Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Ok, estamos de volta à mesma conversa fiada: quanto da sua facturação é lucro? 10% ?? 15% ??

Mais ou menos por aí,Hás vezes menos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: luisvv
  2.  # 182

Afinal não é um emprego com especialização?Penso que é...porque se ninguém lá estiver quem é que vai fazer o serviço?é o Belmiro Mete Medo?Quem lá estiver trabalha e bem.

A questão é um bocado diferente: quantas pessoas há disponíveis para fazer aquele trabalho?
  3.  # 183

Comecemos por aqui: o ordenado mínimo é um valor, estabelecido de forma arbitrária pelo legislador, sem qualquer relação directa com a produção de riqueza de um trabalhador. O simples facto de contratar uma pessoa não garante que o trabalho dela produza esse valor (mais os restantes custos do trabalho+a margem de lucro da empresa)

Se é estabelecido de forma arbitrária;não o devia ser.um ordenado deve ter em 1ºlugar relação com a sua produção de riqueza,e com as despesas que aí advêm,tais como segurança social,electricidade,água,limpezas,seguros,impostos,etc...a partir daqui é que se deveria fazer uma análise de atribuição de ordenado mínimo.Muitas vezes um trabalhador produz muito mais que isso,e deveria ser bem remunerado sobre o que realmente trabalha.
  4.  # 184

Ora aqui vamos nós: o ordenado dos seus empregados, quem o define? Está disposto a ouvir os palpites e opiniões que eu tenha sobre a forma como lhes paga ?

Quem define os ordenados sou eu...
    E não me predisponho a aceitar palpites sobre a forma como lhes pago.
  5.  # 185

10% ?? 15% ?? Mais ou menos por aí,Hás vezes menos.

Aleluia !!!! Finalmente chegou-se à frente. Ok, vamos então às questões difíceis:

1) O Jorge factura X e tem 10% de lucro.
    2) No 1ºTrimestre de 2010, o Modelo Continente facturou pouco mais de 1500 milhões de euros e teve um lucro de 79 milhões de euros. Muito dinheiro ? Certamente - mas mesmo assim, pouco mais de 5% do volume de negócios.

A conclusão: o Jorge Rocha é um explorador. Se reduzir a sua margem de lucro até aos níveis da Sonae os seus funcionários podiam estar muito melhor!!!
  6.  # 186

Colocado por: luisvv

A questão é um bocado diferente: quantas pessoas há disponíveis para fazer aquele trabalho?

Penso que não muitas porque para além de ser pago precáriamente,é muito cansativo ter que estar sentado.
    Essa pergunta faz-me lembrar quantos leões estão disponíveis para ir à carcaça?
  7.  # 187

Aleluia !!!! Finalmente chegou-se à frente. Ok, vamos então às questões difíceis:

1) O Jorge factura X e tem 10% de lucro.
    2)No 1ºTrimestre de 2010, o Modelo Continente facturou pouco mais de 1500 milhões de euros e teve um lucro de 79 milhões de euros. Muito dinheiro ? Certamente - mas mesmo assim, pouco mais de 5% do volume de negócios.

A conclusão: o Jorge Rocha é um explorador. Se reduzir a sua margem de lucro até aos níveis da Sonae os seus funcionários podiam estar muito melhor!!!

Se eu reduzir para 5%,os funcionários estarão pior,pois o que a empresa lucra em termos gerais é para pagar ordenados também.
  8.  # 188

Observei na televisão com uma jornalista a fazer compras num super mercado português,e a fazer as mesmas compras num supermercado Alemão.E observou-se que cá se pagava mais cerca de 5%,que quer dizer que o nosso comparativo ordenado/poder de compra fica a léguas.

