Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Tenho uma moradia uni-familiar antiga, que remodelei há 10 anos.
    Por ingenuidade, confiei na pessoa a quem na altura entreguei a obra (tratava-se de alguém das relações familiares há muitos anos), e acabei por ser enganada em variadissimas coisas.
    Uma delas, foi o facto de a casa não ter placas, quer entre os 2 pisos, quer no telhado, facto que eu, leiga (ou ignorante) não sabia/vi, e para o qual não fui alertada.
    A questão que eu gostaria de colocar é a seguinte: é possível fazerem-se as ditas placas sem ter "de deitar tudo abaixo"?
    Em que moldes é que isso é possível, e o que implica?
    Agradeço os vossos comentários.
    Cumprimentos
  2.  # 2

Vamos tentar perceber porque quer fazer a placa entre pisos.

Estamos a falar de uma moradia com r/chão, 1º andar e cobertura, correcto?

Porque quer colocar placa entre os pisos e entre o piso e a cobertura?

É possível mas terá de apresentar um projecto na Câmara, ser aprovado, etc.
    Em realação ás obras, teria de fazer sapatas, pilares, vigas e as referidas placas, pode fazer tudo pelo interior da moradia.

Mas sem ver a obra e sem ter as plantas é um pouco dificil ajudar mais.

Boa sorte
  3.  # 3

Porque, segundo me dizem, sem placas a casa não é tão segura, e que também é essa a razão porque é muito quente no Verão e fria no Inverno.
    Será que não é bem assim?
  4.  # 4

"Eles" logo lhe hão-de dizer, mas eu penso que o facto de ser quente no verão e fria no inverno não tem a ver com as placas. Suponho que pode melhorar muito a situação de uma forma barata e eficaz pondo isolamento na horizontal por cima do tecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmarques
  5.  # 5

Não vejo porque diz que foi «enganada»...

Entregou a uma pessoa das relações de familiares uma obra sem ter feito um contrato em que ficava claramente estabelecido o que pretendia, não foi?
    É que a maioria dos Arquitectos deste Forum e todos os Orçamentistas lhe dirão que numa reabilitação de uma casa antiga TEM DE manter/repor a estrutura dos pisos em madeira. :-)
    Portanto, essa pessoa das relações familiares fez o que a maioria destes profissionais que frequentam este Forum recomendariam...

Quanto às suas questões:
    1. Placas.
    Sem ver a obra e as plantas é impossível dizer.

As paredes INTERIORES são de tijolo, ou de gesso?
    É que não estou a ver como colocar uma placa entre o r/c e o 1.º andar sem deitar TODAS as paredes do 1.º andar abaixo (mesmo que estejam perfeitamente alinhadas com as do r/c, e apoiadas nestas.)

Além disso, para colocar placas em betão armado (ou aligeiradas) deveria apresentar um projecto na Câmara, construir a obra seguindo todas as regras.

2. Quanto à falta de isolamento,
    pode ser devida a muitos factores. O mais frequente é a falta de isolamento na cobertura. Para melhorar o isolamento (como diz a lobito) não necessita obrigatóriamente de uma placa.
    O que é que lá tem agora?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro, vmarques
  6.  # 6

Boas

A questão que eu gostaria de colocar é a seguinte: é possível fazerem-se as ditas placas sem ter "de deitar tudo abaixo"?

É, mas só em caso de absoluta necessidade e este caso não me parece que o seja.

Se é uma questão de resolver as variações de temperatura não tem de colocar as ditas placas. O que terá de fazer depende:

1 - Do tipo de paredes, tecto ou cobertura, portas e janelas actualmente existentes.
    2 - Da sua disponibilidade financeira.

O que pode fazer por ordem crescente de custos:

a) Isolar devidamente o tecto do piso. Há vários materiais apropriados, lã de rocha, por exemplo.
    b) Mudar para janelas de melhor qualidade - vidro duplo, caixilharia com corte térmico, etc. (parto do princípio que não tem actualmente)
    c) Isolar as paredes. Há a considerar 2 hipóteses: pelo exterior - sistema "capotto" - ou pelo interior usando gesso laminado - "pladur" e um isolante.

Ou pode fazer tudo isto.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.Não vejo porque diz que foi «enganada»...

Fui enganada em muitas e variadas questões, mas neste momento não é isso que importa.

As paredes INTERIORES são de tijolo, ou de gesso?
    As paredes interiores são de tijolo. Mas pelos vossos comentários, já começo a perceber que é melhor abandonar a ideia das placas.

2. Quanto à falta de isolamento,
    pode ser devida a muitos factores. O mais frequente é a falta de isolamento na cobertura. Para melhorar o isolamento (como diz a lobito) não necessita obrigatóriamente de uma placa.
    O que é que lá tem agora?

Não sei muito bem, mas creio que são vigas (?) de madeira.
  8.  # 8

Enganada ou talvez não, eu remodelei uma há uns 12 anos e também não levou placa apenas pilares de canto e lenteis, em vez de placa levou tecto de madeira com barrotes finos à vista com isolado com térmico (corticite) e acustico http://www.isolplus.es/catalogue.php?cat=9 vidros duplos e ficou com as paredes originais de 90 cm com reboco com mais cal que cimento. Ficou uma maravilha em quase todos os aspectos nem precisa ar condicionado ( devia ter ampliado o tamanho das janelas para ter mais luz mas depois os fiscais da camara municipal talvez??? )
  9.  # 9

Colocado por: j cardoso

a) Isolar devidamente o tecto do piso. Há vários materiais apropriados, lã de rocha, por exemplo.
    b) Mudar para janelas de melhor qualidade - vidro duplo, caixilharia com corte térmico, etc. (parto do princípio que não tem actualmente)
    c) Isolar as paredes. Há a considerar 2 hipóteses: pelo exterior - sistema "capotto" - ou pelo interior usando gesso laminado - "pladur" e um isolante.

