Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Bom dia srs.,

ontem tentei acalmar um pouco os ânimos com um post ignorado pelos 2 srs. que se continuam a debater, são de facto incansáveis, os meus parabéns,

mas mais uma vez vou tentar ajudar, eu nunca falei sobre este (off)tópic em privado com o sr. Rocha mas deduzo que o sr. Rocha:
    - Não concorde com os exagerados salários (e bónus) de administradores de grandes empresas porque se investissem mais nas empresas, elas tornavam-se... MAIS PRODUTIVAS.
    - O Sr. Jorge paga os salários que acha justos para os seus empregados para se sentir bem com ele mesmo e vê-los satisfeitos com o emprego que têm e portanto tornam-se... MAIS PRODUTIVOS.
    - O Sr. Jorge usa todo (ou quase todo) o lucro da empresa para investir na própria empresa tornando-a... MAIS PRODUTIVA.
    - O Sr. Jorge faz assim porque prefere ver a empresa crescer às custas dele, do que ele enriquecer às custas da empresa, compreende Sr. Economista luisvv?

Se houvessem mais empresários assim os país estava diferente, é certo que a mercedez, bmw ou audi venderiam um pouco menos, mas gastava-se o dinheiro em investimento criando mais volume de produção tornando o país... MAIS PRODUTIVO.

Não sou nenhum guru de economia, mas desconfio que foi assim que a Alemanha se tornou no "motor económico da europa", investindo para se tornar... MAIS PRODUTIVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  2.  # 282

Colocado por: two-rokBom dia srs.,

ontem tentei acalmar um pouco os ânimos com um post ignorado pelos 2 srs. que se continuam a debater, são de facto incansáveis, os meus parabéns,

mas mais uma vez vou tentar ajudar, eu nunca falei sobre este (off)tópic em privado com o sr. Rocha mas deduzo que o sr. Rocha:
    - Não concorde com os exagerados salários (e bónus) de administradores de grandes empresas porque se investissem mais nas empresas, elas tornavam-se... MAIS PRODUTIVAS.
    - O Sr. Jorge paga os salários que acha justos para os seus empregados para se sentir bem com ele mesmo e vê-los satisfeitos com o emprego que têm e portanto tornam-se... MAIS PRODUTIVOS.
    - O Sr. Jorge usa todo (ou quase todo) o lucro da empresa para investir na própria empresa tornando-a... MAIS PRODUTIVA.
    - O Sr. Jorge faz assim porque prefere ver a empresa crescer às custas dele, do que ele enriquecer às custas da empresa, compreende Sr.Economistaluisvv?

Se houvessem mais empresários assim os país estava diferente, é certo que a mercedez, bmw ou audi venderiam um pouco menos, mas gastava-se o dinheiro em investimento criando mais volume de produção tornando o país... MAIS PRODUTIVO.

Não sou nenhum guru de economia, mas desconfio que foi assim que a Alemanha se tornou no "motor económico da europa", investindo para se tornar... MAIS PRODUTIVA.

Amigo Two-rock...nem mais...
  3.  # 283

Então isso é assim?Porque acha que mudei de ideias?Vendendo bens?Mas quem lhe disse que eu vendo bens?

O dinheiro para si não importa. Tem a empresa porque gosta do que faz. Faz e vende janelas. O lucro é para investir na empresa. Decida-se, homem...

Colocado por: luisvvEstou chocado. O Jorge, que sabe que os lucros das empresas A e B são excessivos (o que pressupõe que haja um nível correcto ou adequado..) vem agora dizer que cada um é que sabe?

Choca-se com muito pouca coisa...claro que cada um sabe...ou não deve saber?Essa não percebi.Cada um sabe o que fazer...que acha?Acha que não deve?

O que eu acho não é importante. O meu papel aqui é apenas acompanhar o seu raciocínio, para ver o que você acha - e cada vez estou mais confuso...
    Vamos lá outra vez: se o Jorge acha que há lucros excessivos (que por definição são "mais do que os adequados"), isso significa que terá necessariamente que achar que há lucros "adequados". Compreende portanto que estranho quando escreve que "não há lucros adequados" e "Cada um sabe o que fazer".
  4.  # 284

My 5 cents:

http://www.umanovaera.com/conspiracoes/dinheiro_vindo_do_nada.htm

Sem querer entrar em teorias da conspiração, existe alguma verdade quando se diz que a ideia de que "dinheiro faz dinheiro" está na origem de muitos males deste mundo.
  5.  # 285

Não percebo muito bem o cerne destas questões nem a fundamentação de quem critica o patrão que paga pouco como se de escravatura se tratasse.

