Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: tiyxutem de ver o fio azul nao preto ou tenta de ver tambem o da tera se e esse entao tem que mudar o diferencial

    não complique, o Kostta já disse que se desligar o disjuntor no quadro o diferencial aguenta, logo a passagem é entre a fase e o verde\amarelo/terra, não meta o azul\neutro ao barulho.
  2.  # 62

    Os fios foram trocados e ja funciona. O preto tinha um pequeno rasgo, azul tinha qq coisita e o terra estava normal
    • rv
    • 16 maio 2013

     # 63

    Boa tarde.

    Desde há um mês para cá que cá em casa o diferencial da EDP e o disjuntor do quadro dentro de casa que já dispararam diversas vezes. Já contactamos a EDP que vieram ver o posto de electricidade da rua, corrigiram a situação mas os disparos continuaram, em ambos os sítios. O mais intrigante é que é sempre numa hora em que não há muitos aparelhos a funcionar, apenas uma arca frigorifica e um frigorifico, e algumas lâmpadas. Quando há computadores, televisões, aspiradores e assim ligados, nunca há problema nenhum. O poste de electricidade da rua está avariado (não ilumina a via pública). O que eu acredito que se possa estar a passar é estar aí um poste de electricidade e ficar mais sensível ou então qualquer coisa cá em casa. O que acham? Haverá alguma coisa que esteja a fazer má passagem, mau contacto, disjuntor muito sensível? Poderá ser humidade? A humidade costuma afectar muitos aparelhos, igualmente com o poste de electricidade. Poderá ter a ver com isso? Agradecia se alguém pudesse partilhar opiniões comigo, com alguma brevidade :)

    Muito obrigada.
  3.  # 64

    Boa Noite
    Já agora a minha experiência
    O meu antigo disjuntor diferencial principal de 30 mA disparou, em 2 anos, apenas 2 vezes, quando eu estava em agosto de 2011 e em agosto de 2012, no Algarve a passar férias. Como tenho alarme que detecta esta situação tive de vir de propósito (300 + 300 Km) só para ligar o botão.
    Já mudei o disjuntor para outra marca, com sensibilidade média, e agora estou à espera de Agosto para ver o que acontece.....
  4.  # 65

    Meu, isso de disparar sem razão aparente cheira-me... a bruxedo. Contracta já o professor Karamba para te fazer uma defumação em casa. O gajo alivia-te (pelo menos a carteira).
  5.  # 66

    Passei por uma situação semelhante em Março ultimo, chamei o técnico pois o disjuntor disparava quando lhe dava na real gana, ou seja, por vezes estava ligado forno + maquina lavar + o resto da aparelhagem normal e ele aguentava-se; quando desligava o forno ou a máquina ele disparava...

    problema identificado - OS FIOS NO DISJUNTOR COM O DILATAR FROAM ALARGANDO O PARAFUSO DE APERTO, SOLUÇÃO AJUSTAR O APERTO DOS PARAFUSOS..., pode parecer maluquice (eu pelo menos achei...) o certo é que não voltou a acontecer, o electricista explicou-me que os cabos em tensão dilatam e vão forçando o parafuso de aperto dos mesmo no disjuntor, logo, de tempos a tempo (13 anos no meu caso) devem ser reapertados.
  6.  # 67

    Colocado por: almeida94O meu antigo disjuntor diferencial principal de 30 mA disparou, em 2 anos, apenas 2 vezes,

    NUNCA se devem usar diferenciais de alta sensibilidade á cabeça de um quadro (como corte geral),

    mas ainda hoje vi uma instalação NOVA em que só existia um único diferencial MONOFÁSICO e era para TODAS as tomadas da casa, e isto num quadro com entrada trifasica,

    enfim bons técnicos que temos entre nós,

    eu coloco sempre no mínimo 3 diferenciais, um para iluminação, outro para tomadas gerais e outro para maquinas,isto se não tiver banheira de hidromassagem porque se tiver leva mais um só para este fim.
  7.  # 68

    andei a pesquisar e tenho o mesmo problema que não tem logica. Tenho o diferencial geral da casa (não é o da edp) que geralmente me dispara. Há uns dois anos descobri que era de uma instalação de rega (agora está desligada). No ano passado era uma tomada de uns dos quartos. Mas agora, estava sempre a ir abaixo, e esta semana que estou de férias, reparei que era sempre entre as 17h20 e 17h30, o que nao tem logica, pois nao tenho nada programado a ligar a essa hora. 7 dias seguidos a ir abaixo a esta hora, ainda ontem sai de casa para ir buscar o miúdo, pelas 17H15 e quando cheguei às 17H40, disjuntor desligado sem nada ligado na casa.
    • jd_
    • 20 novembro 2013

