Colocado por: two-rokBom dia srs.,
ontem tentei acalmar um pouco os ânimos com um post ignorado pelos 2 srs. que se continuam a debater, são de facto incansáveis, os meus parabéns,
mas mais uma vez vou tentar ajudar, eu nunca falei sobre este (off)tópic em privado com o sr. Rocha mas deduzo que o sr. Rocha:
- Não concorde com os exagerados salários (e bónus) de administradores de grandes empresas porque se investissem mais nas empresas, elas tornavam-se... MAIS PRODUTIVAS.
- O Sr. Jorge paga os salários que acha justos para os seus empregados para se sentir bem com ele mesmo e vê-los satisfeitos com o emprego que têm e portanto tornam-se... MAIS PRODUTIVOS.
- O Sr. Jorge usa todo (ou quase todo) o lucro da empresa para investir na própria empresa tornando-a... MAIS PRODUTIVA.
- O Sr. Jorge faz assim porque prefere ver a empresa crescer às custas dele, do que ele enriquecer às custas da empresa, compreende Sr.Economistaluisvv?
Se houvessem mais empresários assim os país estava diferente, é certo que a mercedez, bmw ou audi venderiam um pouco menos, mas gastava-se o dinheiro em investimento criando mais volume de produção tornando o país... MAIS PRODUTIVO.
Não sou nenhum guru de economia, mas desconfio que foi assim que a Alemanha se tornou no "motor económico da europa", investindo para se tornar... MAIS PRODUTIVA.
Então isso é assim?Porque acha que mudei de ideias?Vendendo bens?Mas quem lhe disse que eu vendo bens?
Colocado por: luisvvEstou chocado. O Jorge, que sabe que os lucros das empresas A e B são excessivos (o que pressupõe que haja um nível correcto ou adequado..) vem agora dizer que cada um é que sabe?
Choca-se com muito pouca coisa...claro que cada um sabe...ou não deve saber?Essa não percebi.Cada um sabe o que fazer...que acha?Acha que não deve?
Colocado por: luisvvO dinheiro para si não importa. Tem a empresa porque gosta do que faz. Faz e vende janelas. O lucro é para investir na empresa. Decida-se, homem...
Colocado por: luisvvO que eu acho não é importante. O meu papel aqui é apenas acompanhar o seu raciocínio, para ver o que você acha - e cada vez estou mais confuso...
Colocado por: luisvvVamos lá outra vez: se o Jorge acha que há lucros excessivos (que por definição são "mais do que os adequados"), isso significa que terá necessariamente que achar que há lucros "adequados".
Colocado por: luisvvCompreende portanto que estranho quando escreve que "não há lucros adequados" e "Cada um sabe o que fazer".
Colocado por: Princesa_Aqui é mesmo caso para se dizer Quem está mal, muda-se. O mesmo se aplica aos preços, se é admissível o preço ser 100% mais caro numa empresa do que noutra? Só aceita quem quer, e assim funciona a lei do mercado.
Colocado por: Princesa_Caso diferente é o da remuneração de gestores de EMPRESAS PÚBLICAS. Mas no sector privado o gestor ganhar imenso pode ocorrer e não há que criticar, é a autonomia privada a funcionar! :)
Colocado por: ncarvalho74Concordo perfeitamente. E sendo assim o sector privado, nomeadamente os bancos e as grandes empresas dos sectores estratégicos, que não venham pedir ao sector público para pagar os seus prejuízos...
Colocado por: ncarvalho74Concordo perfeitamente. E sendo assim o sector privado, nomeadamente os bancos e as grandes empresas dos sectores estratégicos, que não venham pedir ao sector público para pagar os seus prejuízos...
A Banca está na Banca rota exactamente porque deu créditos a tudo, a quem podia pagar e a quem não podia pagar.
Colocado por: Princesa_Parece-me que estamos a confundir coisas. A intervenção do Estado na economia faz-se ou nos termos da lei ou de acordo com decisões de governantes. E quem colocou os governantes no poder meus caros, foram vós! Ou melhor, fomos nós! Então parece-me que o problema não está na gestão privada das empresas privadas mas sim no que os governos (poderes públicos) fazem com o dinheiro dos contribuintes. Certo?
Primeiro os privados enchem os bolsos descapitalizando as empresas - têm o direito de o fazer porque existe a liberdade privada - e depois o pobre contribuinte (aquele que efectivamente trabalha e paga os seus impostos) que pague.
Colocado por: ncarvalho74Em qualquer profissão do mundo é importante que haja valores e ética. Acima de tudo devemos executar a nossa profissão pela falta que ela faz à sociedade e não pelo lucro imediato que ela possa dar. Um médico que apenas trata doentes porque sabe que é uma profissão bem remunerada nunca será um grande médico. Quem constroi mal e só a pensar no lucro, nunca será um construtor de sucesso.
No entanto, estou de acordo, como é óbvio, que quem trabalha muito e bem deva receber mais do que quem trabalha pouco e mal. Não pelo estatuto mas pelo que efectivamente produz. O melhor incentivo à produtividade é o reconhecimento do mérito.
Colocado por: ncarvalho74No entanto, estou de acordo, como é óbvio, que quem trabalha muito e bem deva receber mais do que quem trabalha pouco e mal. Não pelo estatuto mas pelo que efectivamente produz. O melhor incentivo à produtividade é o reconhecimento do mérito.
Colocado por: two-rokComo sócio-gerente de uma empresa privada sinto-me um pouco ofendido com esse comentário, então o sr. ncarvalho74 que não me conhece de lado algum, afirma que eu encho os bolsos às custas da minha empresa? Eticamente é muito incorrecto da sua parte fazer tal afirmação. Literalmente o que disse, na prática é a pura da mentira
* Princesa_
* há 6 segundos
E eu continuo a dizer o mercado é livre e normalmente funciona por si.