Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Para uma pergunta sem sentido que quer que lhe responda?Isto aqui não é um negócio só a dinheiro percebe?Tem muita mão de obra,e o tipo de trabalho nunca na vida é o mesmo,e tem tantas variantes de valores e preços,que não é possível sequer pensar em tal coisa.

Já percebeu que vou continuar a perguntar, não percebeu ? Sinceramente, seria mais divertido e rápido se respondesse directamente.
    Por isso, aqui vai de novo: o Jorge tem capital investido nessa empresa. Trabalha para ganhar dinheiro. (escusa de me dizer que tem a empresa para espalhar a paz na Terra e acabar com o desemprego em Portugal, porque não pega).

Portanto, a pergunta tem todo o sentido: tendo em conta o capital investido na empresa, quanto acha que deverá receber, de lucro (seu, líquido...), para considerar que o investimento está bem remunerado?
    Não lhe pergunto qual o lucro que tem, mas qual o lucro que considera adequado.
    Repare que para mim é irrelevante o valor em euros - o que me interessa é encontrar uma proporção.

P.S- Aiso já que se me disser que não lhe interessa a proporção, mas sim um determinado valor em euros, virá outra pergunta logo a seguir.
  2.  # 262

Boas
    eu só tenho a dizer o seguinte....
    uma conversa que tinha começado e terminado no dia 6 de maio, porque "carga de àgua " é que teve que retomar no dia 19 agosto e até á presente Data ainda não acabou, e penso que estou a falar com dois profissionais, um como Empresário, mais concretamente na Caixilharia ( não estou equivocado ? ) e o outro não sei ... mas parece que " trata por TU " a economia....
    Meus amigos o pouco tempo que tenho passado por aqui, parece que existe aqui um boicote á firma que titula este POST, sempre a " levar " com Insatisfação com Dário Honório, e ainda por cima um dos comentadores é do ramo......ai, ai , ai. lol.
    Senhor administrador pode mudar o título do Post se faz favor, agradecia e coloque Rentabilidade versus Produtividade nas empresas em Portugal.... sempre estava mais relacionado com o tema em discussão....
    Saudações
  3.  # 263

Colocado por: luisvvOra bem, o Jorge voltou a escrever muito, mas foi pouco concreto. Como acho que é necessário passar à fase seguinte, parece que é preciso forçá-lo a escrever, claramente:
    Não, os seus empregados não recebem o mesmo que receberiam na Alemanha.

Partindo do princípio que o Jorge não me vai desmentir, vamos então dar o próximo passo:Porque é que o Jorge não lhes paga como um empresário alemão? O que é que o impede de passar um cheque
    "alemão" ???

Já agora, para pouparmos tempo, sugiro que responda com clareza.

Não tenho cheques alemães.

Colocado por: luisvvJá percebeu que vou continuar a perguntar, não percebeu ? Sinceramente, seria mais divertido e rápido se respondesse directamente.
    Por isso, aqui vai de novo:o Jorge tem capital investido nessa empresa. Trabalha para ganhar dinheiro.(escusa de me dizer que tem a empresa para espalhar a paz na Terra e acabar com o desemprego em Portugal, porque não pega).

Tenho a empresa sem querer...comecei a trabalhar de muito novo,tirei o curso geral de mecânica no Caçém,comecei a trabalhar com 16 anos na antiga Servil,porque havia ferro...percebe?E eu sempre gostei de trabalhar em ferro desde pequeno,comecei com 15 anos.(agora tenho 49 anos)comecei lá também no alumínio,logo em pouco tempo achei que já estava lá a mais,e pensei em arranjar uma coisita pequena para mim(estava a mais porque não gosto de ser mandado por quem sabe menos do que eu)fui para o estrangeiro(Israel/Angola)por cá depois começo por minha conta...
    As 1ªs janelas fi-las a serrote,ainda lá estão,e devagarinho à medida que ía precisando conforme os trabalhos entravam,comprava tudo o que era preciso.
    Eu trabalho no que gosto e sempre gostei em toda a minha vida...não olho para o dinheiro ok?Olho mais para o que faço,e gosto de olhar para o que fiz...só dou valor ao dinheiro quando preciso dele para qualquer eventualidade que precise,não para ter uma conta choruda...sei que esta resposta não lhe é útil,até porque somos muito diferentes...tanto na forma como no conteúdo.(o dinheiro para mim não é importante)dou mais importância às coisas,sou um gastador nato em tudo o que tenha a ver apenas com o meu trabalho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4.  # 264

Não tenho cheques alemães.