Aqui funciona a lei do mercado. Quem paga pouco, desde que pague o "mínimo legalmente obrigatório", está a fazer algo que pode fazer e aceita o trabalho quem quer. Depois funciona a lei do mercado, e isto independentemente do que ganha o patrão ou da mais valia que o trabalho do trabalhador gera. E é assim que funciona e chama-se a isto liberdade privada e liberdade de iniciativa privada.

Aqui é mesmo caso para se dizer Quem está mal, muda-se. O mesmo se aplica aos preços, se é admissível o preço ser 100% mais caro numa empresa do que noutra? Só aceita quem quer, e assim funciona a lei do mercado.

Caso diferente é o da remuneração de gestores de EMPRESAS PÚBLICAS. Mas no sector privado o gestor ganhar imenso pode ocorrer e não há que criticar, é a autonomia privada a funcionar! :)
  6.  # 286

Boas
    Para o Sr. Luis VV
    ò homem voçê ainda não percebeu que não vai a lado nenhum com essa conversa com o sr. Rocha.
    Ideologias diferentes, se um diz para a direita o outro diz para a esquerda.
    Um trabalha e dá trabalho, recebe dinheiro e dístribui dinheiro .... o outro pelos vistos ganha só dinheiro (claro que tambem gasta dinheiro) e tem por normativo o mercado livre Oferta/Procura, cada um vale o seu dinheiro num determinado sitio e numa determinada data, e trabalha para ter dinheiro, penso que não estou enganado, caso contrário as minhas desculpas.
    o que o Sr. Luis VV quer saber é se por exemplo o sr. Jorge factura 500.000€00/Ano e tem um resultado liquido do exercício de 150.000,00€ logo uma margem de 30%.
    Agora a EDp, Galp e afins... Facturam por exemplo 500.000.000,00€ e tem um resultado liquido do exercicio de 30.000.000,00€. margem de 6%
    O sr. Rocha neste contexto é o maior porque a EDP não sabe trabalhar porque coloca uma margem só de 6%, hihi bu... deviam era ter 30% uma margem igual á dele, mas em contrapartida a EDP tem um Administrador que o lucro do Sr. Rocha durante um ano não chega para pagar-lhe o Vencimento de 2 Mês ( para não disser 1 ).
    O sr. Rocha pelo que diz emprega o Lucro da mesma na Empresa, a EDP distribui o Lucro pelos Administradores e Afins, Ok não deixam de pertencer á empresa não é, só que o Bolso é diferente.
    Agora mais uma situação puritana.
    Será que a boca do Administrador é tão grande que precisa receber mais do que 150x o ordenado de um colaborador da mesma ?
    Materialismo/ideologista.....
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7.  # 287

Concordo perfeitamente. E sendo assim o sector privado, nomeadamente os bancos e as grandes empresas dos sectores estratégicos, que não venham pedir ao sector público para pagar os seus prejuízos...

Primeiro os privados enchem os bolsos descapitalizando as empresas - têm o direito de o fazer porque existe a liberdade privada - e depois o pobre contribuinte (aquele que efectivamente trabalha e paga os seus impostos) que pague.
  8.  # 288

Colocado por: luisvvO dinheiro para si não importa. Tem a empresa porque gosta do que faz. Faz e vende janelas. O lucro é para investir na empresa. Decida-se, homem...

Continuo a não perceber...decido-me em quê?Para si vender bens é vender janelas?Que que nem sequer vendo janelas percebe?Eu vendo o que fabrico,que não é a mesma coisa de vender o que os outros fabricam...percebe?

Colocado por: luisvvO que eu acho não é importante. O meu papel aqui é apenas acompanhar o seu raciocínio, para ver o que você acha - e cada vez estou mais confuso...

É que o sr.confunde-se a si próprio sabe porquê?Porque para si lidar com mão de obra é o mesmo que lidar com produtos fabricados....

Colocado por: luisvvVamos lá outra vez: se o Jorge acha que há lucros excessivos (que por definição são "mais do que os adequados"), isso significa que terá necessariamente que achar que há lucros "adequados".

claro que não...lucros excessivos não são adequados quando se trata de exploração aos consumidores...

Colocado por: luisvvCompreende portanto que estranho quando escreve que "não há lucros adequados" e "Cada um sabe o que fazer".

