Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    venho solicitar por este meio que me ajude nalgumas duvidas que tenho sobre crédito habitaçao.

    Tenho 23 anos e trabalho como vigilante, tendo um contrato a termo incerto desde há 5 meses e um vencimento mensal a rondar os 650euros.
    Gostaria de me informar sobre que condiçoes preciso de ter para ter sucesso no pedido de um crédito, sei que provavelmente
    necessitarei de um fiador. Quais as condições que um banco exige do fiador e minhas? E qual o montante máximo que conseguirei
    pedir de empréstimo?

    Já tenho os três ultimos recibos de vencimento comigo e tambem já me informei da documentação necessária, o que preciso
    mesmo saber é em que condições um banco aceita um fiador, que neste caso não é um parente, é um funcionário publico.
    E se nas minhas condiçoes atrás descritas, com o meu vencimento e contrato a termo incerto se conseguirei atingir o empréstimo
    e qual o valor máximo que poderei pedir ao banco?
    Uma ultima duvida, conseguirei pedir um emprestimo a 50 anos em qualquer banco? Quais os bancos com melhor spread?

    (Nota: Já fiz simulações em sites de bancos, e até já fui a dois bancos, mas nunca me dão respostas concretas, apenas me dizem
    que só podem responder com o pedido de crédito e com todos os dados do imovel que eu escolher. Por isso agradeço que não respondam
    coisas do género: "o melhor é ir a um banco perguntar ou fazer a simulaçao na net", porque ja o fiz, o que quero mesmo é que alguém
    com conhecimento de causa ou na mesma situaçao que eu me consiga indicar algo de concreto por favor.)

    Agradeço a atenção e aguardo resposta breve,

    Com os melhores cumprimentos

    João Moreirao
    •  
      FD
    • 12 maio 2010

     # 2

    A ganhar 650€ por mês pode pagar uma prestação de +/-200€, o que dá para um empréstimo de 50~60.000€ a 50 anos.
    Como os bancos não estão a emprestar a 100%, mas sim a 80~85%, tem que juntar cerca de 10.000€ para comprar uma casa de 70.000€.
    Em alternativa, e desde que o banco diga que não tem nada a ver com isso, compre uma casa avaliada em 90.000€ por 70.000€ - o que também não é fácil de encontrar/conseguir...

    Estes são os máximos - se reduzir os valores as coisas ficam bem mais fáceis.

    O fiador apenas serve para "garantir" a aprovação do empréstimo, não serve para o pagar, por isso, pode ter o melhor fiador do mundo mas, se não ganha o suficiente para pagar a prestação, nada feito.
    Por outro lado, se o fiador não puder pagar a prestação em caso de falta, também não serve de muito. Ou seja, se o fiador também ganhar 650€ e já pagar uma casa, a probabilidade de lhe ser útil é pouca.

    Com a sua idade e como o mercado está actualmente, nomeadamente a dificuldade em conseguir crédito, sugiro que pesquise pelo subsídio Porta 65 Jovem para se inteirar de outras opções.
  2.  # 3

    Obrigado pela resposta, foi bastante esclarecedora. A situação concreta é a seguinte, a pessoa que será meu fiador ganha cerca de 720 euros, é funcionario publico e paga por uma casa alugada uma renda de 280 euros, ou seja, nao tem dividas de emprestimos de casa. Eu estou desde Janeiro numa empresa de segurança, mas ainda nao estou efectivo e o meu ordenado ronda os 700 euros. Tenho um apartamento em vista, um T1 por 47000 euros e um T2 por 69000 euros. Tanto num como noutro, a agencia imobiliaria diz que facilita o processo de avaliaçao para que eu consiga os 100% do valor de emprestimo. Preferia um T2, mas nao sei se conseguiria esse valor de emprestimo, nem se conseguirei um emprestimo, claro, pelas minhas condiçoes habituais. Mas na sua opiniao acha que poderei conseguir a aprovaçao do mesmo por parte de algum banco? Tendo em conta a sua experiencia, acha que devo ter esperança em conseguir a aprovação ou nem vale a pena tentar? Tenho outra duvida, na Caixa Geral de Depositos uma senhora disse-me que nao fazem emprestimos a 50 anos. Será isso verdade? É que em todos os simuladores dos bancos tem a opçao ate aos 50 anos de emprestimo.

    Agradeço a atenção, com os melhores cumprimentos
  3.  # 4

    A imobiliária pode tentar convencer o banco a emprestar-lhe os 100%, no entanto o spreed irá subir provavelmente para o máximo. Tente simular o pedido de crédito em vários bancos antes de avançar, e pondere se vale a pena esticar as prestações aos 50 anos, para não ter de as pagar até aos 73 anos!
    Cumprimentos.
  4.  # 5

    Colocado por: nfgoncalvesA imobiliária pode tentar convencer o banco a emprestar-lhe os 100%, no entanto o spreed irá subir provavelmente para o máximo. Tente simular o pedido de crédito em vários bancos antes de avançar, e pondere se vale a pena esticar as prestações aos 50 anos, para não ter de as pagar até aos 73 anos!
    Cumprimentos.


    Tendo em conta que nessa altura deverá estar a reformar-se e terá uma redução de 40 ou 50% no rendimento.
 
0.0111 seg. NEW