Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Venho pedir a vossa opinião.


    Estou a preparar um orçamento para a reparação total de um terraço, e o problema é o seguinte, o terraço foi inicialmente isolado com tela de alcatrão, como continuava a chuver nos apartamentos, o construtor colocou por cima da tijoleira tela liquida com rede, o problema é quo terraço tem 300m2 e não tem juntas de dilatação, então está todo levantado e o isolamento de tela liquida podre em muito sitios.

    Eu penso que a melhor solução será partir a betomilha e a tijoleira, colocar nova betomilha e isolamento da Kerakoll com rede e posteriormente o pavimento. A minha duvida é se devo deixar lá a tela de alcatrão ou será melhor partir tudo até à placa e fazer todos os enchimentos de novo?

    O preço que estou a levar é de 50€/m2 está inlcuido toda a mão de Obra e material:
    -partir todo o isolamento e betomilha
    -limpar todos os entulhod p/ contentor
    -nova betomilha com juntas de dilatação
    -isolamento
    -pavimento a 8€ aplicado com cola flexivel h40 flex
    -primario nas juntas de dilatação
    -silicone proprio para juntas de dilatação
    -rejuntamento
    -limpeza geral do terraço

    O terraço fica num edificio a 10km da minha cidade e é um 3º andar com escadas.
  2.  # 2

    Boas noites :)

    Hoje e amanhã não lhe posso responder, dado aindar estar a trabalhar e amanhã estou o dia todo no Alentejo, mas tiver pressa ligue-me amanhã para o telemóvel, porque está a partir desnecessáriamente, podendo poupar bastante dinheiro.

    Cumps
  3.  # 3

    Não quero importunar o amigo, quando tiver alguma novidade apite.

    Onrigado
  4.  # 4

    Tinha-lhe deixado o meu numero de telefone para me ligar, porque seria mais fácil esclarecer alguns pontos importantes.

    Quando temos infltrações num terraço, partir e voltar a fazer tudo, pode não ser a melhor solução, porque pode-se repetir os erros que levaram às infiltrações. Esses erros costumam andar nos seguintes sitios:

    1º - Junto às saidas para os tubos de descarga. Essas zonas são sempres mal feitas, porque dobram as telas lpara dentro do tubo, mas como é bnecessário fazer uns cortes na tela, esses cortes vão crescendo, acabando por passar para fora dos tubos, criando um ponto de entrada de água para debaixo da tela asfáltica. A solução passa por usar nestes pontos uma saida de água vertical ou horizontal, soldada entre a primeira tela e a segunda tela. Exemplo http://portal.danosa.com/danosa/CMSServlet?node=F141&lng=1&site=1

    2º - Na transição entre o terraço e as paredes. estas zonas são submetidas a grandes esforços devido às variações térmicas, peço que as soldaduras têm tendência a abrir. a solução passa por colocar uma banda de reforço com 10m de comprimento e 30cm de largura ao longo desta zona, como se fosse um rodapé. Repare na tela que está sob as outras 2, na imagem seguinte: http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/Danosa3.jpg

    Note também o pormenor da dobragem das telas na vertical, sob o revestimento da parede. caso não possa ser feito, o remate da telas deverá ser feito com perfis, conform exemplo em http://i235.photobucket.com/albums/ee172/pagc1966/Danosa2.jpg

    3º - Pendentes mal feitas. Este problema apenas agrava as infiltrações, porque se a água ficar parada numa zona e houver ai uma pequena fissura, a água acabará por entrar e cedo ou tarde acabará por provaocar estragos maiores.

    4º - Juntas nos mosaicos demasiado pequenas. Existe a tendência para ao assentar os mosaicos nos terraços e varandas, deixar as juntar demasiado pequenas ou mesmo encostar os mosaico uns aos outros. Ora estas zonas são submetidas a grandes variações térmicas, e os materiais dilatam e contraem. Ao estarem encostados, não tẽm espaço para dilatar e ao empurrarem-se uns aos outros, provocam o seu descolamento. Caso a impermeabilização esteja em boas condições, não deveria contribuir para o problema, mas caso existam problemas, esta barreira ao deixar de funcionar, vai ajudar às infiltrações.