Nem tem cheques alemães, nem a frontalidade suficiente para dizer claramente o que todos sabemos de forma intuitiva. Mas eu sou paciente: "Porque é que o Jorge não lhes paga como um empresário alemão? O que é que o impede de passar um cheque "alemão" ???"

Tenho a empresa sem querer(..) pensei em arranjar uma coisita pequena para mim (..)
    Eu trabalho no que gosto e sempre gostei em toda a minha vida...não olho para o dinheiro ok ?Olho mais para o que faço,e gosto de olhar para o que fiz...só dou valor ao dinheiro quando preciso dele para qualquer eventualidade que precise,não para ter uma conta choruda...

Claro. Ninguém tem uma relação especial com o dinheiro - as notas e moedas não são particularmente bonitas, o que interessa a toda a gente é o que se faz com elas.

sei que esta resposta não lhe é útil,até porque somos muito diferentes...tanto na forma como no conteúdo.(o dinheiro para mim não é importante)dou mais importância às coisas,sou um gastador nato em tudo o que tenha a ver apenas com o meu trabalho.

O Jorge gosta do que faz? Eu também. E daí? Não dá importância ao dinheiro? E eu convencido de que o Jorge tinha estado a discutir dinheiro comigo.

E no entanto, a questão mantém-se: Tendo em conta o capital investido na empresa, quanto acha que deverá receber, de lucro (seu, líquido...), para considerar que o investimento está bem remunerado? Não lhe pergunto qual o lucro que tem, mas qual o lucro que considera adequado.Repare que para mim é irrelevante o valor em euros - o que me interessa é encontrar uma proporção. Uma variante: se tivesse mais dinheiro para investir na empresa, esperaria ter mais lucro?
  5.  # 265

Colocado por: luisvvClaro. Ninguém tem uma relação especial com o dinheiro - as notas e moedas não são particularmente bonitas, o que interessa a toda a gente é o que se faz com elas.

Não é bem assim...há muitos patinhas.

Colocado por: luisvvO Jorge gosta do que faz? Eu também. E daí? Não dá importância ao dinheiro? E eu convencido de que o Jorge tinha estado a discutir dinheiro comigo.

Azar para si ter pensado assim não é?

Colocado por: luisvvse tivesse mais dinheiro para investir na empresa, esperaria ter mais lucro?

Não...esperaria ter mais imóveis e abriria logo mais depressa uma fábrica em Angola,mas no interior.
  6.  # 266

Não é bem assim...há muitos patinhas.

Lá vamos nós... já percebeu que pode desconversar à vontade, porque eu vou insistindo e tenho paciência para esperar pela resposta, não percebeu ?

Azar para si ter pensado assim não é?

Então, vamos acabar por concluir que o dinheiro não é importante, logo o Jorge Rocha não tem razões para se queixar, nem para achar que há quem "mereça" receber mais, é isso?

Não...esperaria ter mais imóveis e abriria logo mais depressa uma fábrica em Angola,mas no interior.

E qual o propósito de ter "mais imóveis" ? E da abertura da "nova fábrica"?
  7.  # 267

Boas

E qual o propósito de ter "mais imóveis" ? E da abertura da "nova fábrica"?

Vou pôr uma hipótese:

Há já longos anos trabalhei em Angola, nomeadamente no interior. Dadas as difíceis condições de trabalho (e de vida) era-nos facultada a possibilidade de, em cada dois meses, descansar uma semana em Luanda, a gozar a praia, descanso e boa comida. Acontece que a esmagadora maioria de nós prescindiu dessa possibilidade e passou esses períodos - bem como os fins de semana em geral - a trabalhar para as comunidades em que nos encontrávamos - arranjo de escolas, postos de saúde, abertura de picadas, etc. Por iniciativa própria, de livre vontade e sem qualquer espécie de remuneração.
    Mas não espero que compreenda isto.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 268

Colocado por: luisvv
    Lá vamos nós... já percebeu que pode desconversar à vontade, porque eu vou insistindo e tenho paciência para esperar pela resposta, não percebeu ?