     # 69

    Veja se não é do frigorifico, que é um equipamento que está sempre ligado. Tem de ir isolando circuito a circuito até descobrir onde está o defeito.
  8.  # 70

    Inacreditável, não consigo dar com este problema. E continua sempre a ir abaixo pelas 17h25, isto é completamente anormal. Foi de férias 5 dias e deixei todos os disjuntares desligados, com a excepção do frigorífico e o do alarme, e nestes dias não foi abaixo, mas se estiverem todos ligados, vai quase sempre abaixo, salvo alguns dias sem explicação. Quer eu esteja ou não em casa. Não tenho nenhum sistema de relógio a iniciar nessa hora. Já fui isolando vários disjuntares e acontece-me o mesmo. Tem de haver uma explicação lógica. Já me ando a passar. Será do meu diferencial geral? A cena da hora é que me deixa possuído.
  9.  # 71

    Boas Ultramac
    Confirma se o neutro está desligado do teu sistema de Rega, não é só desligar o disjuntor unipolar o neutro tem de estar desligado.
    Nos equipamentos electrónicos há um condensador entre neutro e a terra que fica danificado e provoca um defeito na linha que faz deitar o diferencial mais sensível abaixo, geralmente o defeito pode ser provocado em dias mais húmidos em que os valores de terra são menores.
    Por isso que o ideal nos quadros eléctricos era ter disjuntores bipolares (N+P).

    P.S. não tens nenhuma caldeira programada para essa hora?
    Concordam com este comentário: Sikora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ultramac
  10.  # 72

    Colocado por: jd_E continua sempre a ir abaixo pelas 17h25
    ... mesmo com a mudança da hora para inverno/verão e vice-versa?
  11.  # 73

    Boas Billnext.
    Não tenho o neutro desligado, mas quando fui de ferias desliguei todos os disjuntores (pelos vistos são unipolares) desligados, excepto o do alarme e do frigorífico e assim já não foi abaixo.
    Estou a tentar outra vez desligar um a um os dijuntores para ver quando é que não vai abaixo, mas ontem igual, 17h25 e puf...
    Já agora é só subtituir os dijuntores unipolares pelos de 2 polos? São muito mais caros?
    Tenho uma caldeira, mas tenho-a a ligar manual.
    Obrigado pelas respostas
    • jd_
    • 28 dezembro 2013

     # 74

    Tente desligar a caldeira, pois é possivel ser de lá. O defeito é uma passagem à terra, este é um bom exemplo para desmonstrar a importancia de existir selectividade num quadro, se existisse seria muito mais facil de detectar onde o defeito ocorre. Outra vantagem é que em caso de defeito apenas uma parte da instalação ficaria sem energia.
    • jd_
    • 28 dezembro 2013

     # 75

    Tem algum aquecedor na parede? Caso não seja nenhum dos casos, tem mesmo que ir por tentativa erro desligando os disjuntores ate descobrir. Tente desligar metade e deixar a outra metade ligada desta forma consegue logo eliminar metade das hipoteses.
  12.  # 76

    Já só me faltam 5 dos 16 dijuntores que tenho. Amanha, vejo mais 2, a ver se vai abaixo outra vez às 17h25. hoje foi na mesma abaixo. Só faltam 3 de tomadas o do alarme e do frigorífico, mas estes dois últimos deixei ligado quando fui de ferias e não foi abaixo, por isso vai ser um dos 3 de tomadas. Amanha (hoje) vejo o da caldeira.
    • eu
    • 28 dezembro 2013

     # 77

    Colocado por: UltramacE continua sempre a ir abaixo pelas 17h25

    Verifique se é a essa hora que a iluminação pública dessa zona é ligada.
  13.  # 78

    Bem hoje desliguei 3 disjuntores e não foi abaixo, um deles foi a da caldeira de aguas que está ligada a um modulo solar, poderá ser mesmo esta. Nestes dois dias vou isolar este sozinho (ligando e desligando) alternadamente a ver se é mesmo daqui.
  14.  # 79

    Colocado por: eu
    Verifique se é a essa hora que a iluminação pública dessa zona é ligada.


    por acaso liga por volta dessa hora. pode ter a ver?
    • eu
    • 28 dezembro 2013

     # 80

    Colocado por: Ultramacpor acaso liga por volta dessa hora. pode ter a ver?

    Pode.

    Quando puder, espere pacientemente pelo momento em que a iluminação pública se liga e verifique se é nesse instante que o quadro dispara.
 
0.0263 seg. NEW