Colocado por: J.FernandesNúmeros são números. Se bem me lembro de ver por aí em jornais económicos, a produtividade nacional é de cerca de 60% da produtividade média da zona euro, enquanto os vencimentos são cerca de 70%. Ou seja, em termos médios estamos a ganhar mais 10% do que devíamos para manter as contas públicas equilibradas.Por outras palavras, em termos médios, 6 trabalhadores europeus produzem bens e serviços do mesmo valor que 10 portugueses. Portanto, para sermos competitivos, ou os salários são necessariamente mais baixos que os outros europeus, ou então pagam-se salários mais altos e despedem-se pessoas. Os lunáticos, que acham que aqueles 10 portugueses devem receber o mesmo que os outros 6 europeus, não devem concerteza saber somar 2+2.
De acordo com a consultora Mercer, os gestores portugueses de topo ganham, em média, 32 vezes mais do que a média dos salários das bases. Em Espanha, esta diferença é menor -15 vezes mais -, assim como no Reino Unido (14 vezes) e na Alemanha (dez vezes). Os dados recolhidos pela Mercer indiciam que, ao contrário do que a disparidade possa indiciar, não são os salários dos executivos que estão muito elevados (o que se prova através da comparação com os ordenados dos seus homólogos europeus), são, antes, os salários médios dos trabalhadores que estão muito abaixo do que é normal na Europa.
Colocado por: Jorge Rochaluisvv...
O sr.gosta de deturpar as observações das pessoas...Já nem sei se vale mesmo a pena continuar a dialogar consigo.
Não quer entender que as pequenas empresas em Portugal é que estão a sustentar isto não é?
Não quer saber que de uma forma geral as pequenas empresas pagam melhor os empregados que as grandes empresas não é?
Não quer saber que os produtos alimentares na Alemanha são mais baratos que por cá,e com ordenados muito mais altos não é?
Não quer saber que se essas maiores empresas nacionais lucram precisamente e imoralmente porque têm o monopólio nacional tais como a edp não é?Digo lucrar imoralmente porque os lucros são abismais e quem lá trabalha não ganha nada com isso...percebo que essa é a sua normalidade,pois os lucros são bem vindos apenas para os mesmos...(altos gestores/estado)isso é que é uma bela forma de economia de mercado.(pensa o luisvv)
Mais uma vez lhe digo...estas empresas dão lucros sempre para os mesmos,e já lhe disse que na Alemanha a riqueza é mais distribuida pelos colaboradores...pois faz com que a pequena economia seja mais rica.
Ninguém lhe quiz dar a entender que os lucros são mal vindos,apenas que estas empresas estratégicas deveriam ser mais comedidas nos preços,
e baixar os ordenados a esses gestores,a economia só consegue ser saudável de não for díspar o consumo de energia com preços altos demais numa crise sem precedentes...
Tipos como o sr.luisvv têm sido os responsáveis pela crise financeira por ainda não entenderem que o sistema actual não funciona...e andamos num tapete rolante sem parar...digo responsável porque corrobora com quem nos governa e tem governado pelas suas opiniões transcritas.
As pequenas empresas são as que mais funcionam...logo as que dão mais receita ao estado,e isto ninguém pode dizer o contrário.
Cada vez que vejo uma empresa fundir-se a outra;como o finibanco/montepio...vejo cada vez mais complôs interbancários onde a concorrência é para inglês ver...e também vejo que quem lá trabalha tem que trabalhar muitas mais horas,e formula-se mais desemprego;assim como ordenados cada vez mais precários.
Se uma empresa é para dar falência se não dá lucros;pode dizer-me porque é que o bpn dava lucros fantásticos e foi à vida num abrir e fechar de olhos?Mas o estado segurou esse banco com o dinheiro do estado não foi?Que é que lucrámos com isso?
Observar uma opinião e denota-la de Irracional em determinadas circunstâncias aproxima-se de uma falta de tacto, para não dizer etiqueta ou bons modos.(..)Se o Estado não recebe informação do mercado: Não sabe de nada. Portanto como é que o Estado seja exactamente quem legisla, através das competentes secretárias, seja ele quem homologa ou veta a autorização da fabricação/comercialização de um determinado produto.
Meu caro você até sabe ser convincente em determinadas matérias, mas somente uma pessoa com conhecimentos limitados, não é o seu caso, poderia afirmar que o Estado não seja o garante da viabilidade ou não de um empreendimento. Ele, o Estado, esta em toda a parte, quem sabe até aqui, por intermédio de um camafeu qualquer, de um departamento qualquer a fim de informar o que é ruído e o quê é essencial.
