Colocado por: SpeedDemonOlá a todos.
O prédio dos meus pais tem dois ascensores originais do prédio - com cerca de 30 a 40 anos de idade. São ainda de porta de grade de correr, tipo fole.
Parece que a partir de 2012 estes elevadores serão proibídos, tendo que ser trocados / adaptados por novos com porta de fechar integral, sistemas de segurança actuais, novos motores e contra-pesos...
Alguém já passou por esta situação? Com que marcas trabalharam e qual foi o nível de substituição que efectuaram - a administração fala em se manter as cabines, mas acho que estão muito cansadas para isso...
Alguém tem uma ideia de custos? O prédio tem 9 pisos e dois elevadores.
Colocado por: luisvvColocado por: SpeedDemonOlá a todos.
O prédio dos meus pais tem dois ascensores originais do prédio - com cerca de 30 a 40 anos de idade.São ainda de porta de grade de correr, tipo fole.
Parece que a partir de 2012estes elevadores serão proibídos, tendo que ser trocados / adaptados por novos com porta de fechar integral, sistemas de segurança actuais, novos motores e contra-pesos...
Alguém já passou por esta situação? Com que marcas trabalharam e qual foi o nível de substituição que efectuaram - a administração fala em se manter as cabines, mas acho que estão muito cansadas para isso...
Alguém tem uma ideia de custos? O prédio tem 9 pisos e dois elevadores.
1) As portas de correr (vulgo "lagartas") não são proibidas, apenas é obrigatório que tenham um sistema de fecho com duplo encravamento. Isto implica adaptar um segundo sistema de fecho, que é susceptível de criar algumas dificuldades e problemas de funcionamento, pelo que geralmente é mais racional substituir as portas.
2) Os sistemas de segurança (controlo de velocidade, controlo de peso, etc) podem ser instalados sem necessidade de substituição de muitos dos outros componentes.
3) A cabina é a "caixa", a parte visível do elevador. Regra geral, é perfeitamente possível mantê-la, embora a instalação de portas novas possa implicar mexidas.
4) Substituição de motores, só por avaria, ou para melhorar o conforto e eficiência.
Num prédio de 7 andares, com 2 elevadores, de cerca de 1970, fui confrontado com um orçamento de 55.000+IVA, para modernização e adequação regulamentar.