Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 18 maio 2010

# 81

Colocado por: raquel.jma749m2 de área coberta

Eu nem imagino quanto é que paga de IMI todos os anos...
  1.  # 82

Colocado por: FD

Quanto vai pagar...
    A sorte é que ainda faltam uns aninhos.

Pedi ao meu cunhado para disponibilizar as fotos e ele n deixa. (é um choquinho) mas posso dizer que tem MUITA área que é um desperdicio e nas zonas que necessitava mais, como quartos, que numa casa daqueles deveriam primar por isso, são na média de 21m2

Sorry.... mas eu da minha vou disponibilizar...
  2.  # 83

Colocado por: raquel.jma

Quanto vai pagar...
    A sorte é que ainda faltam uns aninhos.

Pedi ao meu cunhado para disponibilizar as fotos e ele n deixa. (é um choquinho) mas posso dizer que tem MUITA área que é um desperdicio e nas zonas que necessitava mais, como quartos, que numa casa daqueles deveriam primar por isso, são na média de 21m2

Sorry.... mas eu da minha vou disponibilizar...

Fotos do interior entende-se, pode querer a sua privacidade, mas será que fotos do exterior não dá para colocar? Senão diga onde é a casa :-)
  3.  # 84

Quanto ao IMI, se a avaliação das Finanças for superior a ... (não me lembro do valor, mas não é assim tão elevado) não tem direito a isenção ano nenhum. Mas o seu cunhado sabe disso, suponho...
    E espero que a casa seja numa zona quente do país...se fosse onde eu moro, para a aquecer nem o meu ordenado chegava...e limpar...e...ufa...
    •  
      FD
    • 18 maio 2010 editado

# 85

Colocado por: becas(não me lembro do valor, mas não é assim tão elevado)

236.250€.

Até acho estranho estar isenta - a 482,40€/m2 dá 361.317€ de valor patrimonial "básico" (sem majorações e outros agravamentos) - só da casa (ainda há que contar com o terreno)...
  4.  # 86

Em Gaia, não tendo certeza do que estou a dizer, temos isenção, em casas novas, de 6 ou 7 anos (antigamente eram 10), mas posso confirmar isso. Ao almoço vou tentar tirar fotos. A dos meus sogros teve isenção (ainda tem) e posso garantior que vale muito mais do que isso. É maior, tem cerca de 900m2, piscina interior, etc. Mas podem ser umas jogadas e tal.. não sei.. vou ver! :) ainda me sai o tiro pela colatra.... a minha tb era assim, mas eu fui cortando, cortando e esta nos 500 com as varandas (penso eu de que). Estou á espera da entrega do projecto acabado, pq entretanto como a casa não começou fizemos umas pequenas alterações.
  5.  # 87

Colocado por: becas(não me lembro do valor, mas não é assim tão elevado)

236.250€.

Até acho estranho estar isenta - a 482,40€/m2 dá 361.317€ de valor patrimonial "básico" (sem majorações e outros agravamentos) -só da casa(ainda há que contar com o terreno)...

Em que condições fica isento de IMI?
    • Mac
    • 18 maio 2010

# 88

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: raquel.jmaAgora que estive com mais calma a ler o seu "post": desde quando a instalação de gás, aguá e electricidade é "pesada" na construção duma moradia? :)
    Pouco. Mas dividir uma série de parcelas por 1 ou dividir por 2,3 é uma diferençazona.

Enquanto que ter uma cozinha de 15 ou 35m2 é totalmente distinto, basta pensar nos móveis que lá necessita, correcto?
    Uma cozinha quadrada com 35m2 tem MENOS armários POR M2 que uma cozinha rectangular com 15m2. Vai uma apostinha?(*) :-)

E os corredores são mais baratos do que a restante casa porque razão? Levam exactamente os mesmo materiais
    Não.
    Nem por sombras!
    Geralmente os corredores NÃO têm caixilhos caros (exemplo: vãos de sacada com 2,50m de altura, corte térmico, etc. e com oscilobatente; estores brise-soleil com comando electrico; etc.), as carpintarias limitam-se ao rodapé (porque as portas dos quartos e salas são imputáveis aos quartos e salas), não há acabamentos de casa de banho, nem instalações especiais e a instalação eléctrica é mínima, etc.

Um dos corredores tem cerca de 4mt de largura por 25mt...

