Iniciar sessão ou registar-se
    • w0f
    • 10 maio 2010 editado

     # 1

    Boas tardes,
    Como 1º post penso que deverei me apresentar.
    Joao 24 anos de Oliveira de Azemeis.
    Estou a pensar em construir moradia, embora terei que começar do ponto zero.
    Neste momento vivo em apartamento no centro mas já ando à procura de terreno nas redondezas.
    Tenho andado um pouco atendo ao que por aqui se fala mas gostava de saber a vossa opinião.
    Orçamento é um pouco reduzido para a construção, 100 / 120 mil já com papeladas. Mas os pequenos pormenores depois de lá estar a viver vão com tempo e paciencia.
    Estava a pensar numa casa deste género que gosto particularmente de ser diferente
    http://freshome.com/wp-content/uploads/2007/09/minimalist-house.jpg

    Será que com o orçamento que falo conseguirei construir um T2 , 2 wc´s, sala e cozinha dentro deste género de casa térrea?
    Minimamente estarei a falar de que zona habitável? 150m2?
    Quando ás portadas em vidro e ao tecto estilo moderno sem a popular telha ficará mais caro ?
    É que já li que casas em que se tenta poupar em tijolo e se mete vidro ficam parcialmente mais caras.

    Todas as opiniões são bem vindas
    Cumprimentos a todos
  1.  # 2

    O primeiro passo é definir a disponibilidade financeira, quanto tem, quanto precisa (pode) pedir emprestado, só depois avançar com procura de terreno adequado para o que pretende (pode) construir.
    Os 100/120 mil é para construção + terreno ou apenas construção?
    Se os 100/120 mil euros são já a contar com a "papelada"? Então retire ao valor de construção uns bons milhares de euros, arquitectura, especialidades, câmara, banco, etc...
    100/120 mil euros é curto mas tudo é possível com muita contenção.
    Vidro é mais caro que tijolo... quanto mais vidro e menos tijolo mais caro fica.
    Não é pela escolha de "telhado tradicional" ou cobertura plana que vai poupar mais ou menos.
  2.  # 3

    Faça contas:
    1. Tem que comprar um terreno que pressuponha a possibilidade de construir. A menos que seja em zona (muito) rural, não sei se vai conseguir, por um valor inferior a 30 mil euros, e mesmo numa zona rural... não sei não...
    2. Em arquitectos e projectos, vai gastar no mínimo 3 mil euros (muito no mínimo).
    3. Tem que contar com a simpatia do sector urbanístico da câmara de Oliveira de Azeméis, que dependendo da zona, do dia e da hora, pode não gostar do projecto e aprontar uma verba para a parte burocrática que eu não faço ideia de quanto seja nessa câmara.
    4. Depois terá o próprio custo da casa que pelos meus cálculos não será menos que 75 mil euros (150m2x500€).
    Contabilizando tudo por baixo (muito mesmo), falamos de pelo menos 109 mil euros.

    Força nisso!
  3.  # 4

    Se não estiver a contar com o terreno , pode estar á vontade que consegue bem fazer o que quer, pelo menos eu estou a conseguir.
    E não estamos muito longe geograficamente...
  4.  # 5

    E as taxas, as camarárias, as ligações a ramais, os certificados, as inspecções, as reeinspecções...
  5.  # 6

    E em Oliveira de Azemeis não é barato!
  6.  # 7

    Colocado por: w0fhttp://freshome.com/wp-content/uploads/2007/09/minimalist-house.jpg

    um bom exemplo

    Colocado por: w0fSerá que com o orçamento que falo conseguirei construir um T2 , 2 wc´s, sala e cozinha dentro deste género de casa térrea?
    Minimamente estarei a falar de que zona habitável? 150m2?

    penso que sim se estivermos a pensar mesmo realmente no exemplo que mostrou na imagem, e tirando alguns pormenores que essa casa tem.
    cumprimentos
    • w0f
    • 11 maio 2010

     # 8

    pois realmente em Oliveira de Azemeis só com bons conhecimentos..

    Fernando Gabriel Arq quais pormenores fala?

    Ainda estou analizar qual será a melhor solução.