Quando diz que ninguém tem relacção especial com o dinheiro que quer que eu diga?

Colocado por: luisvvEntão, vamos acabar por concluir queo dinheiro não é importante, logo o Jorge Rocha não tem razões para se queixar, nem para achar que há quem "mereça" receber mais, é isso?

O importante é o que ele faculta...em si o dinheiro não é importante ao contrário de muitas almas pensadoras como a sua...se acho que o dinheiro não é tão importante é porque acho que deveria ser mais distribuido ou não?

Colocado por: luisvvE qual o propósito de ter "mais imóveis" ? E da abertura da "nova fábrica"?

Gostava de ter mais gente a trabalhar comigo porque gosto de movimento.
  9.  # 269

Colocado por: j cardosoVou pôr uma hipótese:

Há já longos anos trabalhei em Angola, nomeadamente no interior. Dadas as difíceis condições de trabalho (e de vida) era-nos facultada a possibilidade de, em cada dois meses, descansar uma semana em Luanda, a gozar a praia, descanso e boa comida. Acontece que a esmagadora maioria de nós prescindiu dessa possibilidade e passou esses períodos - bem como os fins de semana em geral - a trabalhar para as comunidades em que nos encontrávamos - arranjo de escolas, postos de saúde, abertura de picadas, etc. Por iniciativa própria, de livre vontade e sem qualquer espécie de remuneração.

Parece que o luisvv não sabe o que é isso...
    Estive em Malange 3 anos,e o tempo que lá estive,gostei muito e de que maneira mesmo em tempo de guerra...(1987/90)
    Só o micro clima as gentes a simplicidade,a boa fruta,a natureza...e gostar de ensinar e ajudar,vale muito mais para o ego cá para mim do que o dinheiro.
  10.  # 270

Olhe, comecemos por aqui: segundo o amigo Pedro Fernandes, as pequenas empresas recebem e pagam "por fora", e os patrões são uns chulos que compram Mercedes todos os anos, e ainda se queixam.
    Verdade ou mentira?

MENTIRA...nunca usei o termo chulo nem algo que se pareca...O que eu disse, e resumindo, foi:
    Desculpe, só agora percebi que estava a falar com Deus...como o Luis é sabedor e dono da razão e da verdade...
    Eu até concordo que as empresas pagam muitos impostos, que têm de ser competitivas, que devem ser mais exigentes nos contratos e nas responsabilidades dos empregados...mas que, na maior parte dos casos, poderiam valorizar um pouco mais o empregado...O Luis limita-se a argumentar que é a lei da oferta/procura, que se estão mal que se mudem, etc...pela história que contou da empresa em que trabalhou, e agora na posição que está, parece um pouco de rancor/vingança...

Abraço, Pedro
  11.  # 271

O importante é o que ele faculta...em si o dinheiro não é importante ao contrário de muitas almas pensadoras como a sua...se acho que o dinheiro não é tão importante é porque acho que deveria ser mais distribuido ou não?

Huumm... desiludiu-me, mas não há problema, seguimos por aí mesmo: agora que estabelecemos que para si o dinheiro não importa, o que importa é o que ele faculta, voltámos ao ponto inicial. Ou seja, qual a remuneração que espera do capital que investe. Porque dissipar capital não serve os propósitos que apregoa....

Gostava de ter mais gente a trabalhar comigo porque gosto de movimento.

Claro que sim. E os imóveis ?? Já sei, gosta de tijolo....
  12.  # 272

Colocado por: luisvvClaro que sim. E os imóveis ?? Já sei, gosta de tijolo....

Não gosto de múmias,por isso gosto de movimento.

Colocado por: luisvvdissipar capital não serve os propósitos que apregoa....

