Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia!

Há já bastante tempo que sigo este fórum e algumas ideias e projectos que aqui colocam.

Não sou arquitecto, e pretendo procurar um, mas queria chegar com uma ideia bastante aceitável do que pretendo quando me dirigir a um.

Neste momento, tenho uns esboços do que pretendo, mas tenho muitas dúvidas.

Então é o seguinte:

Pretendo uma casa térrea (esta até foi inspirada numa que aqui vi no fórum), e esta configuração que já tenho penso ser bastante funcional.

Na parte traseira, terá ainda uma pala para o sol não incidir directamente sobre as janelas e para dar alguma graça, que não será pegada á estrutura. Ainda não a desenhei pois não sei se será em betão ou em “barrotes de madeira”

Na parte de trás terá ainda piso em deck logo á saída da sala e dos quartos e depois a respectiva piscina 

Quanto á parte da frente… Bem, para encontrar algo que goste do aspecto que idealizo é que vos peço ajuda pois com a configuração que tenho acho que fica muito “rapada”.

Fico aguardar pelas vossas críticas e sugestões!

Planta
    Planta

Parte de trás

Lateral

Frente
  2.  # 2

hão de chover comentarios e opiniões, mas acho de louvar reflectir sobre aquilo que pretende antes de falar com um arquitecto

Assim de reparos, acho que o WC de serviço pode ser partido em 2, fazendo m WC de apoio aos quartos, e um WC , só com sanita e lavatorio de apoio à area social.

Parto do principio que teve em atenção a orientação a norte e tudo o resto
  3.  # 3

muito rapidamente, está no bom caminho em todo o caso procure tambem que a casa se desenvolva com o exterior, com o terreno em si e seu relevo, assim como a envolvência pois muitas vezes o aspecto funcional interior vai ganhar mais logica e força tendo em atenção a esse aspecto.
    Contudo acho que com as suas ideias está já num ponto previligiado para desenvolver com um arquitecto um bom projecto.
  4.  # 4

Colocado por: gugas

Assim de reparos, acho que o WC de serviço pode ser partido em 2, fazendo m WC de apoio aos quartos, e um WC , só com sanita e lavatorio de apoio à area social.

Parto do principio que teve em atenção a orientação a norte e tudo o resto

Quanto á ideia do WC, será que fica bem um WC só com sanita e lavatório?

Acerca do norte...oops...não me lembrei desse "PEQUENO" pormenor...

Colocado por: marco1muito rapidamente, está no bom caminho em todo o caso procure tambem que a casa se desenvolva com o exterior, com o terreno em si e seu relevo, assim como a envolvência pois muitas vezes o aspecto funcional interior vai ganhar mais logica e força tendo em atenção a esse aspecto.
    Contudo acho que com as suas ideias está já num ponto previligiado para desenvolver com um arquitecto um bom projecto.

O terreno que pretendo terá relevo , cota inferior na entrada, cota superior no fundo da casa.

E ideias para aquela parte da frente da casa, algumas?

Acho a porta de entrada horrível, mas não me ocorre outra ideia :S
  5.  # 5

johny

pois...é ai que a porca torce o pepino, ou seja tentei dizer-lhe assim como já disse a várias pessoas que há um ponto em que se deve procurar um profissional do sector, não é por levar as plantas mais definidas que vai ficar mais barato É QUE afinal já está a tentar formalizar com rigor uma coisa que devia deixar o arquitecto trabalhar, e é para isso que ele é pago.
    É que dá a ideia que está a fazer o projecto e isso para mim não será o melhor caminho...por várias razões.
    Sinto-me com liberdade para lhe dizer que por alguma razão há por aqui estudos e projectos que são mais "acarinhados" que outros e vale a pena tentar perceber o porquê.
    sabia que a entrada de uma habitação, para alem da estetica e funcionalidade, tem de cumprir com certas dimensões minimas para estar de acordo com a legislação??
  6.  # 6

Bem, quanto ás dimensões, cumpre, por acaso sabia.

Quanto á estética e funcionalidade, para isso é que resolvi pedir opinião.

Quanto ao preço, pode ter a certeza que sei que me fica ao mesmo preço, pois tenho um gabinete que trabalha comigo que me fará de borla, pagarei apenas os custos administrativos.

Agora o que pretendia que era uma ajuda para a parte da frente, para decidir se opto por este tio de moradia ou não é que parece que ninguém me quer ajudar...

Já agora, porque uns estudos são mais "acarinhados" que outros? Simplesmente porque já têm a assinatura do arquitecto?
  7.  # 7

Colocado por: johny

Agora o que pretendia que era uma ajuda para a parte da frente, para decidir se opto por este tio de moradia ou não é que parece que ninguém me quer ajudar...

nisso ninguém o pode ajudar.. é uma escolha pessoal se gosta de coisas mais contemporâneas ou mais clássicas
  8.  # 8

Não. Ficará melhor com urinol.

Coisas da Casa
  9.  # 9

Colocado por: AdrianoP

Coisas da Casa

Pois, e as senhoras....
  10.  # 10

Pois, e as senhoras....

