Afinal não é um emprego com especialização?Penso que é...porque se ninguém lá estiver quem é que vai fazer o serviço?é o Belmiro Mete Medo?Quem lá estiver trabalha e bem.
10% ?? 15% ?? Mais ou menos por aí,Hás vezes menos.
Colocado por: luisvv
A questão é um bocado diferente: quantas pessoas há disponíveis para fazer aquele trabalho?
Aleluia !!!! Finalmente chegou-se à frente. Ok, vamos então às questões difíceis:
1) O Jorge factura X e tem 10% de lucro.
2)No 1ºTrimestre de 2010, o Modelo Continente facturou pouco mais de 1500 milhões de euros e teve um lucro de 79 milhões de euros. Muito dinheiro ? Certamente - mas mesmo assim, pouco mais de 5% do volume de negócios.
A conclusão: o Jorge Rocha é um explorador. Se reduzir a sua margem de lucro até aos níveis da Sonae os seus funcionários podiam estar muito melhor!!!
Observei na televisão com uma jornalista a fazer compras num super mercado português,e a fazer as mesmas compras num supermercado Alemão.E observou-se que cá se pagava mais cerca de 5%,que quer dizer que o nosso comparativo ordenado/poder de compra fica a léguas.
Portanto, a sua conclusão é :na Alemanha os produtos são mais baratos, logo as empresas alemãs ganham menos dinheiro que as portuguesas ?Ora, eu já lhe perguntei se tem dados concretos e confirmáveis sobre esse assunto - e até já lhe estou a dar uma borla: ModeloContinente tem uma margem de lucro de cerca de 5% da facturação.Não fui ver as contas da Jerónimo Martins, mas admito que possa ser um pouco mais elevada. Tendo em conta que usou esse exemplo, agradeço que me forneça dados de uma empresa alemã comparável, onde indiquem margens mais baixas...Ou então, que comece a pensar noutra justificação... eu dou-lhe já uma sugestão, para reflectir:
"As empresas de distribuição alemãs vendem mais barato e ganham mais dinheiro que as portuguesas porque produzem mais e/ou de forma mais eficiente."
Aliás estas empresas são apoiadas estatalmente em grande nas seguranças sociais . Falso. Claro que é verdade.
Os impostos não são os mesmos que os meus...a segurança social é apoiada pelo estado devido a terem muitos empregados,
e o Pec não atinge tanto as empresas desta dimensão em termos relactivos.Por outro lado, o Continente também não me pergunta na caixa se eu quero um documento legalmente válido... Estas empresas são mais eficientes no ramo delas em termos monetários devido aos apoios do estado por serem grandes.
Preferia que não tivessem apoios do estado e fosse igual para igual sem ordenados mínimos,sem recurso a empresas de trabalho temporário,e pagassem aos fornecedores mais justamente sem prazos de 90 e mais dias.Os prazos de pagamento são acordados contratualmente e regra geral são cumpridos, o que já não se pode dizer da generalidade das pequenas empresas.
Queria pagar o mesmo que pago se estiver na Alemanha.Queria que trabalhassem de forma a não ter que se subentender que é temporário.
"As empresas de distribuição alemãs vendem mais barato e ganham mais dinheiro que as portuguesas porque produzem mais e/ou de forma mais eficiente."
Se é estabelecido de forma arbitrária;não o devia ser.um ordenado deve ter em 1ºlugar relação com a sua produção de riqueza,e com as despesas que aí advêm,tais como segurança social, electricidade, água, limpezas, seguros,impostos,etc...a partir daqui é que se deveria fazer uma análise de atribuição de ordenado mínimo.
Muitas vezes um trabalhador produz muito mais que isso,e deveria ser bem remunerado sobre o que realmente trabalha.
2) No 1ºTrimestre de 2010, o Modelo Continente facturou pouco mais de 1500 milhões de euros e teve um lucro de 79 milhões de euros. Muito dinheiro ? Certamente - mas mesmo assim, pouco mais de 5% do volume de negócios.
Colocado por: Jorge Rochaos preços que praticam cá são ainda mais caros que na Alemanha com ordenados muito mais baixos,e com lucros superiores às empresas do mesmo ramo na Alemanha.O governo Alemão não apoia mais este tipo de empresas que o governo português.
Penso que não muitas porque para além de ser pago precáriamente,é muito cansativo ter que estar sentado. Essa pergunta faz-me lembrar quantos leões estão disponíveis para ir à carcaça?
Não sei se ganham,poderá estar mais ajustado,pois se estas empresas continuam,podem até lucrar mais vendendo mais,e precisamente porque o nível de vida é superior,ou não?
Penso que por aqui o problema está na má distribuição da riqueza por quem trabalha nesses estabelecimentos,digo distribuição de riqueza aos ordenados mínimos,em detrimento de ordenados muito altos nas gerências dessas empresas,porque como sabe,ou pelo menos deveria saber que os gestores portugueses têm ordenados muito mais desajustados para cima que os gestores alemães,e isto é uma grande justificação pelo facto de não sermos talvez tão produtivos porque esses ordenados altíssimos se reflectem no balanço final em percentagem de lucros que essas empresas têm...
mas o problema maior nem é sobre estas empresas que têm médias de 5% de lucro segundo afirma,o problema está nos lucros abismais dos bancos,da edp,galp,etc...
se estas são as que mais contribuem para a receita de irc,não acha desajustado que sejam precisamente estas que são responsáveis da grande maioria de trabalho precário de curta duração,e recorrendo a empresas de trabalho temporário?