Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos, encontro-me a efectuar um projecto de um equipamento hoteleiro, o qual prevê a construção de duas piscinas com o sistema de caleira finlandesa, uma para adultos com 20X10 e uma para crianças com Raio de 4,5 m. O projectista de estruturas afirma que o nível de agua nos tanques de compensação tem de estar ao nível do plano de agua da piscina, e que acima deste deve existir um acesso para que um trabalhador possa fazer a manutenção do tanque em cheio o que irá fazer com que esta área técnica fique desenterrada cerca de 1,25m. Ao contrario deste, o técnico nomeado pelo dono de obra para me assistir no projecto afirma que a casa de máquinas deverá ficar totalmente enterrada.
    Alguém me poderá tentar esclarecer com este assunto?

    Obrigado
  2.  # 2

    Resposta retirada daqui:
    deposito de compensação
    http://www.projest-engenharia.com/forum/viewtopic.php?p=4433&sid=71e28da99c26616b237429053bb79d9e
    ...0,1m3/m2 de espelho de agua da piscina

    o mesmo deve ter um apanha folhas;
    deve ter um tubo ladrão;
    deve ter o tubo de aspiração a uma determinada profundidade de forma a não criar ar dentro da tubagem;
    deve ter boias de nivel para repor a agua, para o alarme de nivel baixo e parar as bombas e o alarme sonoro de nivel elevado;

    a ligação à bomba deve ter o tanque de compensação e o ralo de fundo da piscina, ambos com valvulas anti retorno se possivel transparentes

    as boias deve dar sinal da seguinte forma:
    quando a agua está mais alta que a boia mais baixa deve deixar o sistema a funcionar normalmente em automático
    quando a agua está abaixo do nivel da boia mais baixa deve fazer parar todo o sistema e apenas abrir a electrovalvula de entrada de agua da rede ou outro sistema e fazer disparar o alarme caso esteja mais de 1 ou 2 horas nesse nivel
    quando está acima da boia mais alta deve acionar as bombas e caso o nivel não baixe deve disparar o alarme passado 30 minutos
    quando a agua estiver abaixo da boia do meio deve abrir a electrovalvula de entrada de agua nova
    quando a agua estiver entre a boia do meio e a boia mais alta é o nivel normal do tanque e deve ser dimensionado para este nivel


    Utilizando valvulas anti-retorno não necessita ter o deposito de compensação ao mesmo nível do plano de agua da piscina. Aliás seria impraticável esta condicionante em 99% das situações :)
    Apesar de utilizar o principio de vasos comunicantes... haverá sistemas activos de controle do nível de agua.
    O seu engenheiro de estruturas deve-se ficar.. pelas estruturas... ;)


    Também arranjei um esquema:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eduardo335
      overflow.jpg
  3.  # 3

    Concordo com o Pedro Barradas e com o técnico de piscinas.
    É o que acontece nas piscinas que tenho feito. A casa das máquinas fica abaixo do nível das piscinas (ou mesmo por baixo delas).
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Concordo com o Pedro Barradas e com o técnico de piscinas.
    É o que acontece nas piscinas que tenho feito. A casa das máquinas fica abaixo do nível das piscinas (ou mesmo por baixo delas).


    Boa tarde, mas dessa forma os tanques de compensação deixam de funcionar por gravidade e passam a funcionar por bomba certo?

    Obrigado
  5.  # 5

    Boa noite,

    O principio será sempre o mesmo.
    Da caleira para o tanque por gravidade e para o filtro por bomba de filtração...
  6.  # 6

    Colocado por: resiricBoa noite,

    O principio será sempre o mesmo.
    Da caleira para o tanque por gravidade e para o filtro por bomba de filtração...


    Boa noite, isso significa que a água tem de passar pelo filtro antes de regressar a piscina certo?
    Quanto aos 8 % de renovação diária, o que significa isso?
    Obrigado
  7.  # 7

    Boa tarde,

    Perdas de água por evaporação, utilização da piscina e na maioria por lavagens dos filtros...
 
0.0121 seg. NEW