Boa noite, tenho umas dúvidas com o preenchimento do anexo G e gostaria que alguém me ajudasse... em fevereiro de 2009 vendi a minha casa por um um preço escriturado inferior ao da compra (compra: 87.500 euros; venda: 50.000 euros). Como é que declaro esta situação no anexo G?
Comprei outra em Dezembro de 2009 por 135.000 euros escriturados. Pedi a totalidade do dinheiro ao banco, mas só declarei a aquisição da casa às finanças em Janeiro de 2010 para efeitos do IMI. Terei de mencionar também esta aquisição no anexo G? Se sim quando? Este ano ou para o ano que vem?
Tem que declarar obrigatóriamente a venda na sua declaração de IRS de 2009 (Anexo G ou G1 - este se a tinha adquirido antes de 1989). Só tem que preencher com as datas e respectivos valores de compra e de venda, bem como a identificação do imóvel. Prazo (internet): 28/5/2010.
Como pediu o dinheiro todo ao banco para a outra casa não vai poder reinvestir qualquer valor da que vendeu; mas também não precisava porque não obteve mais valias (50.000-87.500=-37.500)