Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Noite,

Após algumas passagens pelo forum resolvemos colocar o nosso projecto à vossa aprovação...

Desde já agradecemos todos os comentários de forma a podermos melhorar o nosso espaço.

Antes de mais, salientamos que o WC entre quartos não ficará com a actual configuração visto que esta não aproveita o espaço da melhor maneira.
    A porta que separá o corredor do Hall ficará após o WC junto à entrada e consequentemente a porta do quarto focará após a porta do corredor/hall para se formar uma zona mais privada.

Obrigado a todos,
    Turnip & Amag
  2.  # 2

.
  3.  # 3

tem um terreno bastante desnivelado(77 a 81) e quer construir dessa maneira, em transversal às cotas de nivel com uma implantação desse tamanho ?, não tem alçados?, não vejo projecto a pensar no terreno, que devia ser a primeiríssima situação a pensar.
    contrate um arquitecto é a melhor solução.
  4.  # 4

Alçado principal
  5.  # 5

Anexos frontal
  6.  # 6

Anexos - Posterior
  7.  # 7

Assim de repente, acho que para tão grande investimento, é realmente uma pena que para ir á cozinha tenha de passar pelo hall de entrada, assim como não vejo razão para não investir num 2º portão da garagem e assim arrumar melhor os carros. Acho mesmo que a zona de "living" muito estrangulada e algo pobre em termos de espaço e tambem me parece que preferiu colocar os quartos a poente??
    Em suma parece-me muita área e no entanto algo constrangedor o sistema funcional da casa.
  8.  # 8

Agradeço desde já os comentários.

Se julgamos entender a sua questão, a cozinha e a sala estão "viradas para a rua" e a concepção da casa tem por base isso mesmo, os telheiros grandes para aproveitar a vista (situa-se num planalto), bem como o terraço por cima da garagem.

De facto o projecto tem uma área extensa e quando falámos com o arquitecto solicitamos algumas coisas:

- Arquitectura em "L" em que as principais divisões deviam estar em harmonia com a rua;
    - 4 quartos;
    - Sala não superior a 40 m2
    - Cozinha funcional para o máximo 5 pessoas

Editado: De facto o 2º portão está a ser pensado pelas razões que apontou

Obrigado,
    Turnip & Amag
  9.  # 9

Vamos lá aos comentários pessoal...
  10.  # 10

Não gosto. Especialmente desgosto da solução de revestimento da garagem e a solução de cobertura em terraço, terrivelmente mal resolvida... não tem absolutamente nada a haver com essa casa de telhadinhos e beiradinhos...
  11.  # 11

Relativamente ao seu comentário que agradecemos...são realmente gostos como refere. Por isso não vivemos todos no mesmo tipo de casas. Nós por exemplo não gostamos nada das casas com janelas "esquisitas" e recantos e recantinhos que agora está tão na moda!

Os "telhadinhos" é sempre o telhado da casa, ou seja, os telheiros são o prolongamento do telhado da casa.

Pelos vossos comentários verifico que a casa não estará "infunsional".

Continuamos receptivos às vossas críticas/opiniões!
  12.  # 12

Meus comentários:

cozinha
    - gosto de ver uma ilha na cozinha mas, penso que "rouba" muita área... para mim é preferível colocar o fogão junto a uma parede e ficar com espaço livre no centro da cozinha para uma mesa (que até pode servir de apoio)
    - eliminava a divisão do tratamento da roupa trocando-o com a despensa e mudava o fogão para junto da parede exterior (na divisão eliminada). Para minimizar a eliminação da despensa, colocava mais uns armários na cozinha.

I.S. social
    - encontra-se na zona privada
    - banheira desnecessária (a outra I.S. está logo ali com uma base de chuveiro)

Hall
    - dois halls: vindo da rua e do jardim. Pelo jardim, entramos numa área que se pretende mais privada (zona dos quartos). Se viermos sujos do jardim, e entrarmos nesse hall para ir tomar um duche numa das I.S., iremos sujar o chão numa zona de quartos... já para não falar nas visitas quando estiverem numa churrascada no exterior e pretenderem ir à I.S., não terão os mesmos cuidados que os donos da casa....

quartos
    - dois deles tem um roupeiro pequeno (meia parede)
    - evitar a porta a abrir para cima do roupeiro se este for de abrir portas...

I.S. dos quartos - acessibilidades?
    - parece-me desnecessária a reentrância num dos quartos para o chuveiro já que a I.S. é bem grandita (é para garantir espaço para a banheira?)
    - porque não colocar a sanita e o bidé na parede que faz par com o roupeiro a fim de minimizar barulhos no quarto?

suite
    - parece-me demasiado larga (quase o dobro de área da dos outros quartos!), muita área desperdiçada.... alguma razão em particular?

closet
    - grandito mas com área desperdiçada

I.S. suite
    - porque não colocar a sanita e o bidé na parede do closet a fim de minimizar barulhos no quarto?

