Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: cyphron Lembro-me sempre das casas construidas em paises como Holanda ou Filandia ... Excepto nos isolamentos, os requisitos deles a nível de acabamentos é tão mais baixo que o nosso, e diria que a maioria das nossas construções são superiores às deles em termos de qualidade (opinião pessoal e sem fundamento técnico). E estamos a falar de países com economias bem melhores que a nossa.

    A minha opinião pessoal e sem fundamento técnico coincide inteiramente com a sua. :-)
  2.  # 2

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: cyphronLembro-me sempre das casas construidas em paises como Holanda ou Filandia ... Excepto nos isolamentos, os requisitos deles a nível de acabamentos é tão mais baixo que o nosso, e diria que a maioria das nossas construções são superiores às deles em termos de qualidade (opinião pessoal e sem fundamento técnico). E estamos a falar de países com economias bem melhores que a nossa.

    A minha opinião pessoal e sem fundamento técnico coincide inteiramente com a sua. :-)


    vivi em Inglaterra durante alguns anos e digo com conhecimento de causa que as casas são muito confortáveis e em termos de isolamento do melhor que há mas em acabamentos interiores são horriveis comparados com os nossos.
    Os ingleses ficam doidos quando vêm uma soleira em mármore cá em Portugal :-)
  3.  # 3

    Colocado por: cyphronNota-se no entanto que existe aqui 'uma certa tendência' em subir a fasquia dos custos na generalidade dos topicos deste género.
    E sempre que aparece alguém a dizer o contrário geralmente tem de provar para ser acreditado, e nestes casos a qualidade é quase sempre posta em causa.

    Cada um têm a sua verdade, a verdade que necessita e a verdade que o satisfaz.

    Isto já se tornou um Porto / Benfica e por isso já me afastei dessas discussões, mas no final do jogo, o dinheiro é vosso, não é o meu.
  4.  # 4

    Colocado por: LuisPereira
    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: cyphronLembro-me sempre das casas construidas em paises como Holanda ou Filandia ... Excepto nos isolamentos, os requisitos deles a nível de acabamentos é tão mais baixo que o nosso, e diria que a maioria das nossas construções são superiores às deles em termos de qualidade (opinião pessoal e sem fundamento técnico). E estamos a falar de países com economias bem melhores que a nossa.

    A minha opinião pessoal e sem fundamento técnico coincide inteiramente com a sua. :-)


    vivi em Inglaterra durante alguns anos e digo com conhecimento de causa que as casas são muito confortáveis e em termos de isolamento do melhor que há mas em acabamentos interiores são horriveis comparados com os nossos.
    Os ingleses ficam doidos quando vêm uma soleira em mármore cá em Portugal :-)


    E duques em relação a França e, talvez menos, em relação à Bélgica. Neste ultimo caso, na minha experiência os acabamentos não são tão maus, mas os isolamentos nem sempre são extraordinarios (alias acho que nunca tive tanto calor dentro duma casa como numa onde vivi cerca de 20 anos, nem num escritorio, bastante recente, que chegava aos 36°C, ambos na Bélgica)
  5.  # 5

    Colocado por: lobito... e, talvez menos, em relação à Bélgica. Neste ultimo caso, na minha experiência os acabamentos não são tão maus, ...
    Ó lobito!
    Ainda há pouco estava a comentar que vi, na Bélgica, puxadores de muleta em que, para abrir a porta, em vez de baixá-los tínhamos de os levantar! LOL

    , mas os isolamentos nem sempre são extraordinarios (alias acho que nunca tive tanto calor dentro duma casa como numa onde vivi cerca de 20 anos, nem num escritorio, bastante recente, que chegava aos 36°C, ambos na Bélgica)
    Hoje estou do contra. :-)
    Isso não é erro de isolamento, é EXCESSO de aquecimento (*) ou falta de arrefecimento/AVAC!

    (*)O que, aliás, não é exclusivo da Bélgica...
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: lobito... e, talvez menos, em relação à Bélgica. Neste ultimo caso, na minha experiência os acabamentos não são tão maus, ...
    Ó lobito!
    Ainda há pouco estava a comentar que vi, na Bélgica, puxadores de muleta em que, para abrir a porta, em vez de baixá-los tínhamos de os levantar! LOL

    , mas os isolamentos nem sempre são extraordinarios (alias acho que nunca tive tanto calor dentro duma casa como numa onde vivi cerca de 20 anos, nem num escritorio, bastante recente, que chegava aos 36°C, ambos na Bélgica)
    Hoje estou do contra. :-)
    Isso não é erro de isolamento, é EXCESSO de aquecimento (*) ou falta de arrefecimento/AVAC!

    (*)O que, aliás, não é exclusivo da Bélgica...