    Este testamento todo para justificar as minhas opções e vamos dividir o problema em 3:

    1º - Base e/ou pendentes
    Caso as pendentes estejam em condições, vai partir tudo porquê? Não há necessidade, porque vai estar a remover uma betonilha para fazer outra, isto é, gasta dinheiro inutilmente. Assim e caso as pendentes estejam correctas, remova tudo até às telas asfálticas

    2º - Impermeabilização
    pelo que diz, já lá existe uma impermeabilização em tela. Quando remover o mosaico e betonilha superiores, tenha cuidado para não destruir esta tela, até perceber o seu estado. Dos pontos que lhe disse acima, os problemas não estarão na zona plana, pelo que estar a remover esta tela, é inútil. Remova apenas as zonas que estivem soltas ou degradadas. Refaça as meias canas periféricas, aplique a banda de reforço, conforme o pormenor acima, depois aplique uma tela de 3kg/m2 com armadura de fibra de vidro (minimo 50g/m2) por baixo e uma tela de 3kg/m2 com armadura de PVC (160g/m2) por cima. No final aplique um geotêxtil de 150 ou 200g/m2, para proteger as telas das betonilhas que lhe vai colocar em cima

    Sendo um terraço e no Algarve, escolha telas com betume SBS que têm coeficientes de elasticidade maiores que as tradicionais telas com betume APP. A Danosa a Tisapex e mais algumas marcas já comercializam dessas telas em Portugal.

    3º - Revestimento
    Em cima o geotêxtil, faça uma betonilha com 5cm para assentar o mosaico final, e pode colocar fibras de polipropileno na argamassa (1kg custa 5€ e dá para 2m3 de argamassa), as quais irão reforçar muito a betonilha. Para os mosaico esolha um cimento cola apropriado para o material que vai aplicar, porque o facto de ser flexivel pode não chegar.

    Existem cimentos cola diferentes, consoante o mosaico é cerâmico, grês, porcelanatos, etc e dado ser um local dificil, é melhor falar com os homens da cola e pedir-lhes a opinião, assim como a largura de junta que deve colocar e qual o betume de juntas que deve utilizar, o qual também terá de ser flexivel. As larguras ds juntas variam muito consoante a exposição, material e a própria cor

    4º Pormenores
    As juntas de dilatação terão de ser feitas também na tela, utilizado os "chouriços", senão tem uma zona a dilatar e a tela sob pressão, o que é pouco recomendável

    Nas juntas tanto pode usar silocone de poliuretano (A sika tem uns muitos bons), como pode usar perfis. Prefiro os perfis, porque os silicones exigem manutenção, o que já sabemos não existe. A Profilpas.com, tem uma colecção grande

    Quanto ao dinheiro, depende muito das condições de acesso, mas a montagem de uma torre de andaime com uma grueta e um tubo de descarga de entulhos, poupa-lhe rios de dinheiro em serventes.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome
  5.  # 5

    Boas

    a Betonilha por cima do tela está toda oca por baixo assim como algum do pavimento, ao ir retirar o pavimento com o matelo electrico a betonilha parte muito provavelmente.

    A tela existente não está a isolar, porque nos apartamentos, aparecem muitas infiltrações. Eu estava a pensar fazer uma betonilha por cima da tela, e colocar o material da kerakoll com rede e esquartelar a betonilha em áreas de 25 m2.

    Para remoção de entulhos e fazer betonilha vou ter de partir um bocado bo muro do terraço para colocar uma grueta e vou usar um tubo de descarga com contentores alugados.

    Pelo que percebi o amigo Paulo Correia prefere as telas?
  6.  # 6

    Sim prefiro as telas por uma questão de custos. as soluções de tela liquida, por principio, não me inspiram confiança, mas posso estar enganado, mas só valerão a pena caso sejam mais baratas, porque os custos são muito importantes. Para essa área deve conseguir um preço de 15€/m2 nas telas. Não conheço os preços da Kerakoll, mas deverá fazer bem as contas, para saber se vale a pena.

    Julgo que as soluções de tela liquida se aplicam, quando não se quer mexer no existente, sendo nessa altura mais económicas, mas ao estar a mexer no existente, perde essa vantagem.

    No entanto, para balizar as coisas, tenho uma má impressão da malta dos quimicos, porque prometem muito em soluções xpto e depois aquilo, além de caro, não funciona. Lembro-me sempre dos hidrofugantes, impermeabilizantes, anti grafitti e coisas do género.