Compreendo por isso o sr.achar estranho porque não sabe ou não quer distinguir empresas que exploram os consumidores por falta de concorrência,tais como EDP,Galp,bancos,etc...que recebem benesses(lucros fabulosos)por isso mesmo,tais como colocar os preços exorbitantes para não falar em ircs mais baixos(bancos)e ainda por cima preços combinados com aval do estado,pois ninguém faz nada pela concorrência abutre que existe por cá(preços combinados)ao passo que em empresas pequenas isso não é possível.
  9.  # 289

Colocado por: Princesa_Aqui é mesmo caso para se dizer Quem está mal, muda-se. O mesmo se aplica aos preços, se é admissível o preço ser 100% mais caro numa empresa do que noutra? Só aceita quem quer, e assim funciona a lei do mercado.

Então está tudo bem para si...se fôr a um banco pedir um empréstimo,é x de juros,se fôr a outro,nada varia...se fôr a uma gasolinaira meter gasóleo custa 0,185 em Sintra na Galp,se Fõr a Rio de Mouro,custa a mesma coisa na BP,se fôr para o Alentejo custa-lhe rigorosamente o mesmo em qualquer marca...acha honestidade nisto?O sistema funciona?Paga a electricidade +cara da europa porquê?Paga os bens der 1ª necessidade mais caros da europa porquê?paga os combustíveis mais caros da Europa porquê?Não compreende que em termos de justiça estamos muito mal?Não vê que as próprias empresas anadam atropeladas com casos pendentes durante anos a fio?
    Só se Portugal onde vive é noutro planeta,ou então não está dentro das coisas...

Colocado por: Princesa_Caso diferente é o da remuneração de gestores de EMPRESAS PÚBLICAS. Mas no sector privado o gestor ganhar imenso pode ocorrer e não há que criticar, é a autonomia privada a funcionar! :)

Pois,pois...nem o BCP,nem nenhum banco de Portugal pediu créditos ao estado para aguentarem a economia...nem sequer o BPN teve qualquer problema e nem sequer foi a CGD(estado)que teve que intervir...nem sequer houve problema nenhum com o BPP...
    Há mesmo que pagar e bem a esses gestores que em 2007/2008 foram dando cabo do sistema financeiro usando e abusando do dinheiro dos contribuintes,afinal mereceram sempre os milhões que ganharam e ganham...parece que por cá o exemplo dos espanhóis em baixar e de que maneira os ordenados dessa gente não funciona,nós é que estamos certos em continuar na mesma,afinal o que se passou em 2008 não foi nada...afinal nem sequer os contribuintes com ordenados mínimos e toda a classe média não está a pagar por tudo isto que esses tais gestores(que merecem)os tais ordenados absurdamente exorbitantes que foram os responsáveis disto...afinal o Oliveira&Costa nem sequer deveria ser chamado a responder...afinal os tipos administradores é que estavam a funcionar em pleno,e nem sequer deveriam ser chamados à justiça.(pois ganhavam o que queriam)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  10.  # 290

Colocado por: ncarvalho74Concordo perfeitamente. E sendo assim o sector privado, nomeadamente os bancos e as grandes empresas dos sectores estratégicos, que não venham pedir ao sector público para pagar os seus prejuízos...

Colocado por: ncarvalho74Concordo perfeitamente. E sendo assim o sector privado, nomeadamente os bancos e as grandes empresas dos sectores estratégicos, que não venham pedir ao sector público para pagar os seus prejuízos...

Nem mais.
  11.  # 291

Em qualquer profissão do mundo é importante que haja valores e ética. Acima de tudo devemos executar a nossa profissão pela falta que ela faz à sociedade e não pelo lucro imediato que ela possa dar. Um médico que apenas trata doentes porque sabe que é uma profissão bem remunerada nunca será um grande médico. Quem constroi mal e só a pensar no lucro, nunca será um construtor de sucesso.