Portanto, a sua conclusão é : na Alemanha os produtos são mais baratos, logo as empresas alemãs ganham menos dinheiro que as portuguesas ? Ora, eu já lhe perguntei se tem dados concretos e confirmáveis sobre esse assunto - e até já lhe estou a dar uma borla: ModeloContinente tem uma margem de lucro de cerca de 5% da facturação. Não fui ver as contas da Jerónimo Martins, mas admito que possa ser um pouco mais elevada. Tendo em conta que usou esse exemplo, agradeço que me forneça dados de uma empresa alemã comparável, onde indiquem margens mais baixas... Ou então, que comece a pensar noutra justificação... eu dou-lhe já uma sugestão, para reflectir:
    "As empresas de distribuição alemãs vendem mais barato e ganham mais dinheiro que as portuguesas porque produzem mais e/ou de forma mais eficiente."
  9.  # 189

Portanto, a sua conclusão é :na Alemanha os produtos são mais baratos, logo as empresas alemãs ganham menos dinheiro que as portuguesas ?Ora, eu já lhe perguntei se tem dados concretos e confirmáveis sobre esse assunto - e até já lhe estou a dar uma borla: ModeloContinente tem uma margem de lucro de cerca de 5% da facturação.Não fui ver as contas da Jerónimo Martins, mas admito que possa ser um pouco mais elevada. Tendo em conta que usou esse exemplo, agradeço que me forneça dados de uma empresa alemã comparável, onde indiquem margens mais baixas...Ou então, que comece a pensar noutra justificação... eu dou-lhe já uma sugestão, para reflectir:
    "As empresas de distribuição alemãs vendem mais barato e ganham mais dinheiro que as portuguesas porque produzem mais e/ou de forma mais eficiente."

Não sei se ganham,poderá estar mais ajustado,pois se estas empresas continuam,podem até lucrar mais vendendo mais,e precisamente porque o nível de vida é superior,ou não?
    Mas afinal em que é que estas empresas podem ser mais produtivas que o Continente por exemplo?No pessoal?Não acho que seja por aí,aliás o Belmiro parece-me que abriu recentemente grandes superfícies em Berlim também.Pela organização,não é por aí o justificativo que paguem menos porque produzem menos.
    Penso que por aqui o problema está na má distribuição da riqueza por quem trabalha nesses estabelecimentos,digo distribuição de riqueza aos ordenados mínimos,em detrimento de ordenados muito altos nas gerências dessas empresas,porque como sabe,ou pelo menos deveria saber que os gestores portugueses têm ordenados muito mais desajustados para cima que os gestores alemães,e isto é uma grande justificação pelo facto de não sermos talvez tão produtivos porque esses ordenados altíssimos se reflectem no balanço final em percentagem de lucros que essas empresas têm...mas o problema maior nem é sobre estas empresas que têm médias de 5% de lucro segundo afirma,o problema está nos lucros abismais dos bancos,da edp,galp,etc...se estas são as que mais contribuem para a receita de irc,não acha desajustado que sejam precisamente estas que são responsáveis da grande maioria de trabalho precário de curta duração,e recorrendo a empresas de trabalho temporário?
  10.  # 190

Aliás estas empresas são apoiadas estatalmente em grande nas seguranças sociais . Falso. Claro que é verdade.

De novo: falso. Se quiser fazer uma afirmação dessas, terá que suportar com dados concretos ( www.seg-social.pt ) A Segurança Social é igual para todas as empresas (excluo daqui os casos especiais de instituições sem fins lucrativos e outros casos marginais)
    Há depois regimes especiais, especiaizinhos, taxas reduzidas, incentivos e mais não sei o quê, ligados aos empregados e não às empresas- apoios ao 1º emprego, apoios à contratação de maiores de 45 anos, reduções para reformados, etc., mas que são iguais para todas as empresas.

Os impostos não são os mesmos que os meus...a segurança social é apoiada pelo estado devido a terem muitos empregados,

Falso.

e o Pec não atinge tanto as empresas desta dimensão em termos relactivos.Por outro lado, o Continente também não me pergunta na caixa se eu quero um documento legalmente válido... Estas empresas são mais eficientes no ramo delas em termos monetários devido aos apoios do estado por serem grandes.

