Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    TypeR, pelo que percebi temos alguns sistemas que certamente o poderiam auxiliar. Sugiro que "espreite" este vídeo sobre uma marca que utilizamos muito para controle de iluminação e estores:

    http://www.youtube.com/watch?v=GA8jrwjSdeI

    O sistema chama-se Domintell, e é modular (só acrescenta os módulos que necessita): www.domintell.be

    Além disso foi desenvolvido exclusivamente para domótica, é programável e pelo experiência que temos é muito robusto. Temos este sistema em demonstração nas nossas lojas.

    Inclusive, falei agora com um colega e saiu um equipamento com sensor crepuscular (de intensidade luminosa) que penso servirá para aquilo que pretende.
    • GA
    • 8 dezembro 2010

     # 22

    Boa noite,

    Vou começar a construção da minha moradia brevemente e estou interessado em algumas funcionalidades da domótica, mas estou completamente fora de preços.
    Não tenho interesse por uma casa hiper-domotizada, mas gostava de ter um sistema que me permitisse:
    - ajustar a quantidade de iluminação em todas as divisões;
    - permitir controlar as saídas de A/C (para que, por exemplo, possa estar na sala e 10 minutos antes de me ir deitar poder accionar o a/c do meu quarto sem me levantar);
    - som pela casa;
    - talvez poder ligar/desligar as luzes exteriores;
    A casa terá 200 m2, térrea e T4.
    Alguém tem noção de quanto me pode sair um sistema destes?

    obrigado, cumprimentos
  2.  # 23

    É dificil apontar um valor, (e nem seria eu a pessoa indicada para lho dar)...

    Mas depende de múltiplos factores (número de circuitos, funcionalidades pretendidas, material a utilizar, protocolo em que se vai basear a sua domótica, etc, etc). Para lhe dar um exemplo, ainda esta semana, durante as minhas leituras sobre KNX (protocolo que irá ser utilizado na minha instalação eléctrica/domótica), esbarrei nuns interruptores da basalte.be que achei bastante interessantes. Mas os respectivos preços andam à volta dos 400€ (cada interruptor)... Multiplicando isto por 10 divisões (que talvez sejam mais) e utilizando apenas e só um interruptor em cada divisão, só em interruptores seriam 4000€... Obviamente que existem soluções bastante mais baratas!

    Se não se meter em grandes loucuras (tipo os interruptores que eu referi), a instalação eléctrica fica-lhe mais cara que uma instalação eléctrica convencional (talvez uns 40% mais cara), mas o conforto e as funcionalidades possíveis compensam o investimento.

    As funções que você refere serão integradas com relativa facilidade utilizando o KNX.

    Existem aqui pelo forum alguns tópicos bastante interessantes sobre domótica e poderão ser uma boa base de partida... Perca umas horas a ler sobre assunto nomeadamente o ficheiro que anexo, que foi disponibilizado noutro tópico sobre o tema.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GA
 
0.0107 seg. NEW