As senhoras têm o lavatório e a sanita, ou não chega? Quer meter um fogão também no WC?? lol
  11.  # 11

Depreendi em funcao da sua resposta que seria em substituicao da sanita....
    O portugues e muito traicoeiro...
    A pergunta foi : só c/ sanita e lavatorio?
    Sua resposta : Nao. ficara melhor c/ urinol.
    Mas nao se chateie ...
    Foi unicamente uma observacao...
  12.  # 12

E se as visitas quizerem fazer algo mais.... sólido? ;-)
  13.  # 13

Bastos, eu percebi e respondi em tom de brincadeira :) :)

Eu dizia, que além do lavatório e da sanita, deveria ter um urinol. Nunca seria eliminar os outros dois e usar o urinol para necessidades e lavar as mãos, né? :):)
  14.  # 14

Ja agora, eu sei que homem que é homem faz as suas necessidades fisiologicas liquidas de pé , mas porque não se sentar na sanita, até por uma questao
    de respeito por quem limpa ( até se torna mais economico , elimina-se automaticamente o urinol)
    Isto claro está, em habitacoes... em espacos publicos a conversa sera outra...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta2009
  15.  # 15

( até se torna mais economico , elimina-se automaticamente o urinol)

Não torna nada. E a quantidade de água gasta? O Urinol descarrega um litro de água (ou menos) por cada utilização...

;)
  16.  # 16

Penso que sera relativo ( e mesmo residual) a diferenca entre a agua gasta na sanita ( se tiver cuidado , só gasta a que precisa)e a agua gasta no urinol...
    Tendo em conta o preco do urinol + o sensor adequado á descarga minima de agua ... sera que alguma vez chegue a compensar ...
    nao estou a dar , aquilo que disse por uma verdade absoluta....
  17.  # 17

johny

ai cumpre?? consegue inscrever um circulo de 1,50 m de diâmetro antes da porta de entrada assim como após a mesma, no hall??
    ouça, acarinhados não quer dizer com a assinatura de um arquitecto mas sim na onda em por exemplo eu para fazer uma cirurgia não vou ao farmaceutico, se você se acha capaz para projectar uma casa, siga, por aqui agradece-se é que nos digam mais á frente como tudo correu. Esperemos tambem para ver se essa borla que diz que lhe vão fazer, tambem inclui todas as especialidades e com um minimo de rigor.
  18.  # 18

Não deve ficar muito "agarrado" a esta disposição, poderá ter que alterar mediante a localização do norte...

-não há janela no escritório?
    -cozinha com dimensões identicas à dispensa.
    -hall de entrada muito pequeno e estreito.
    -wc de serviço muito grande, poderia ser dividio em 2 sendo um de apoio aos quartos e outro a area social.

assim de repente ;)

cumps
  19.  # 19

Colocado por: RenatoBastosNão deve ficar muito "agarrado" a esta disposição, poderá ter que alterar mediante a localização do norte...

-não há janela no escritório?
    -cozinha com dimensões identicas à dispensa.
    -hall de entrada muito pequeno e estreito.
    -wc de serviço muito grande, poderia ser dividio em 2 sendo um de apoio aos quartos e outro a area social.

assim de repente ;)

cumps

É isso mesmo que preciso, este tipo de ajuda, isto são críticas construtivas!
    Quanto ao hall, posso diminuir ao escritório para aumentar o hall.

Quanto á janela, não coloquei porque está na minha dificuldade em visualizar uma frente bonita para a casa. Janela na cozinha, janela no escritório, porta de entrada e janela no quarto não ficará muito cheio?
    Como resolvo este problema?

Quanto á casa de banho, vou pensar seriamente nessa divisão.

A dispensa é grande porque será dispensa e lavandaria, tem de ter espasso para passar a ferro :)

Colocado por: marco1johny

ai cumpre?? consegue inscrever um circulo de 1,50 m de diâmetro antes da porta de entrada assim como após a mesma, no hall??
    ouça, acarinhados não quer dizer com a assinatura de um arquitecto mas sim na onda em por exemplo eu para fazer uma cirurgia não vou ao farmaceutico, se você se acha capaz para projectar uma casa, siga, por aqui agradece-se é que nos digam mais á frente como tudo correu. Esperemos tambem para ver se essa borla que diz que lhe vão fazer, tambem inclui todas as especialidades e com um minimo de rigor.

Quanto ás especialidades, essas serão realmente de borla e com rigor, não mínimo, mas máximo uma vez que serei eu próprio a fazê-las!!! Daí, o facto da borla na arquitectura, compreende agora?

Porque é que as pessoas têm que supor que toda a gente está a tentar poupar dinheiro????

Será difícil compreender, tenho esta ideia para uma casa térrea, com arquitectura contemporãnea, se achar que consigo um bom resultado avanço para a compra de um terreno para a implantar. Caso não goste do aspecto, opto por uma casa contemporãnea de 2 pisos para a qual já possuo terreno, compreende agora a minha dúvida?

Agora, por isso isto é uma tentativa, porque não sou nenhum artista, sou um homem de contas, de números, de ciencias exactas, a arte, fica ao vosso cargo, mas acho abusar pedir ao arquitecto que me fará o projecto para fazer um estudo e depois outro estudo e depois então um projecto!
    Isto é um estudo de estética e funcionalidade, nada mais ok?
  20.  # 20

Então, deve ser engenheiro, correcto??
    Se pretende realmente opiniões mais abalizadas, que tal descrever melhor as caracteristicas presentes nesta intervenção, por exemplo a configuração do terreno, a orientação solar, a envolvência construtiva ( construções vizinhas) isto sim poderá para alêm das premissas funcionais da sua casa, indicar melhor as opções esteticas e formais a escolher.

0.0156 seg. NEW