Sou vendedor de uma casa e a situação é a seguinte:
Avaliação do imóvel em 80mil. O banco empresta 90% ou seja 72mil. A venda será de 68mil. O comprador quer a escritura por 72mil porque pretende mais 4mil e o banco só lhe empresta se for incluído na escritura. O crédito pessoal já teria de ser igual ou superior a 5mil.
Acho esta situação insólita... no mínimo. Se concordar com isto o que me espera?
Como a escritura feita por mim quando a comprei foi de 60mil. Terei de pagar as mais valias resultantes de 12mil. Se for a uma taxa de 20% da metade dará 1200€. Acho que é isto??!
E se declarar na compra de uma nova casa com valor de escritura superior, este será reduzido em quanto?
Colocado por: NunoSe concordar com isto o que me espera?
Nada de especial... acho que o estado não se importa particularmente se pagarem mais impostos do que o que devem...
Colocado por: NunoE se declarar na compra de uma nova casa com valor de escritura superior, este será reduzido em quanto?
Se reinvestir a totalidade (os 12.000€), não pagará imposto sobre as mais valias.
A solução mais fácil: impute-lhe esses 1.200€ (ou mais consoante a taxa de IRS aplicável), ele que os pague se quer a escritura feita por mais dinheiro sem o pagar...