Já cansa. Estas empresas são mais eficientes que você, ponto.

Preferia que não tivessem apoios do estado e fosse igual para igual sem ordenados mínimos,sem recurso a empresas de trabalho temporário,e pagassem aos fornecedores mais justamente sem prazos de 90 e mais dias.
    Os prazos de pagamento são acordados contratualmente e regra geral são cumpridos, o que já não se pode dizer da generalidade das pequenas empresas.

Queria pagar o mesmo que pago se estiver na Alemanha.Queria que trabalhassem de forma a não ter que se subentender que é temporário.

Mas porque é que não paga ? O que é que o impede ? Estou farto de lhe perguntar, e até agora, ainda não li uma resposta concreta.
  11.  # 191

E essa produção maior, será devido á mais avançada cultura empresarial Alemã (melhores condições laborais/humanas em todos os aspectos) ou, as "regras" são as mesmas que em Portugal e apenas são os empregados alemães se aplicam mais?...

Abraço, Pedro
  12.  # 192

Se é estabelecido de forma arbitrária;não o devia ser.um ordenado deve ter em 1ºlugar relação com a sua produção de riqueza,e com as despesas que aí advêm,tais como segurança social, electricidade, água, limpezas, seguros,impostos,etc...a partir daqui é que se deveria fazer uma análise de atribuição de ordenado mínimo.

Mas o ordenado mínimo é estabelecido pelo legislador, que não sabe nem pode saber o que é que o empregado do Jorge produz ou deixa de produzir - e que portanto se limita a dizer que pessoas cujo trabalho não produza (475 Euros + 70% + Margem de lucro bruta ) não podem trabalhar. ( Muito menos sabe os custos que o jorge tem. Quem melhor que o jorge para saber o que deve e pode pagar aos seus funcionários?

Muitas vezes um trabalhador produz muito mais que isso,e deveria ser bem remunerado sobre o que realmente trabalha.

....
  13.  # 193

Aliás estas empresas são apoiadas estatalmente em grande nas seguranças sociais . Falso. Claro que é verdade.

De novo: falso. Se quiser fazer uma afirmação dessas, terá que suportar com dados concretos ( www.seg-social.pt ) A Segurança Social é igual para todas as empresas (excluo daqui os casos especiais de instituições sem fins lucrativos e outros casos marginais)
    Há depois regimes especiais, especiaizinhos, taxas reduzidas, incentivos e mais não sei o quê, ligados aos empregados e não às empresas- apoios ao 1º emprego, apoios à contratação de maiores de 45 anos, reduções para reformados, etc., mas que são iguais para todas as empresas.

Bom então vou-lhe dizer uma coisa...
    há uns tempos(pouco tempo)se eu quizesse ir buscar pessoal ao fundo de desemprego,a partir de 5,eu poderia não pagar à segurança social até 1 ano inteirinho.
    Se eu pretendesse apenas 1,levava um manguito ok?Isto é um pequeno exemplo.
    Agora vamos às empresas(grandes)que fecharam portas...Opel na Azambuja...
    Esta empresa recebeu alvíssaras do estado para se instalar em Portugal...pois se não fosse assim,não haveria negociações,que lhe parece?
    Quer mais empresas que abriram falência nos mesmos termos?
    Essas taxas são atribuidas com grandes impactos nas empresas grandes beneficiando-as e muito em relação às empresas pequenas...se num total uma empresa vai buscar 300 tipos ao fundo de desemprego,e está um ano sempagar segurança social,observe então se estas grandes empresas beneficiam ou não muito mais que as pequenas.
  14.  # 194

2) No 1ºTrimestre de 2010, o Modelo Continente facturou pouco mais de 1500 milhões de euros e teve um lucro de 79 milhões de euros. Muito dinheiro ? Certamente - mas mesmo assim, pouco mais de 5% do volume de negócios.