Parece-me que preciso de tudo isto... :S

Pelo que tenho visto dos vossos comentários em discussões anteriores, e para além da questão financeira (!!!), há muitos considerandos a ter em conta, nomeadamente quanto à escolha entre pvc/aluminio, qualidade dos vidros, e na colocação do sistema cappoto (neste caso parece não haver muitos técnicos a fazê-lo bem).

Os vossos comentários são muito úteis para quem não tem quaisquer conhecimentos destas questões, pelo que vos faço mais um pedido: podem recomendar alguém/empresa(s) no Porto que eu possa consultar para obter parecer sério e orçamento?

Muito obrigada
    V.Marques
  10.  # 10

Boas

Não vou recomendar uma empresa mas vou recomendar-lhe um procedimento:

Arranje um técnico que, mediante o levantamento da situação existente, faça uma definição exacta dos trabalhos a realizar e dos materiais a usar - no fundo, um caderno de encargos. Com esses elementos peça orçamentos a empresas. Caso contrário arrisca-se a que as empresas apresentam as soluções que interessam não a si mas a eles.

cumps
    José Cardoso
  11.  # 11

Enganada ou talvez não, eu remodelei uma há uns 12 anos e também não levou placa apenas pilares de canto e lenteis, em vez de placa levou tecto de madeira com barrotes finos à vista com isolado com térmico (corticite) e acustico http://www.isolplus.es/catalogue.php?cat=9 vidros duplos e ficou com as paredes originais de 90 cm com reboco com mais cal que cimento. Ficou uma maravilha em quase todos os aspectos nem precisa ar condicionado ( devia ter ampliado o tamanho das janelas para ter mais luz mas depois os fiscais da camara municipal talvez??? )

Quais são as preocupações de quem quer construir uma casa de banho por baixo de uma placa em madeira?

E porquê é que eu vejo aqui recomendarem muitas vezes lã rocha invés de reflector (lâminas de alumínio) é por causa do preço?
    Porque as lâminas de alumínio são o melhor material em termos de isolamento térmico não são?
    É que eu não ligo nenhuma ao isolamento acústico (julgo que as lâminas de alumínio não são muito boas nisso), a única coisa que oiço é o galo a cantar, até preferiria boas janelas em termos térmicos mas sem isolamento acústico, existem?

Se eu não ouvir nada parece que estou isolado ou num bunker.
  12.  # 12

Sobreiro.
    respondendo às suas questões:
    1- IS, por baixo de um lage de madeira.. se a mesma estiver em condiç~eos, nada de especial. o cuidado a ter é na protecção das madeiras, e prever uma efectiva renovação de ar da IS ( devido ao incremento de humidade dos banhos)
    2- Não, não utilize isoladamente, será sempre insuficiente. Mas podem ser utilizadas como sistema complementar de outros materias de isolamento térmico ( XPS, EPS, Lãs minerais, cortiça...)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  13.  # 13

Obrigado Arq Pedro Barradas
    1- IS, por baixo de um lage de madeira.. se a mesma estiver em condiç~eos, nada de especial. o cuidado a ter é na protecção das madeiras, e prever uma efectiva renovação de ar da IS ( devido ao incremento de humidade dos banhos)

É por isso que convém ter espelhos e azulejos em bastante quantidade? Ajuda a condensar a humidade nos azulejos em vez de no tecto ou nas paredes?

2- Não, não utilize isoladamente, será sempre insuficiente. Mas podem ser utilizadas como sistema complementar de outros materias de isolamento térmico ( XPS, EPS, Lãs minerais, cortiça...)

Pensei que fosse melhor porque... no catálogo da LeroyMerlin dão a pontuação máxima em resistência térmica ao Isolamento reflector (5 pontos); 4 pontos ao Poliestireno Extrudido; 3 à Lã de Rocha e 1 ponto ao Poliuretano.

Eu pensei que bastava um isolante: telha+subTelha+isolanteTérmico+barreiraAnti-vapor+Vigas&RipadodeMadeira. (no caso de ficar forrado a madeira)

O reflector fica por cima dos outros isolantes?
    Ps: já agora o que é uma IS ?
  14.  # 14

Não tem nada a haver, os azulejos e os espelhos vão apresentar fenómenos de condensação superficial, porque são superficies "frias".

Cada um tenta vender que lhe interessa mais... e sem fundamentação técnica.

IS: Instalação Sanitária
  15.  # 15

Colocado por: SobreiroÉ por isso que convém ter espelhos e azulejos em bastante quantidade? Ajuda a condensar a humidade nos azulejos em vez de no tecto ou nas paredes?

esses materiais são utilizados por não serem porosos, melhor pouco porosos, ou seja repelem água de se infiltrar nas paredes chão e são fáceis de limpar.

0.0167 seg. NEW