Iniciar sessão ou registar-se
    • gugas
    • 14 maio 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Estive na Tektonica e estava lá uma cozinha da MOB (julgo) com um pormenor de exaustão interessante.

    O exaustor estava integrado na bancada e carregava-se num botão e ele "subia".

    Ora bem, exaustor à parte, pergunto se alguem tem um sistema ou se conhece do genero, mas em vez de "subir" um exaustor sobe uma peça (no mesmo material da bancada) para impedir os salpicos

    No meu projecto de cozinha, tenho a placa numa península com o extractor por cima. Preocupa-me o facto das gorduras cairem para o outro lado da bancada (para o chão) pelo que uma solução assim "resolveria-me" o problema.

    NOTA: Não me recordo da marca do Exaustor que vi na Tektonica
      bancada.GIF
    • eu
    • 14 maio 2010

     # 2

    Isso é muito lindo, mas... será que funciona?
  1.  # 3

    O exaustor acredito que funcione (é de filtros de carvão).. Agora a solução que eu procuro é que estou a sondar para ver se há para aí alguem que tenha feito parecido...
  2.  # 4

    Eu já fiz uma cozinha com essa solução onde instalámos um exaustor da Frecan ,funciona muito bem.
      04012008200.jpg
  3.  # 5

    Aberta
      04012008201.jpg
  4.  # 6

    Estou ao dispor para mais informações em www.raposis-home.pt
  5.  # 7

    ~Modelos de exaustor de bancada...
    http://www.de-dietrich.pt/chamines/bancada/238/0/73/
    http://www.aeg-electrolux.com.pt/node146.asp?ProdID=22133

    Mas em obra nova.. não estou a ver como é possivel prescindir da OBRIGATÒRIA exaustão natural....
    Atenção que não devem utilizar isto com placas a gás pois funcionam em recirculação, não extraindo os gases de combustão.
  6.  # 8

    Nesta solução utilizámos exaustão natural através de tubagem 250mm pelo chão, com motor intermédio (numa caixa tipo luz ou água colocada no exterior).
    O único ruído que se ouve, é o do ar a passar pela entrada da chaminé.
    Cumprimentos.
  7.  # 9

    Colocado por: j.foxEu já fiz uma cozinha com essa solução onde instalámos um exaustor da Frecan ,funciona muito bem.
    Mesmo com uma panela de pressão enquanto ela está a deitar o vapor para fora?
    O exaustor ao fim de vários dias a fazer grelhados e fritos como é que fica? Deve de ficar todo gorduroso, não? A limpea do exaustor/filtros é fácil e eficaz?
    É bonito, mas será realmente eficaz para quem diariamente tem de cozinhar?
  8.  # 10

    Boas a todos

    agradeço desde já os comentários.

    Atenção que a minha questão não é o exaustor propriamente dito. Eu prefiro um sistema de exaustação convencional.

    O que pergunto ao forum é o seguinte.

    Visto , em principio, a minha placa vai ficar na ilha e a ilha não é muito larga, preocupa-me os salpicos de gordura para o chão do outro lado (ver planta da minha cozinha)
      cozinha.JPG
  9.  # 11

    Assim, para tentar evitar os salpicos, se pudesse adaptar um sistema com um motor que elevasse um bocado do material da bancada..

    algum de vós já viu adaptação parecida?
      foto_.GIF
  10.  # 12

    a imagem não está perfeita, mas é só para tentar demonstrar aquilo que gostaria de fazer..
  11.  # 13

    Tive algum receio quando vendemos e instalámos a primeira, no entanto fiquei surpreendido pela positiva uma vez que verificámos que o vapor desloca-se na horizontal para o interior da chaminé,funciona mesmo. Em relação aos filtros, estão no interior, podendo ser retirados e lavados na máquina.Com respeito à limpeza aí não há nada a fazer, devido à proximidade, os salpicos são inevitáveis e quem cozinha tem mais um espaço para limpar.
  12.  # 14

    Tenho o exaustor de bancada da AEG referido atrás em conjunto com dominós de gás, grelhador e vitrocerâmica. Todos os exaustores de bancada que conheço funcionam com ou sem recirculação de ar, por isso, sem recirculação de ar, comporta-se como um exaustor normal.

    gugas:
    Em relação ao que pretende...'só' precisa de fazer a peça a levantar (em gesso cartonado, por exemplo) e aplicar um motor qualquer para a elevar. Estes motores são semelhantes aos que se usam em janelas, etc, como, por exemplo, este (se bem que este parece ser enorme).

