Das duas uma:
- eu não consigo exprimir as minhas ideias
- ouluísvvnão leu com atenção
Não atribuo os todos os defeitos do estado à teses liberais nem considero este um estado que se possa a classificar como liberal. O que digo - e penso - é que este estado partilha de algumas características de um presumível estado liberal, como sejam a primazia dos factores económicos e a tendência (ainda que não assumida) a desvalorizar aspectos como a solidariedade e a entreajuda.
Também não espero um estado perfeito, é lógico que sendo constituído por pessoas venha a sofrer dos defeitos que aquelas pertencem. Porém o facto de não sermos perfeitos não devia, na minha opinião, obstar a que almejássemos a perfeição.
Aparecem, existem e têm sucesso...mas são poucos...a generalidade tem outro tipo de cultura...mais virada para esquemas de sucata, viaturas topo de gama, golds para tudo, investimento e modernização no saco (bem fechado)...e muitas mais...enfim, nada que o Luis ou qq outra pessoa não tenha conhecimento...
O resultado do que diz é precisamente o eclipse financeiro,desrregulando o emprego,justiça,economia e obviamente fazer pagar mais quem não é culpado,e que ainda por cima leva roda de imcompetente,precisa de cursos tirados à moina etc.como querem os tipos que têm culpa no cartório fazer ver ou entender.
Deixe-me só perguntar-lhe: já que é tão fácil, tenho a certeza de que o jorge rocha paga aos seus funcionários o equivalente a, digamos, o ordenado de um alemão com a mesma função ? Estou certo? Não me diga que não, porque eu ia ficar muito desiludido....
Colocado por: luisvv
Oh Jorge, ainda não me respondeu aquela perguntita lá de cima:
Entretanto, só para a conversa não ficar em atraso, e já que manifestou concordância com o J cardoso, é capaz de explicar se Portugal é um "estado mais liberal " que a Alemanha? E se sim, em quê, exactamente?
Oh pá, como eu gosto disto.
Então diga lá: e como é que são tão poucos? Não é suposto que as práticas de sucesso se reproduzam?
Colocado por: Jorge RochaMas de qualquer maneira cá para mim o liberalismo é liberdade do capitalismo poder ser exercido consuante cada estado,e consuante cada credo não religioso(digo eu)o que nada tem a ver com a forma como é exercido em cada país...essa questão pode ser comparada com uma pergunta do mesmo teor...a ditadura de Salazar é mais ditaturial que a de Pinochet?Se sim em que sentido?
Colocado por: luisvvResumindo uma série de intervenções dispersas de membros como o jorge rocha, o pedro fernandes e o giba:
1) Os salários são genericamente injustos. Os administradores ganham demais, os empregados ganham de menos.
2) É preciso mudar esta situação.
Vamos esquecer, para já, os pormenores (injusto porquê? quem decide o que é justo? qual a proporção adequada? )
Falta saber como.
Comecemos pelo Jorge Rocha: sugere que se diminua os salários da administração e se reparta pelos funcionários. É legítimo admitir que o Jorge não vê especial complexidade na administração de uma empresa e que portanto não há motivo para salários elevados.
Gostava no entanto de saber, em concreto: como faz na sua empresa para fixar os ordenados ? Qual a proporção entre o seu e o dos funcionários? Qual a sua disponibilidade para aceitar a intervenção de terceiros (eu, por exemplo) na definição dos salários que o jorge deve pagar ? Admitindo que o jorge valoriza mais o trabalho manual, importa-se de nos dizer quanto paga aos seus administrativos ?
http://economico.sapo.pt/noticias/so-14-dos-trabalhadores-gostaria-de-ser-chefe_97480.html
Colocado por: Jorge Rocha
Não se importa de perguntar pergunta a pergunta para eu lhe poder responder?Não gosto de misturar alhos com bugalhos.
Colocado por: luisvvE como será cá em Portugal ? (com tanto bla bla bla e com tal conhecimento das más práticas dos "patrões", das injustiça~s e da forma para corrigi-las, hão-de ser aos milhões)
O pensamento liberal coloca a ênfase na liberdade e na ausência de coacção (ou na sua contenção em limites estritos), que tem como contrapartida a responsabilidade, e que serve de guia em toda a acção humana.
Colocado por: luisvv(só não me desmancho a rir porque tenho alguma dificuldade em perceber se o neon acha que essa será a margem de lucro do revendedor ... )
A noticia não se refere a patrões, mas sim a gestores e chefes...portanto empregados de patrões...e não é bla bla bla...é a realidade...<
Colocado por: luisvv
" É que a estabilidade no posto de trabalho e a preferência por tarefas simples levou a grande maioria dos inquiridos a não mostrar interesse por cargos de chefia na sua empresa"
"Os níveis de ‘stress' e a complexidade de funções inerentes ao cargo levam, no entanto, apenas 14% dos inquiridos a admitir que gostaria de ser chefe."
