Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 maio 2010

# 1

Vivam,

Estou a poucos meses de me mudar para a minha vivenda nova e comecei a pensar no que fazer ao apartamento. A minha ideia inicial era vender, mas o mercado está muito mau e para vender teria que vender por um preço muito baixo.

Como na zona existem várias escolas superiores, estou a pensar em alugar os quartos a estudantes. Alguém sabe como é que podemos alugar quartos de forma legal? É preciso fazer contratos com os estudantes? O que temos que tratar nas finanças?
    •  
      FD
    • 11 maio 2010

# 2

Um estudante = um contrato de arrendamento.
    Na finanças há que depositar o(s) contrato(s) de arrendamento e pagar o respectivo imposto de selo sobre o valor da renda.

De resto, não há assim nada de especial a prever.
    Pedir uma caução para não inventarem (partirem coisas, etc.), duas ou três rendas em avanço e criar um regulamento interno para utilização das áreas comuns.

Na próxima declaração de IRS, preencher o anexo F.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  1.  # 3

Arrendar em vez de vender é uma excelente opção.
    Arrendar a estudantes tem a vantagem de, todos os anos, ter a casa livre e disponível, mas tem o inconveniente de todos os anos ter de fazer novos contratos (se quiser continuar a arrendar).

Para além de tudo o que o FD diz, sugiro:

1. INCLUA o serviço de limpeza (cozinha, casas de banho, sala e corredores). Pague a uma mulher-a-dias um dia por semana. Vai ver que vale a pena, e... serve de pretexto para entrar todas as semanas lá em casa e ver se está tudo em ordem.
    (Se quiser ir mais longe, inclua a mudança de lençois...)

2. Peça a um Advogado para redigir os contratos.

3. Peça AOS PAIS dos estudantes para servirem de fiadores.

4. FIQUE COM O CONTACTO DOS PAIS. Se os estudantes se portarem como crianças, trate-os como tal e faça queixa (aos pais).

5. No mês em que a casa estiver vazia (Verão), aproveite para dar uma "melhorada" na casa (pintura, mudança de torneiras e/ou puxadores, substituição do que estiver avariado, etc.). Guarde as facturas para abater no IRS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 4

Advogado+mulher a dias+lençois+IRS das rendas+pinturas etc....acho que pouco dinheiro vai sobrar...
    • eu
    • 12 maio 2010

# 5

Colocado por: ParamonteAdvogado+mulher a dias+lençois+IRS das rendas+pinturas etc....acho que pouco dinheiro vai sobrar...

O Advogado só é consultado uma vez, por isso, o custo é diluído ao longo do tempo.

A mulher a dias e outros custos de manutenção acabam por ficar gratuitos, pois estes custos são abatidos no IRS (será que estou a pensar mal? )
  3.  # 6

Colocado por: euA mulher a dias e outros custos de manutenção acabam por ficar gratuitos, pois estes custos são abatidos no IRS (será que estou a pensar mal? )
    Os custos de conservação e manutenção (bem como o IMI e as taxas camarárias) são descontados no IRS, sim.
  4.  # 7

Descontados no IRS, mas apenas uma percentagem por isso a palavra "gratuíto" não se aplica
  5.  # 8

Se calhar os pais dos meninos estarão mais dispostos a pagar 200€ por um quarto com estes serviços do que 175€ por um quarto que não os tenha. Já agora adicione TV Cabo e net.
  6.  # 9

Colocado por: rjmsilvaTV Cabo e net.
    Sobretudo a net!
    Imprescindível (tomadas/acesso em todos os quartos)!
  7.  # 10

Bom dia!

Preciso de uma resposta urgente.

Tenho 2 potenciais arrendatários do apartamento que possuo.

Os estudantes são irmãos e por isso gostaria de saber qual a melhor maneira de fazer o contrato. Fiadores os pais certo? Um contrato de arrendamento visto serem irmãos? E o arrendamento é pelo ano todo ou só os meses das aulas? Como se processa isto?

Obrigado. Agradeço resposta tão breve quanto possível.
    •  
      FD
    • 15 setembro 2010

# 11

Colocado por: plavadinhoFiadores os pais certo?

Certo.

Colocado por: plavadinhoUm contrato de arrendamento visto serem irmãos?

Se for em nome dos dois, certo.

Colocado por: plavadinhoE o arrendamento é pelo ano todo ou só os meses das aulas?

O plavadinho é que sabe o que é que quer fazer, qualquer hipótese é válida.

0.0134 seg. NEW