    Não sei o que é que você chama a uma janela virada a sul que, como todas as outras têm um aro interior (traduza mentalmente para a terminologia correcta) de alumínio (digo eu) castanho de uns 15cm de espessura, o que implica igualmente um peitoril de cerca de meio metro igualmente de aluminio castanho? Ponha-lhe os AVACS todos que quiser, mais a protecção solar que consistia numa rede exterior de daquelas que se desce com uma espécie de manivela que alias se estragou rapidamente (à qual acabaram por acrescentar daquelas lamelas interiores que se descem com uns fios que se emaranham todos uns nos outros) que eu chamo-lhe simplesmente ma construção.

    Quanto à outra situação, a da minha casa, talvez tenha razão: acho que os autores do RCTTE ou la o que é deviam adorar, porque nunca vi inércia térmica como aquilo: depois de 3 ou 4 dias de calor, levava não sei quanto tempo a arrefecer, mesmo quando a temperatura exterior tinha passado a mais que suportável.

    Estes são os exemplos do calor a mais: a casa onde eu vivo agora tem pessimos isolamentos contra o frio, mas reconheço que tem uns 60 anos e muito pouca renovação de jeito... ou seja, DIY à boa maneira belga.
    • RAI
    • 20 maio 2010

     # 7

    Agora é que me deu a coisinha!!!!!!
    2º orçamento:
    1 Demolir vivenda existente degradada
    2 Fundações e estrutura
    3 Acentar tijolo de 15 duplo com isolamento interior dos mesmos. salpicar, acentar pedras e rebocar
    4 Interior: Canalização, esgotos, etc
    5 ebocar cozinha e casas de banho para acentar azulejo
    6 Rebocar, acentar mosaico flutuante e aplicar portas com aduelos e roupeiros
    7 Aluminios lacados com vidro 6x6 com ruptura térmica
    8 Acentar pedra bujardada no rodapé exterior e pintar exterior

    Materiais:
    Azulejo e Mosaico até 21 euros
    Flutuante 25 euros
    Roupeiro (cada) 1200 euros
    Portas cada vão, aduela, porta com dobradiças, fechadura e puxador 640 euros
    Móveis de cozinha e pedra 3500 euros
    Louças e torneiras das casas de banho 1800 euros

    TOTAL 220.000 EUROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Este foi o orçamento que me foi dado numa folha A4 e é o 2º que me dão.
    Acham normal estes valores??? (Um 165000 e este 220000) Será que está tudo a ficar doido ou sou eu que estou?
  7.  # 8

    Bom dia Raquel,

    Vou iniciar a construção de uma moradira em Agosto, cerca de 280m2 arquitectura moderna, distrito de Braga, estão interessados? Omeu e-mail é o seguinte [email protected].

    Cmps
    Barbosa
  8.  # 9

    RAI

    há ai qq coisa muito estranha, 222000 euros a dividir por 146 m2 de construção, dá cerca de 1500 euros/ m2, um absurdo.
    • RAI
    • 20 maio 2010

     # 10

    Colocado por: marco1RAI

    há ai qq coisa muito estranha, 222000 euros a dividir por 146 m2 de construção, dá cerca de 1500 euros/ m2, um absurdo.


    Daí o meu espanto!!! Estou a ficar em pânico. Se continuarem com estes valores tenho uma solução: DESISTIR.
    • RAI
    • 20 maio 2010

     # 11

    O construtor tinha-me enviado por envelope o respectivo orçamento, acabei agora mesmo de ligar-lhe a perguntar se não teria havido um engano ao que o mesmo respondeu que de certeza se enganou e que vai ver melhor porque o preço dele não é de 1500 euros/m2. Vou aguardar mais um pouco e entretanto procurar outros orçamentos.
  9.  # 12

    Colocado por: BarbosaVou iniciar a construção de uma moradira em Agosto, cerca de 280m2 arquitectura moderna, distrito de Braga, estão interessados?
    Interessados em quê?

    Colocado por: RAITOTAL 220.000 EUROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não percebi como é que com aqueles dados se pode escrever «TOTAL 220.000». Estão especificadas as ÁREAS de azulejo, mosaico, flutuante?

    Acham normal estes valores??? (Um 165000 e este 220000) Será que está tudo a ficar doido ou sou eu que estou?
    Se continua assim, começa a compensar vir pedir preços às empresas da Capital... :-)

    nota: estamos a falar da casinha do boneco da primeira mensagem deste tópico? De certeza??
  10.  # 13

    Boa tarde Luis,

    Na construção da habitação chave na mão, não me encontro no pais por isso pretendo fazer desta forma, a obra tera fiscalização que ficara a cargo do arquitecto, pretendo agora uma empresa construtora escolhida por mim tal como escolhi o arquitecto... Isto é um processo que já dura á meses/anos. Trata-se de um terreno familiar, fizemos um condominio fechado com 3 lotes, num desses lotes pretedendo fazer a minha moradia.