....
Colocado por: Neon
Por favor poupe-me o seu sarcasmo.
É claro que como teórico que já demonstrou ser, vai evocar que o revendedor teve que pagar deslocações, publicidade, salários, impostos, amortizações de equipamentos, juros, segurança, artigos roubados, alugueres de espaços, bla bla bla....e no final, vai-se a ver e o pobre coitado ainda acabou por perder dinheiro, e os malandros são os empregados, os consumidores, and so on...
Meu caro, o seu problema e tal como já referi em outras alturas é que você não é capaz de descer ai do seu pedestal, e perceber a realidade das coisas. Homem olhe à sua volta, areje a cabeça, não se limite a debitar o conteúdo das sebentas.
Você sabe tão bem quanto eu, ou até melhor, que as estatísticas e as percentagens demonstram aquilo que nos interessa O Sr. na comparação produtividade vs remunerações compara a percentagem da produtividade portuguesa com a média europeia... onde pretende chegar?
Presumo que se formos comparar essas suas percentagens com um trabalhador chinês, então ele deve auferir de salários excelentes.
Poderei deduzir que as grandes empresas andam num corre corre para se instalarem na china e antigos paises do leste, porque os trabalhadores são muito produtivos, ou será porque (como você diz) a lei da oferta e da procura prevaleçe? O impacto reduzido dos salários praticados em certas partes do mundo ainda compensa o aumento de certas despesas certo?
Poderá ser muito bonito nas sebentas... a mim mete-me nojo, eu chamo-lhe uma escravatura legalizada.
Custa-lhe admitir que no exemplo que eu dei, o revendedor ganha muito dinheiro?
Mais uma vez você sabe melhor do que eu que a diferença de 4x mais, não tem justificação. Ou será que só tem habilidade para ser malicioso e para distorcer as coisas?
Então mas, todos os artigos não estão sujeitos a custos (salários, impostos, bla bla bla bla) que serão suportados pelo consumidor? Pagamos assim tanto mais em tudo?
será mesmo essa a justificação? Ou será que sendo um artigo de luxo o revendedor pode ferrar o dente à vontade que o cliente paga?
Já sei, já sei, claro que não, o revendedor esta a fazer o papel dele... como é que você diz se puder ganhar 100 em vez de ganhar 10 não é condenável, as tais leis de mercado assim o determinam.
Pois eu não tenho nada contra, e alias se quem tem dinheiro pode e quer pagar pois então que pague. Agora o funcionário do revendedor poderia ser agraciado com um melhor salário? O Sr. vai dizer que não, e as justificações serão que se ele está mal que se mude, ou que arrisque e inicie ele a actividade. A mim mais uma vez enoja-me o sentido de avareza e de egoismo.
Mas ainda lhe digo mais Lembra-se da Enron, os tais "the smartest guys in the room" você que defende a tal liberalização, acha aquilo bem? defende aquilo que se fez? Eu não
Concorda que um fulano, só porque tem dinheiro para investir em acções e que ganha dinheiro com isso (já sei que vai dizer que também perde) seja menos tributado nas tais % que você tanto gosta (e só a partir deste ano) que um fulano que tem que dar o corpinho ao manifesto? Eu não, e acho uma indecência.
A trapalhada do negócio do Manuel Fino com a Caixa e as acções da Cimpor. Deixe-me adivinhar...deve ter vibrado com toda aquela esperteza e ginástica financeira, que aquela escumalha nos proporcionou. Pois eu senti-me revoltado ainda mais com a maneira airosa com que toda a gente sai do problema.
O investimento do estado para salvar 2 ou 3 bancos... ja sei já sei o corralito ...ainda devíamos agradecer ao criador não é? Quero que se #$%#" o corralito...quem andou a especular ainda se vai sair a rir disto tudo.
Bernard Madoff, um grande homem não?... Outro bom exemplo que o mercado não precisa nadinha de ser regulado
Ouça lá...ninguém aqui é inocente, nem defende que os patrões ou gestores tenham que liderar empresas não viáveis, ou suportar prejuízos.Agora isso não significa aceitar que as leis de mercado são um mal menor.
Como já alguém aqui salientou, tem de haver humanidade e bom trato...Não compreender que o maior activo de uma empresa são os seus funcionários e colaboradores, é sinal de uma grande deficiência de formação e incapacidade de liderança.
Houve Sr.s empresários que pagaram caro, certas atitudes que tomaram. Embora eu não as defenda e não concorde com elas...também podemos sempre alegar que face a uma escravização proporcionada pelas leis de mercado, a cabeça de alguns seres humanos tem a faculdade de tão depressa estar bem como estar mal. E quando está mal....bom....temos exemplos disso por cá
Já lá dizia o Salazar: Sssse ssssoubésssisss como cusssta mandar, quererieissss obedeccccer toda a vida!