    Não posso ajudar muito mais porque esse é um campo que me fascina mas que eu não percebo patavina. Estou em mãos com um elevador de projector 'home made' e... está complicado! :)
    • j.fox
    • 31 maio 2010 editado

     # 15

    gugas em relação ao que pretende vou indagar junto dos meus fornecedores .Em breve darei noticias.
  13.  # 16

    Deixo aqui o exaustor de bancada da marca Eisinger

    http://www.eisinger-swiss.com/typo3temp/pics/729abb67e6.jpg
  14.  # 17

    Boa tarde j.fox, tem algum feedback para mim?

    Para os restantes, ainda não tenho mais noticias.. Comecei a trabalhar com uma amiga arquitecta de interiores que me vai ajudar a definir a cozinha.. Talvez a solução passe por passar a placa para a outra bancada e o lavatório para a ilha..

    Vou dando noticias!
  15.  # 18

    Boas Gugas. Também ando com o mesmo problema. A minha solução vai passar por elevar um vidro temperado laminado com a ajuda de um motor de estore eléctrico. No armário da "peninsula" nasce um gavetão com 15 cms de profundidade e dentro deste gavetão vou por todo o sistema (vidro, motor). Ainda não está concretizado mas já andei a ver os preços do motor e do vidro e, digo-lhe desde já, que ainda vou gastar uns trocos. O vidro vai-se elevar cerca de 40 cms. Agora o q me anda a moer o juízo é como é q vou conseguir acertar o "curso" do vidro, porque eu quero q ele suba só 40 cms! Vai ser um projecto engraçado!!!
  16.  # 19

    Boas Tiago,

    Acho que podemos fazer algumas sinergias e pensarmos em conjunto?
  17.  # 20

    Claro que sim! Sem problemas! Eu estou ainda a idealizar a cozinha e a minha dúvida sobre a disposição da mesma é exactamente a colocação ou não da peninsula por causa deste problema! Ou seja, ando com o carro à frente dos bois! Primeiro tenho que solucionar e orçamentar este problema e só depois é que vou tomar a decisão. Comprei uma casa em segunda mão onde não tenho a dita península, mas quando andámos (eu e a minha namorada) a ver apartamentos, ficámos apaixonados por uma cozinha assim! Da paixão à razão vai uma certa distância; foi quando dei por mim a pensar se seria prático eu estar a comer à mesa e ter uma frigideira a fritar batatas e algum pingo de óleo a ferver me cair no pescoço!!! Então desde este pensamento ando a desenvolver uma solução. De todas as soluções motoras em que pensei acho q o motor q melhor se adapta é o de um estore eléctrico. Motor de 230V, com capacidade de movimentar peso suficiente (para mim estava a pensar num motor que sustente acima de 30Kg) pois um vidro destas características é um vidro pesado. Agora o controlo do curso é q me anda a moer a cabeça, ou seja, os motores de estores eléctricos têm a capacidade de parar (e retraem por questões de segurança) se encontrarem o obstáculo, mas eu preciso que ele pare aos 40/45 cms( e não retraia!!!!)!!! Não se esqueça que o gavetão tem que se conseguir tirar fora por causa da limpeza! Por acaso ando entusiasmado em encontrar solução para este problema, mesmo que não seja a solução q adopte!!!
    Agora como é evidente e porque penso ser este o espírito do fórum, podemos pensar em conjunto!
 
0.0223 seg. NEW