    Cumprimentos
  7.  # 9

    Oliveira de Azeméis é a minha terra natal...mas vivo longe...
    A minha questão é sobre o T2...calculo, pela idade, que seja solteiro, mas fazer uma casa é um grande investimento (não só de dinheiro) que não se vende/troca com a mesma facilidade (hoje em dia relativa) de um apartamento. A menos que tenha decidido não ter filhos nunca, um T2 vai ser manifestamente escasso no momento em que decidir constituir família...e isso pode parecer-lhe longínquo, mas chega mais depressa do que parece.
  8.  # 10

    Colocado por: w0fFernando Gabriel Arq quais pormenores fala?

    vidros/acabamentos/infra-estruturas
  9.  # 11

    Compra no Pinheiro da Bemposta é mais em conta ;-)
  10.  # 12

    Colocado por: CfinanceiroCompra no Pinheiro da Bemposta é mais em conta ;-)
  11.  # 13

    Eu tb tenho mas ainda não sei se vou construir ou vender, mas conheço quem queira vendar...
  12.  # 14

    Olá :)

    Veja neste site casas parecidas com a que gosta, mas feitas em madeira. Não são casas fraquinhas, são casas de boa qualidade. Eu já visitei a de exposição em Vila nova de Cerveira e fiquei encantada. Os preços não andam longe do que pretende ;) e são rápidas a construir. E há bancos que têm crédito específico para casas deste género.

    Dê uma espreitadela: http://www.rusticasa.pt/

    Consulte as casas da gama Post&Beam.

    Cumprimentos
    • w0f
    • 12 maio 2010

     # 15

    Boas tardes,

    Hm são zonas onde ando a ver alguns terrenos.
    Se pretenderem vender acho que podem entrar em contacto por privado acho eu..

    Becas por acaso não sou solteiro.. após reflectir um pouco penso que necessito mesmo de um T3, mesmo que um quarto seja para escritório..

    Vrcastro já andei a ver tambem mas infelizmente não vou muito á bola com casas de madeira..
    • w0f
    • 13 maio 2010

     # 16

    Bons dias,
    Estive a ver algumas casas em madeira e a ler um pouco a parece ser uma boa aposta tambem..
    Há por aqui alguem com experiencia nesse ramo?

    Cumprimentos a todos
  13.  # 17

    Bom dia,

    Se não for muito longe para si, aconselho-o vivamente a ir a Vila Nova de Cerveira, que é um belo passeio :)
    Dirige-se à zona industrial e faz uma visita às 2 casas modelo, e tem todas as explicações disponíveis pelo pessoal da empresa.

    Convém que faça marcação, estão abertos ao sábado.

    Como lhe disse fui lá uma vez e fiquei muito bem impressionada. Para já ando numa de reabilitação urbana :)

    Mas daqui por uns tempos... nunca se sabe.

    Cumprimentos
    • w0f
    • 13 maio 2010

     # 18

    vrcastro

    Vai ser mesmo isso que vou fazer.. é uma zona que desconheço...

    Já agora aproveito para perguntar..

    O que fica mais caro, 120m2 em moradia térrea ou 60m2 por andar?

    Cumprimentos
  14.  # 19

    Boa :)

    Já agora, se me permite, uma vez que não conhece a zona aqui ficam umas dicas.

    Faça o percurso por auto-estrada até Viana do Castelo. Aí siga em estrada nacional até Vila Nova de Cerveira.
    Vai fazer um percurso lindíssimo sempre a ver o mar. Se tiver disponibilidade, dê uma espreitadela à praia de Moledo, no meio dos pinhais com vista para o "castelo no mar". Passe pelo centro de Caminha que é muito bonito e coma um Palmier coberto com doce de ovos ;)

    Depois rume para Vila Nova de Cerveira, em estrada nacional.
    No regresso, vá comer uma bola de Berlim no Natário em Viana (se perguntar toda a gente sabe onde é) e dê por lá um passeio que vale bem a pena.

    Se não for adepto dos doces, pode sempre comer umas costelinhas na brasa em Caminha, no restaurante Chafariz (mesmo no centro). São de lamber os beiços (literalmente) :)

    Bom passeio!

    Cumprimentos
  15.  # 20

    Aproveite e almoce o robalo cozido em algas no Restaurante Mariana em Afife!
 
0.0196 seg. NEW