Acho que a última vez que vi um corredor com 4m de largura foi no Palácio da Justiça... :-)

(*) Imagine 2 cozinhas com 2.70m de altura.
    - uma com 6m x 2,5m = 15m2, tem um total de área de paredes+janelas+portas de 45,9m2.
    Isto é, tem 3,09m2 de parede+etc./m2 de chão.
    - outra com 6m x 6m = 36m2, tem um total de área de paredes+janelas+portas de 64,8m2.
    Isto é, tem 1,8m2 de paredes+etc./m2 de chão.
    É QUASE METADE!
    Portanto, quanto MAIOR mais barato por m2.

Mas não é só por uma cozinha ser maior que a outra em área.
    Está a comparar um quadrado com um rectângulo estreito e isso engana.
  6.  # 89

Ups.. tirei mal a noticia.. era para reasbilitação urbana
  7.  # 90

para o Luis KW:

No corredor dos quartos tyem 3 jardins de inverno com cailhilharias iguais ás restantes da casa, tem blackouts, e placa no interior, exactamente como no interior da casa. Só não tem madeira, mas como no topo tem janelas Velux bem grandes, contabiliza-se esse custo por m2 superior ao da restante casa, ou não? ;)

Quanto á cozinha: podiamos fazer comparação como disse se a cozinha fosse maior mas não estivesse totalmente equipada com moveis, o que nesta não acontece. Tem muitos móveis, dispenseiros com sistema de cestos, peninsula, blá, blá... fica mais caro do que se fosse metade, é percentual, não me venham com tangas pá... ::)
    •  
      FD
    • 18 maio 2010

# 91

Colocado por: LuisPereiraEm que condições fica isento de IMI?

Desde que a casa seja para habitação própria e permanente.
    Os prazos de isenção, 4 e 8 anos, dependem da avaliação. A partir daquele valor não há isenção.
    Até 157.500€ são 8 anos e daí até aos 236.250€ são 4 anos. Depois é a doer.

O Código do IMI é relativamente recente e há muita gente ainda a usufruir de isenções. Há uns anos a isenção podia ir até 10 anos.
    Faltam poucos anos para começar a pesar no orçamento de muitas pessoas. Uma casa avaliada pelas novas regras em 200.000€ (relativamente básica) pode pagar um máximo de 800€/ano e um mínimo de 400€/ano, depende da decisão da Câmara Municipal que pode variar a taxa entre 0,2% e 0,4% do valor patrimonial.
    Hoje em dia uma casa de 200.000€ não é nada de especial, e sempre são 66€/mês.
    Eu concordo com os impostos sobre a propriedade, prefiro esses aos impostos sobre o rendimento mas, acho que muitas pessoas não têm noção de quanto irão pagar... e são capazes de apanhar algumas surpresas desagradáveis.
  8.  # 92

Raquel,

estou a começar a pedir orçamentos para a minha casa (admistração directa)

Pode me dar o contacto deste empreiteiro? Ele desloca-se ao centro do país (Alcabideche, ao pé de Cascais? )

obrigado desde já
  9.  # 93

Boas,

FD: sim eu sei que a estimativa para a nossa futura casa é cerca de 100 ou cento e tal por mes, mas não foi uma informação oficial, portanto vou esperar para ver, mas estou a contar com um valor bárbaro. Mas se pensarmos bem: eu vivo num T2 arrendado e pago 108.15E/mês de condominio, depois pago o seguro e blá blá... quando for a minha casa se calhar nem vou estranhar :)

Gugas: o empreiteiro faz obras no Norte e sempre não muito distante do local da Sede. Se for para fora vai deixar de ser competitivo, pq terá os custos com deslocação, etc.
    Posso é fornecer-lhe os materiais... :)
  10.  # 94

Colocado por: raquel.jma...Mas se pensarmos bem: eu vivo num T2 arrendado e pago 108.15E/mês de condominio, depois pago o seguro e blá blá...

Eu gostava era de a ter como minha inquilina, Raquel ! :-)
  11.  # 95

O que é engraçado, relativamente ao IMI, é que há factores que são quase arbitrários e que pesam mt para a avaliação. Por ex. eu vivo a 3km do centro da cidade, mas já depois do perímetro urbano (a cidade não cresceu para aquele lado). Isso contribuiu para ter uma avaliação mt baixa...
  12.  # 96

Colocado por: Mac Mas não é só por uma cozinha ser maior que a outra em área.
    Está a comparar um quadrado com um rectângulo estreito e isso engana.