Diz o luisvv.
  13.  # 273

Parece que o luisvv não sabe o que é isso... (..) e gostar de ensinar e ajudar,vale muito mais para o ego cá para mim do que o dinheiro.

Claro que sim. Para esta discussão, admitamos que o Jorge não pretende ter lucro na sua actividade empresarial -portanto, a remuneração adequada do seu capital é ZERO.
    Fase seguinte: tem alguma opinião sobre a remuneração adequada do capital dos outros? Por outras palavras, qual o nível adequado de lucros para as restantes empresas?

Não gosto de múmias,por isso gosto de movimento.

Quando os argumentos escasseiam, é assim. Desconverse à vontade ..
  14.  # 274

Colocado por: luisvvClaro que sim. Para esta discussão, admitamos que o Jorge não pretende ter lucro na sua actividade empresarial -portanto, a remuneração adequada do seu capital é ZERO.
    Fase seguinte:tem alguma opinião sobre a remuneração adequada do capital dos outros? Por outras palavras, qual o nível adequado de lucros para as restantes empresas?

Zero não...porque temos que dar algum lucro em IRC e tentar ajudar a economia em alguma coisa...
    Não existem lucros adequados porque cada um tem seu espírito.a palavra lucro tem algumas vertentes diferentes.

Colocado por: luisvvQuando os argumentos escasseiam, é assim. Desconverse à vontade ..

Chama-lhe falta de argumentos só porque contrario a sua forma de observar as coisas?
  15.  # 275

Zero não...porque temos que dar algum lucro em IRC e tentar ajudar a economia em alguma coisa...

Mau... agora que a coisa estava a ir tão bem, o Jorge resolve mudar de ideias? Então já não ajuda a economia pagando salários e vendendo bens a determinado preço?
    Por outro lado, como a remuneração do investimento é feita com o lucro líquido, o IRC não é para aqui chamado.
    De qualquer forma, peguemos nesta frase:
    Não existem lucros adequados porque cada um tem seu espírito.a palavra lucro tem algumas vertentes diferentes.

Estou chocado. O Jorge, que sabe que os lucros das empresas A e B são excessivos (o que pressupõe que haja um nível correcto ou adequado..) vem agora dizer que cada um é que sabe?

Chama-lhe falta de argumentos só porque contrario a sua forma de observar as coisas?

Não. Porque, a perguntas claras e objectivas, responde de forma ridícula e com o propósito óbvio de ... não responder.
  16.  # 276

Boas

Para que fique claro:

Não implica juízos de valor, apenas a constatação de um facto: não somos todos iguais.

cumps
    José Cardoso
    •  
      MRui
    • 2 setembro 2010

# 277

Depois de ter lido alguns post's deste tópico, começo também a ficar insatisfeito com o Dário Honório.
    • naar
    • 2 setembro 2010

# 278

Depois de ter lido alguns post's deste tópico, começo também a ficar insatisfeito com o Dário Honório.

Eu só passei as páginas até aqui porque calculava que estivesse aqui uma destas, lolol

De qualquer forma e fora do tópico tem sido um duelo interessante :)

E já agora não tem nenhuma vizinha com uma porta pivotante?
  17.  # 279

Colocado por: luisvvMau... agora que a coisa estava a ir tão bem, o Jorge resolve mudar de ideias? Então já não ajuda a economia pagando salários e vendendo bens a determinado preço?
    Por outro lado, como a remuneração do investimento é feita com o lucro líquido, o IRC não é para aqui chamado.

Então isso é assim?Porque acha que mudei de ideias?Vendendo bens?Mas quem lhe disse que eu vendo bens?

Colocado por: luisvvEstou chocado. O Jorge, que sabe que os lucros das empresas A e B são excessivos (o que pressupõe que haja um nível correcto ou adequado..) vem agora dizer que cada um é que sabe?

Choca-se com muito pouca coisa...claro que cada um sabe...ou não deve saber?Essa não percebi.Cada um sabe o que fazer...que acha?Acha que não deve?
  18.  # 280

Colocado por: MRuiDepois de ter lido alguns post's deste tópico, começo também a ficar insatisfeito com o Dário Honório.

Claro Mrui...só pode.

0.0702 seg. NEW