    Começo agora a consultar algumas empresas.

    Cmps
  11.  # 14

    Boas Barbosa,

    Já lhe enviei mail. Claramente que gostava de concorrer á obra.. isso nem se pergunta.
    :)
  12.  # 15

    Colocado por: BarbosaNa construção da habitação chave na mão,...
    Ah! Ok.

    Ao ler a sua mensagem, ...
    Colocado por: BarbosaVou iniciar a construção de uma moradira em Agosto, ...
    ...pensei que VOCÊ fosse construtor e estivesse a oferecer os seus serviços. :-)
    • RAI
    • 20 maio 2010

     # 16

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: BarbosaVou iniciar a construção de uma moradira em Agosto, cerca de 280m2 arquitectura moderna, distrito de Braga, estão interessados?
    Interessados em quê?

    Colocado por: RAITOTAL 220.000 EUROS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Não percebi como é que com aqueles dados se pode escrever «TOTAL 220.000». Estão especificadas as ÁREAS de azulejo, mosaico, flutuante?

    Acham normal estes valores??? (Um 165000 e este 220000) Será que está tudo a ficar doido ou sou eu que estou?
    Se continua assim, começa a compensar vir pedir preços às empresas da Capital... :-)

    nota: estamos a falar da casinha do boneco da primeira mensagem deste tópico? De certeza??


    O "orçamento" foi-me apresentado tal e qual como publiquei (numa folha A4) e estamos a falar da casinha do primeiro boneco sim senhor.
    Cumprimentos
  13.  # 17

    Colocado por: RAI O "orçamento" foi-me apresentado tal e qual como publiquei (numa folha A4) e estamos a falar da casinha do primeiro boneco sim senhor.

    Portanto, se alguem lhe oferecer os azulejos para uma das casas de banho, consegue saber qual é o valor que vai abater no orçamento?

    E se resolver estucar+pintar uma parede de 10m2 em vez de colocar azulejos, sabe qual a diferença?

    É que na lista nem fala nos ASSENTAMENTOS (mão de obra) de azulejos e mosaicos, de flutuante, etc., nem nos acabamentos interiores - estuque+pintura, etc.
  14.  # 18

    Colocado por: RAI
    Este foi o orçamento que me foi dado numa folha A4 e é o 2º que me dão.
    Acham normal estes valores??? (Um 165000 e este 220000) Será que está tudo a ficar doido ou sou eu que estou?



    Um cliente, para um projecto que fiz, recebeu 5 orçamentos, cuja variação de preço do mais barato para o mais caro era perto de 90%..
    Orçamento mais barato: 170.000€+IVA, orçamento mais caro: 315.000€+IVA, os outros 3 orçamentos andavam entre os 230.000 e 260.000€ [+IVA]..

    E isto por uma habitação de piso térreo de 260m2 + 'cave' [parcialmente enterrada, apenas um terço de paredes em contenção] de igual área, arranjos exteriores e muros de vedação [ incluindo 300 m2 de calçada grossa e +/- 135ml de muros de vedação dos quais 9ml + outros 9ml de muros dentro do lote a fazer contenção de terras de 2m de altura], 'chave na mão' [paredes ext. de tijolo de 15 + 11, isolamento xps 4cm, alumínio anodizado extrusal [A.045] e vidro duplo para vãos exteriores, cobertura painel sandwich 6cm, 3 janelas-cúpula Velux, portas interiores, pavimentos, cozinha... Não sei se incluí o sistema de AQS, aquecimento central e nem os valores para m2 de pavimentos...]. ..

    Quando soube o valor do orçamento mais baixo fiquei... wow..
    [quem discute/verifica os orçamentos com os clientes e empreiteiros é o Big Boss..]
  15.  # 19

    RAI

    Não desista, procure é mais e mais detalhados, vai ver que consegue mais barato!

    O valor das portas parece-me brutal, mas não sei o tipo de porta a aplicar, assim como nos revestimenntos e pavimentos acredito que consegue alguma qualidade com uma média bem mais baixa que os 21€/m2.

    Peça mais orçamentos, boa sorte
    Alice
  16.  # 20

    Colocado por: Alice Gonçalves...nos revestimenntos e pavimentos acredito que consegue alguma qualidade com uma média bem mais baixa que os 21€/m2.
    Se vamos começar a cortar na qualidade... ;-)

    O problema é que da forma como o orçamento está redigido, tanto faz que os azulejos e mosaicos custem 21€/m2 como 5€/m2 (ou, que o flutuante custe 25€/m2 como 4€/m2).
    O valor final (220mil) do orçamento será o mesmo.
    Azulejo e Mosaico até 21 euros
    Pelo que está escrito («...até...»), o orçamento só se altera se o custo do material ultrapassar o valor previsto.
 
0.0373 seg. NEW