    A betonilha que está por cima da tela, deve ser sempre retirada, até para se poder aplicar novo isolamento. Se as telas existente estiverem colodas, ao retirá-las, ganha o quê? Mal não fazem e retirar tela asfáltica colada, é dificil.
    Como é que vai fazer o remates com a tela liquida nos muros e nas saidas de água?
    Como é que vai manter a continuidade no esquartelamento?

    Pessoalmente retiraria toda a betonilha que está por cima das tela existente, limpava aquilo bem e colocava novas telas por cima das existentes, tendo em atenção os remates e transições que referi acima
  7.  # 7

    lol

    A tela liquida da kerakoll é à base de latex, fica aqui o link para poder ver (http://www.kerakoll.com/por/catalogo_dett.asp?idp=753), o preço anda por volta dos 5,00/m2 o material, sendo que a aplicação é bastante facil, qualquer pedreiro minimamente qualificado consegue dar a tela liquida sob a tela (http://www.kerakoll.com/por/catalogo_dett.asp?idp=756). A tela irá dobrar nos rodapés à altura de +/- 15cm e as saidas de águas pluviais serão dobradas para o interior dos tubos, sendo a sua colagem muito mais facil que a tela asfaltica. Quanto ao esquartelamento este será cheio com a tela liquida, ficando tudo num só corpo no final.

    temos a vantagem de ter garantia de 5 anos para o material e aplicação, porque o técnico deles acompanha i inicio da colocação e o fim, antes de colocar tijoleira.
  8.  # 8

    Tenha cuidado com a garantia, porque eles só costumam dar garantias, quando a aplicação for da responsabilidade deles. Não sendo, podem sempre argumentar que foi devido a uma má aplicação.
    Faça uma coisa. Peça-lhes para mostrarem exemplos de trabalhos já realizados e de preferência com alguns anos e vá ver. Se começarem a esquivar-se, desconfie.

    Não se esqueça que a garantia para com o condominio é sua, não deles
  9.  # 9

    Obrigado pela ajuda e esclarecimentos.

    Depois eu conto novidades.

    Quanto ao preço que estou a pedir acha muito (55€/m2)?
  10.  # 10

    O valor parece-me bom, porque o sistema completo com telas custa cerca de 45€ a custo. Como a tela liquida é mais barata e poderá não ter de partir tudo, pode ganhar ai bom dinheiro. No entanto eu confirmava com cuidado o valor de 5€/m2, porque me parece baixo, até porque a rede de PVC custa 1€.

    O rendimento de tabela é de 1.6 kg/m² por mm de espessura e terá de levar 2 demãos de 2mm cada, pelo que terá um consumo de 6.4kg/m2 sem desperdicio. veja lá bem esse preço, para não ter surpresas bem desagradáveis.

    Cumps
  11.  # 11

    Sim amigo a rede não está incluída nos 5€, aquuilo é apenas a tela liquida, para a rede contabilizeei 1,2€/m2.

    Aos consumos como o terraço tem 300m2 fiz uma média de 315m2, contando com o rodapé e desperdicio, sendo que na colocação se a betonilha estiver bem executada o desperdicio é quase minimo.

    Obrigadinho pela ajuda.
  12.  # 12

    Sabem me informar o nome e contacto de 3 empresas (idôneas) que façam esse tipo de serviço no Algarve? Preciso levantar orçamentos e, nas listas telefônicas, parece que só existe Lisboa em Portugal.

    Obrigada.
  13.  # 13

    Curioso.
    É que o nosso amigo Vasco (que iniciou o tópico) tem uma empresa que é a Construtora Silvense, Lda_
    Acho que o contacto está na Bolsa de trabalho do forum.
    Pelo que vi no site da empresa, parece-me que trabalha com muita qualidade
    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Benfica
  14.  # 14

    Obrigado amigo engcarlos pelo apoio e confiança.

    Pode ver alguns trabalhos de impermeabilização no nosso blog:

    http://construtorasilvense.blogspot.com/2009/03/impermeabilizacao-de-cobertura.html

    O meu contacto é 961580615
  15.  # 15

    Obrigada pela dica, engcarlos.

    Vou passar o contacto do Sr. Vasco Tomé à administradora do condomínio. O prédio fica em Loulé.
    Por mim, avançada eu mesma com o pedido dos orçamentos, mas o meu marido prefere que a administradora cuide disso. Caso não cuide, aí, sim, teremos que cuidar nós.

    Obrigada pela vossa atenção.
 
0.0204 seg. NEW