No entanto, estou de acordo, como é óbvio, que quem trabalha muito e bem deva receber mais do que quem trabalha pouco e mal. Não pelo estatuto mas pelo que efectivamente produz. O melhor incentivo à produtividade é o reconhecimento do mérito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes, ribeiras
  12.  # 292

Parece-me que estamos a confundir coisas. A intervenção do Estado na economia faz-se ou nos termos da lei ou de acordo com decisões de governantes. E quem colocou os governantes no poder meus caros, foram vós! Ou melhor, fomos nós! Então parece-me que o problema não está na gestão privada das empresas privadas mas sim no que os governos (poderes públicos) fazem com o dinheiro dos contribuintes. Certo? É que são questões diversas e devem ser tratadas como tal! Em relação à colusão e ao facto do mercado não funcionar por causa disso, existem mecanismos para prevenir que aconteçam, é necessário é apanhar o ilicito, por vezes é dificil mas se existe colusão em matéria de preços e se existe clemência (lei da clemência) para quem denuncia, parece-me a mim que é uma questão de tempo para se apanharem os carteis, a existirem...

Pela minha parca experiência, os bancos não dao os mesmos spreads, muito pelo contrário verifiquei quando fiz a minha recente pesquisa nesse campo, que o spread mais alto era de 3% e o mais baixo de 0,4% por isso, aviso, só não consegue um spread melhor quem não se dá ao trabalho de procurar! Quem procurar, tem mais trabalho mas consegue usualmente um spread menor... E isto é o mercado a funcionar (não estou a defender os Bancos, mas não se iludam, eles estão ali para ganhar dinheiro e nós Portugueses habituamo-nos ao crédito fácil e para tudo. A Banca está na Banca rota exactamente porque deu créditos a tudo, a quem podia pagar e a quem não podia pagar. Agora as coisas passarão a ser diferentes e acreditem, vamos ser mais como o resto da Europa e vamos passar a ter mais arrendamentos e menos habitações próprias... Veja-se aqui pelo forum os pedidos de ajuda por "penhoras" ou relaccionados com endividamento, isto é preocupante e também o será para os bancos...
  13.  # 293

Boas
    Para a Princesa
    A Banca está na Banca rota exactamente porque deu créditos a tudo, a quem podia pagar e a quem não podia pagar.

E nós temos que pagar erros de gestores e demais que não souberam acautelar os seus investimentos ( bancos) e a receberam ricos vencimentos e prémios e mordomias e mais mordomias !!!!
    até agora não vi nenhum gestor de banco disser que tinha errado, e que por isso devolvia os respectivos prémios por objectivos ( a não ser que afinal o único objectivo deles é o ordenado ao fim do Mês ).
    Neste momento não me venham falar de mercado Livre porque ele de Livre tem Pouco.
    se voçê me disser que existe um mercado de interesses que uns protegem os outros isso está bem....
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes, two-rok
  14.  # 294

Colocado por: Princesa_Parece-me que estamos a confundir coisas. A intervenção do Estado na economia faz-se ou nos termos da lei ou de acordo com decisões de governantes. E quem colocou os governantes no poder meus caros, foram vós! Ou melhor, fomos nós! Então parece-me que o problema não está na gestão privada das empresas privadas mas sim no que os governos (poderes públicos) fazem com o dinheiro dos contribuintes. Certo?

Não concordo. O sector público está estritamente ligado ao sector privado. Se p. ex. deixarmos determinados bancos (sector privado) ir à falência isso pode significar ao mesmo tempo consequências gravíssimas para o sector público (ou seja, para todos nós). Como tal o estado tem o direito e o dever de intervir no sector privado quando for necessário. Seja para limitar excessos ou para remediar prejuízos que nos afectam a todos.

Acima de tudo cabe a cada um ser responsável e perceber que o bem comum acaba também por ser o nosso próprio bem.
  15.  # 295

Primeiro os privados enchem os bolsos descapitalizando as empresas - têm o direito de o fazer porque existe a liberdade privada - e depois o pobre contribuinte (aquele que efectivamente trabalha e paga os seus impostos) que pague.

Como sócio-gerente de uma empresa privada sinto-me um pouco ofendido com esse comentário, então o sr. ncarvalho74 que não me conhece de lado algum, afirma que eu encho os bolsos às custas da minha empresa? Eticamente é muito incorrecto da sua parte fazer tal afirmação. Literalmente o que disse, na prática é a pura da mentira, porque já é difícil tirar dinheiro para todos os salários (antes que o sr. luisvv pergunte, não são salários Alemães, bem longe disso, nenhum de nós, nem colaboradores nem gerentes, recebe 1.500€) quanto mais para andar a acartar dinheiro para casa, para subir na vida facilmente.