Sua afirmação só peca por ser tardia. Em simultâneo poderá criar um verdadeiro pânico nacional caso a nação venha a saber aquilo que você afirmou. Faça-me mudar de ideia, ensine-me, ajude-me a mudar de opinião, de que tudo não é política “pura”
Enquanto o Luisvv não conseguir abrir-me os olhos eu não vou deixar de afirmar quê:
- Dificilmente existirá um tecido empresarial robusto sem a existência em simultâneo de governantes credíveis e de elevado sentido de Estado.
Por favor não chame por gentileza para a nossa discussão nenhum personagem de desenho animado, em minha opinião não acrescenta valor, pelo contrário torna o assunto desprestigiante.
Então, ... se os nossos gestores recebem o devido valor, porque razão é que não aumenta a produtividade das empresas nacionais !Se os nossos gestores são tão bons para receberem vencimentos tão elevados então deviam conseguir que os seus "empregados" trabalhassem mais logo produziam mais!
Mais uma... Exemplo : Será que Sr. Mexia conhece o funcionário X que entra ao serviço ás oito horas e sai ás 17 horas e passou o dia a trabalhar com um calor insuportavél de 40 graus em cima de um poste ?.
è verdade já me esquecia ele não tem que o conhecer porque a sua secretária está em Lisboa ( digo eu ) e está a ver gráficos e mais gráficos, estatisticas e mais estatisticas, relatórios e mais relatórios sobre a situação da Empresa ... mas já está a transpirar ... porque o A/C avariou no dia anterior e a empresa de reparação ainda não consertou... pois é o individuo que recebe 600 € por mês tem falta de produtividade e então ainda não teve tempo para consertar o dito Ar Condicionado...
Colocado por: ribeirasBoas
Sr. Luisvv
Não me acho mais do que os outros ...
Porque também conheço o mercado ...
Em relação ás lágrimas nos olhos espero que tenha sido de uma boa gargalhada, porque serviu para isso, mas também para dizer que as empresas precisam de todos.
é que muitas vezes o que se passa é que as chefias esquecem-se que só são chefias porque existe os subordinados ... Uma empresa é um todo, se alguma parte não fizer a sua quota-parte então o "caldo está entornado".
Concordo com algumas afirmações suas, o mercado é que rege, lá vamos nós para a Oferta e Procura.
Não concordo é que disser que o Português não produz, se formos para a função Pública isso é outra coisa ( mas também não podemos generalizar ).
Já agora, a situação da PT no Brasil, esta correria toda é porque os Brasileiros produzem muito... não é pois não ? ...
Saudações
Saudações
Em relação ás lágrimas nos olhos espero que tenha sido de uma boa gargalhada, porque serviu para isso, mas também para dizer que as empresas precisam de todos.
Não concordo é que disser que o Português não produz, se formos para a função Pública isso é outra coisa ( mas também não podemos generalizar ).
Já agora, a situação da PT no Brasil, esta correria toda é porque os Brasileiros produzem muito... não é pois não ? ...
Colocado por: Jorge Rochaluisvv...
Sustentar isto quer dizer maiores receitas...que acha?De onde são as fontes de cerca de 80 e tal%de receitas que o estado arrecada à nossa economia?
Os dados que me permitem dizer que regra geral as pequenas empresas pagam melhor os ordenados é o facto de haver mais proximidade patrão/empregado e mais entreajuda...as pessoas que vão para as pequenas empresas regra geral fogem das grandes tipo Continente porque já sabem quanto lá ganham.
quer-me parecer que no fundo estão todos "a tratar da mesma ferida", ou seja no fundo no fundo todos gostaríamos de ver as livres regras do mercado a funcionar ( pouco estado ), mas o que aqui alguns sentem e o luisvv não admite, é que precisamente o famoso estado é pura e simplesmente manipulado por forma a deturpar essa livre concorrência
mais uma vez, ou seja quem põe lá os governantes, ou estes são já predestinados, é de tal forma a garantir certas directivas pois certos sucessos empresariais de cariz monopolista só são viáveis num panorama de uma especie de subdesenvolvimento latente.
Colocado por: luisvvMas se quer poupar-se ao sarcasmo
Colocado por: luisvvMas se quer poupar-se ao sarcasmo, diga-nos, por favor, qual é a margem de lucro líquida de um revendedor?Dito de outra forma, se quiser: Do total da facturação de uma empresa, quanto é o lucro ?