Outros
    - falta uma separação entre a zona privada da social
    - alguma distância entre a garagem e a cozinha (quando vier carregado com compras terá de percorrer uns metrositos :-) ou então, parar o carro mais próximo da cozinha - debaixo do alpendre)
  13.  # 13

Concordo com o Pedro... mas justifico sem o gosto se preferir... esse tipo de casa fazia sentido antes da descoberta do betão e do tijolo... era por serem de alvenaria de pedra e de madeira que se construía assim... agora já evoluimos, não sei porque insistem em andar 1 século atrás... além dos gastos supérfulos dessa construção --- cornijas, etc... já viu as pontes térmicas das ombreiras e padieiras... eu sei que esse é o ideal de casa que nos incutem quando somos crianças... eu própria gostava delas até ter ido tirar um curso de 6 anos de arquitectura... agora percebo porque não fazem sentido ... e para além do mais na relação qualidade/conforto são muito mais dispendiosas... tamos na era do carro eléctrico... faz sentido termos uma casa ao gosto renascentista?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ema22
  14.  # 14

Faz tanto sentido como continuarmos a gostar de sardinha assada na era da cozinha de fusão. Não é o meu gosto, mas há quem o faça com um suporte ético/estético/ideológico mais sustentado, vejam-se Thiago Bradell, Braizinha ou os manos Krier, só para dar alguns exemplos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: turnip
  15.  # 15

A mim faz-me confusão ver umas armaduras de candeiros de petróleo com energia eléctrica e estes conviverem com uns modernos paineis solares ... é assim como comer sardinha com sushi ao mesmo tempo.
    • P+V
    • 12 maio 2010

# 16

Não costumo dar azo ao off-topic, mas sushi de sardinha é de categoria!
    Agora, a colega RitaJ tem todo o meu apoio, e, francamente, Augusthill, não vai querer comparar a obra do Krier com "isto", pois não?
  16.  # 17

Colocado por: mafgodMeus comentários:

I.S. social
    - encontra-se na zona privada
    - banheira desnecessária (a outra I.S. está logo ali com uma base de chuveiro)

A I.S. social ficará na zona social visto que a porta do Hall irá ficar depois da porta desse WC, bem como a porta do quarto. (Talvez um bocadinho confusa a resposta)

Hall
    - dois halls: vindo da rua e do jardim. Pelo jardim, entramos numa área que se pretende mais privada (zona dos quartos). Se viermos sujos do jardim, e entrarmos nesse hall para ir tomar um duche numa das I.S., iremos sujar o chão numa zona de quartos... já para não falar nas visitas quando estiverem numa churrascada no exterior e pretenderem ir à I.S., não terão os mesmos cuidados que os donos da casa....

Dai o WC da tertulia ter base de chuveiro...realmente aparece no corredor que indica uma portada, contudo poderá ser uma janela.

quartos
    - dois deles tem um roupeiro pequeno (meia parede)
    - evitar a porta a abrir para cima do roupeiro se este for de abrir portas...

Agradecemos a observação.

I.S. dos quartos - acessibilidades?
    - parece-me desnecessária a reentrância num dos quartos para o chuveiro já que a I.S. é bem grandita (é para garantir espaço para a banheira?)
    - porque não colocar a sanita e o bidé na parede que faz par com o roupeiro a fim de minimizar barulhos no quarto?

A I.S. entre quartos não ficará com a disposição que está no projecto. O local onde está a base de duche será um armário de apoio I.S.. Vamos ter em conta a dica de colocar a sanita e bidé na parede do roupeiro, tem toda a lógica.

suite
    - parece-me demasiado larga (quase o dobro de área da dos outros quartos!), muita área desperdiçada.... alguma razão em particular?

Não tem nenhuma razão particular, mas a razão poderá ser ter espaço para colocar cama de bébé... :)

closet
    - grandito mas com área desperdiçada

Será, em principio, para colocar um apoio central (banco)

I.S. suite
    - porque não colocar a sanita e o bidé na parede do closet a fim de minimizar barulhos no quarto?

Mais uma boa dica que agradecemos

Outros
    - falta uma separação entre a zona privada da social

Será a porta que falamos...

- alguma distância entre a garagem e a cozinha (quando vier carregado com compras terá de percorrer uns metrositos :-) ou então, parar o carro mais próximo da cozinha - debaixo do alpendre)

Será exactamente a segunda solução...parar debaixo do alpendre.
  17.  # 18

Mafgod,

A nossas respostas estão a bold....

Obrigado pelos seus comentários
  18.  # 19

Colocado por: RitaJConcordo com o Pedro... mas justifico sem o gosto se preferir... esse tipo de casa fazia sentido antes da descoberta do betão e do tijolo... era por serem de alvenaria de pedra e de madeira que se construía assim... agora já evoluimos, não sei porque insistem em andar 1 século atrás... além dos gastos supérfulos dessa construção --- cornijas, etc... já viu as pontes térmicas das ombreiras e padieiras... eu sei que esse é o ideal de casa que nos incutem quando somos crianças... eu própria gostava delas até ter ido tirar um curso de 6 anos de arquitectura... agora percebo porque não fazem sentido ... e para além do mais na relação qualidade/conforto são muito mais dispendiosas... tamos na era do carro eléctrico... faz sentido termos uma casa ao gosto renascentista?

Estas pessoas agradeceram este comentário:Ema22

Desde já obrigado pelo seu comentário.
    Não passa de uma questão de gosto na nossa opinião.
  19.  # 20

Colocado por: P+V ARQNão costumo dar azo aooff-topic, mas sushi de sardinha é de categoria!
    Agora, a colega RitaJ tem todo o meu apoio, e, francamente, Augusthill, não vai querer comparar a obra do Krier com "isto", pois não?

Já reparámos que qualquer projecto apresentado que fuja "à moda das linhas rectas e janelas estranhas" é classificado com termos diferentes.. Pelo facto de haver gostos diferentes, e gostos não se discutem, é que não moramos todos em cubiculos iguais :)

Em termos funcionais poderá dar-nos alguma ajuda com a sua experiência de arquitecto?

Obrigado pelo seu comentário

0.0220 seg. NEW