Penso que não é bem assim...o lucro apresentado não engloba o lucro previamente canalizado para o investimento, que neste momento e pelos hipers/lojas que tem aberto, deverá ser uma grande fatia...

Abraço, Pedro
  15.  # 195

Falso.

Verdadeiro
  16.  # 196

Já cansa. Estas empresas são mais eficientes que você, ponto.

São é mais apoiadas.
  17.  # 197

Os prazos de pagamento são acordados contratualmente e regra geral são cumpridos, o que já não se pode dizer da generalidade das pequenas empresas.

falso.
  18.  # 198

Colocado por: Jorge Rochaos preços que praticam cá são ainda mais caros que na Alemanha com ordenados muito mais baixos,e com lucros superiores às empresas do mesmo ramo na Alemanha.O governo Alemão não apoia mais este tipo de empresas que o governo português.

O JOrge Rocha está a dizer que há empresas portuguesas a produzir cá e a vender mais caro o mesmo produto que é produzido mais barato na alemanha?
    Até acredito. Não acredito é que possam durar muito essas empresas! Basta começar importar esse mesmo produto da alemanha que se acaba a festa...
    Já agora, pode-nos dar um exemplo do que disse?
  19.  # 199

Mas porque é que não paga ? O que é que o impede ? Estou farto de lhe perguntar, e até agora, ainda não li uma resposta concreta.

Já respondi das mais diversas maneiras(todas as maneiras)o luis é que faz orelhas moucas.
    • luisvv
    • 27 agosto 2010 editado

# 200

Penso que não muitas porque para além de ser pago precáriamente,é muito cansativo ter que estar sentado. Essa pergunta faz-me lembrar quantos leões estão disponíveis para ir à carcaça?

Ora aqui está. O Jorge "pensa" que "não muitas". A realidade diz-nos o contrário do que o Jorge "pensa".

Não sei se ganham,poderá estar mais ajustado,pois se estas empresas continuam,podem até lucrar mais vendendo mais,e precisamente porque o nível de vida é superior,ou não?

Mas a sua teoria é de que as empresas portuguesas têm lucros muito altos e exploram os funcionários. E deu como exemplo o Continente. Ora, o Continente tem uma margem líquida de 5% !!

Tendo em conta que foram recentemente lançados títulos de dívida pública com rendimentos à volta disso, talvez seja mais conveniente sugerir ao EngºBelmiro que feche o Continente, e deixe o seu dinheirinho sossegado a render quase o mesmo.

Penso que por aqui o problema está na má distribuição da riqueza por quem trabalha nesses estabelecimentos,digo distribuição de riqueza aos ordenados mínimos,em detrimento de ordenados muito altos nas gerências dessas empresas,porque como sabe,ou pelo menos deveria saber que os gestores portugueses têm ordenados muito mais desajustados para cima que os gestores alemães,e isto é uma grande justificação pelo facto de não sermos talvez tão produtivos porque esses ordenados altíssimos se reflectem no balanço final em percentagem de lucros que essas empresas têm...

Pensa, mas será que pensa bem ? Terá que consultar contas de empresas alemãs para confirmar...

mas o problema maior nem é sobre estas empresas que têm médias de 5% de lucro segundo afirma,o problema está nos lucros abismais dos bancos,da edp,galp,etc...

Vamos escolher uma ao calhas: a GALP.
    Facturação total 1ºSemestre 2010 - 6877 Milhoes de Euros.
    Lucro - 1º Semestre 2010 - 260 Milhões de Euros.

A GALP teve no 1º Semestre de 2010 uma margem líquida inferior a 4%. Exploradores!!!!

se estas são as que mais contribuem para a receita de irc,não acha desajustado que sejam precisamente estas que são responsáveis da grande maioria de trabalho precário de curta duração,e recorrendo a empresas de trabalho temporário?

Não , não acho desajustado.

0.0419 seg. NEW