Claro que estou a comparar um quadrado grande com um rectângulo pequeno, e NÃO(!), NÃO ESTOU a enganar ninguém!
    A maior parte das cozinhas com menos de 15m2 são rectângulos com menos de 3m de largura.
    A maior parte das cozinhas com mais de 35m2 são praticamente quadradas com imenso espaço perdido no meio.

Portanto, têm muito menos paredes por m2 (i.e., muito menos azulejos/m2; muito menos armários/m2; muito menos vãos/m2; etc.) ficando , por isso, mais baratas/m2.

Q.E.D. :-)
  13.  # 97

Ora vejam lá a vista da minha sala
      Vista Casa.JPG
  14.  # 98

Não sejam teimosos!!
    A cozinha não tem desperdicio nenhum e é rectangular cheeinhaaaaa de móveis e num dos lados e de baixo a cima, bem grandes, todos forraditos a zebrano e com dispenseiros.
  15.  # 99

Colocado por: raquel.jmaNão sejam teimosos!!
    A cozinha não tem desperdicio nenhum e é rectangular cheeinhaaaaa de móveis e num dos lados e de baixo a cima, bem grandes, todos forraditos a zebrano e com dispenseiros.

E você insiste em gozar connosco? :-))

A cozinha da minha casa é extremamente ergonómica e tem cerca de 16m2 (cerca de 5,9mx2,7m).

Se essa de 35m2 tivesse a mesma proporção, teria uns 9x3,9m.
    Isto é, tendo em conta o resto da casa, seria mais um corredor!! :-)

(de qualquer maneira, eu disse "A MAIORIA DAS COZINHA...", e é o que se pode constatar em todos os projectos que aqui aparecem) ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  16.  # 100

Colocado por: rjmsilvaE agora, quem é que está a mentir no meio desta história toda: O pessoal dos 400€/m2 para mansões, ou o pessoal dos 750€/m2 para acabamentos de gama média???

Aqui estou de acordo. Em praticamente todos os tópicos que aparecem aqui e em que se discutem custos de construção, parece ser inevitável o aparecimento destas duas gamas de preços (coisas na fasquia entre os 400 e os 600€ m2 e coisas na fasquia entre os 700 e 1000€ m2). Deixam as pessoas na dúvida.

Aqueles que apresentam os custos mais elevados já demonstraram (com fotos) em vários tópicos o tipo de construção que fazem para os preços que mencionam.

Aqueles que apresentam os custos mais baixos também já demonstraram (também com fotos) o tipo de construção que fazem.
    E salvo para o olho mais atento, as diferenças entre elas não são imediatamente perceptíveis.

Nota-se no entanto que existe aqui 'uma certa tendência' em subir a fasquia dos custos na generalidade dos topicos deste género.
    E sempre que aparece alguém a dizer o contrário geralmente tem de provar para ser acreditado, e nestes casos a qualidade é quase sempre posta em causa.

Constroi-se com ambos os valores sim senhor, tudo depende de vários factores (já mais que mencionado por aqui). E no final, depende também da bolsa do Cliente.

Até entendo que possa ser vantajoso para alguns dar a ideia de que a fasquia de preços na construção está em valores mais puxadotes, o que não é de todo condenável. Se o tipo de construção ou a margem de lucro que pretendem o justifica, estão em pleno direito.

Mas generalizar-se é um erro. Há quem trabalhe muito bem em muito boas obras de qualidade com gamas de preços mais acessíveis que alguns que por aqui vejo.

E parece-me que dada a situação de economia em geral, a tendencia deveria ser baixar um bocadinho a fasquia, para atrair mais mercado.
    Mas cada um sabe de si. Ha clientes que podem pagar mais certamente, mas outros haverá (talvez a maioria) que procuram melhores compromissos.

Lembro-me sempre das casas construidas em paises como Holanda ou Filandia ... Excepto nos isolamentos, os requisitos deles a nível de acabamentos é tão mais baixo que o nosso, e diria que a maioria das nossas construções são superiores às deles em termos de qualidade (opinião pessoal e sem fundamento técnico). E estamos a falar de países com economias bem melhores que a nossa.

Fica a minha opinião, sem querer ferir alguma susceptibilidade.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma, Jonh, rui1magano

0.0242 seg. NEW