraço tem 300m2 fiz uma média de 315m2, contando com o rodapé e desperdicio, sendo que na colocação se a betonilha estiver bem executada o desperdicio é quase minimo.
Sabem me informar o nome e contacto de 3 empresas (idôneas) que façam esse tipo de serviço no Algarve? Preciso levantar orçamentos e, nas listas telefônicas, parece que só existe Lisboa em Portugal.
Curioso. É que o nosso amigo Vasco (que iniciou o tópico) tem uma empresa que é a Construtora Silvense, Lda_ Acho que o contacto está na Bolsa de trabalho do forum. Pelo que vi no site da empresa, parece-me que trabalha com muita qualidade Um abraço
Estas pessoas agradeceram este comentário: Benfica
Vou passar o contacto do Sr. Vasco Tomé à administradora do condomínio. O prédio fica em Loulé. Por mim, avançada eu mesma com o pedido dos orçamentos, mas o meu marido prefere que a administradora cuide disso. Caso não cuide, aí, sim, teremos que cuidar nós.