Depois eu não vi nenhum empresário privado ter dito aqui que queria ajudar financeira do estado, eu disse (e não fui o único a dizê-lo) que o estado devia criar soluções para os créditos mal-parados (não só dos bancos, mas de TODAS as empresas privadas também), pois a minha empresa se recebesse os pagamentos todos a tempo e horas, podia investir muito mais nela para que fosse cada vez mais produtiva e fosse aos poucos oferecendo melhores condições a todos que trabalham para ela, e melhorar um pouco (não é o que todos nós queremos?)
  16.  # 296

Colocado por: ncarvalho74Em qualquer profissão do mundo é importante que haja valores e ética. Acima de tudo devemos executar a nossa profissão pela falta que ela faz à sociedade e não pelo lucro imediato que ela possa dar. Um médico que apenas trata doentes porque sabe que é uma profissão bem remunerada nunca será um grande médico. Quem constroi mal e só a pensar no lucro, nunca será um construtor de sucesso.

No entanto, estou de acordo, como é óbvio, que quem trabalha muito e bem deva receber mais do que quem trabalha pouco e mal. Não pelo estatuto mas pelo que efectivamente produz. O melhor incentivo à produtividade é o reconhecimento do mérito.

Aqui já concordo consigo, nem parece que foi a mesma pessoa a falar :P
  17.  # 297

Bom, não se podem discutir estas questões aqui, porque o caso dos Bancos é um caso específico e é natural que não se possa deixar cair nenhum sob pena de existir risco sistémico... E isso prejudica a todos e à economia. Mas o que existiu foi clara falta de atenção na regulação! E regulação é actividade que ainda é pública neste sector...

Nada do que se diz aqui é preto ou branco. Existe de tudo e a maior parte das situações são cinzentos. Não se metam é a meter as culpas nos gestores e a duvidar do merecimento dos seus bonus porque em relação a isso ninguém aqui terá grande conhecimento para comentar isso em particular. O que podemos é dizer que no sector público não se pode gastar tanto dinheiro, porque no sector público entramos nós todos.

Mas o sector privado (e desconsiderando os bancos porque esse sector é um sector específico e regulado), é o sector privado. E quanto a este ninguém tem nada que ver quanto aos lucros ou prémios.

E eu continuo a dizer o mercado é livre e normalmente funciona por si. A regulação serve exactamente para corrigir imperfeições do mercado quando este não funciona. Os interesses? Há em todo o lado, ou nunca um amigo lhe arranjou uma qualquer vaga de trabalho ou lhe deu uma qualquer vantagem somente por ser conhecido???

O que digo é: Não se revoltem contra o capitalismo ou o lucro ou as empresas que lucram e que pagam (aos olhos de quem está por fora) pouco aos trabalhadores de baixo e muito aos trabalhadores de cima, porque isso não é o problema e há aqui e na alemanha ou resto do Mundo. O capitalismo gera emprego, e é disso que precisamos em Portugal.
  18.  # 298

Colocado por: ncarvalho74No entanto, estou de acordo, como é óbvio, que quem trabalha muito e bem deva receber mais do que quem trabalha pouco e mal. Não pelo estatuto mas pelo que efectivamente produz. O melhor incentivo à produtividade é o reconhecimento do mérito.

Esse mérito nunca deverá ser remunerado dentro de uma empresa com milhares e milhares de contos em benesses...que tenha ordenados precários.
  19.  # 299

Colocado por: two-rokComo sócio-gerente de uma empresa privada sinto-me um pouco ofendido com esse comentário, então o sr. ncarvalho74 que não me conhece de lado algum, afirma que eu encho os bolsos às custas da minha empresa? Eticamente é muito incorrecto da sua parte fazer tal afirmação. Literalmente o que disse, na prática é a pura da mentira

Acredito que o ncarvalho74,quisesse dizer os empresários que prevaricam nesse sentido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
  20.  # 300

Boas
    * Princesa_
    * há 6 segundos
    E eu continuo a dizer o mercado é livre e normalmente funciona por si.

voçê diz que o mercado de combustiveis é livre ? perfeita concorrência entre as gasolineiras ? eu vejo mais um cartel, em que concordão entre todas o preço.... isso sim.
    e já deixei de falar nos bancos....
    Mais uma a Electricidade, mercado perfeitamente livre não é ?
    Agora se disser que as MIcro, as Pequenas as Médias e algumas Grandes empresas que enfrentam o mercado de igual para iGual e safa-se quem fizer melhores Preços e tiver mais Qualidade, ai já concordo consigo....
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok

0.0617 seg. NEW