Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bem, agradecia uma opinião de alguém que perceba da matéria.

    Estou a construir uma vivenda em que uma parte da casa vai ficar enterrada.

    Vou colocar sistema de isolamento Etics ou capoto, pelo exterior.

    Na parte enterrada coloco o isolamento também pelo exterior ou será mais correcto coloca-lo no interior??

    E na zona das placas como soluciono o problema das pontes térmicas???
    Concordam com este comentário: p][m
  2.  # 2

    conforme imagem
  3.  # 3

    .
      Sem título2.jpg
  4.  # 4

    Esta seria a solução com isolamento pelo exterior na parte enterrada.
      Sem título1.jpg
    • Mac
    • 14 maio 2010

     # 5

    Julgo que a relativamente à parte enterrada apenas deve ter preocupações na impermeabilização. A terra vai funcionar muito bem como isolante térmico e acústico.
    Aguarde mais opiniões.
    Cumps
  5.  # 6

    Bruno, estive ontem na Tektonica e fiz a mesma pergunta no stand da Weber.

    Recomendaram-me arrancar com o ETICs na zona enterrada com XPS em vez de esferovite.. Mas não precisa de arrancar do inicio da laje da cave. Faz o isolamento da cave normalmente pelo interior

    qual o sistema que esta a aplicar e onde? Eu ainda não arranquei com a minha obra..
  6.  # 7

    Boas

    Julgo que a relativamente à parte enterrada apenas deve ter preocupações na impermeabilização.

    Nem mais.

    cumps
    Joé Cardoso
  7.  # 8

    Recomendaram-me arrancar com o ETICs na zona enterrada com XPS em vez de esferovite.. Mas não precisa de arrancar do inicio da laje da cave. Faz o isolamento da cave normalmente pelo interior


    Bem afinal arranca-se com o sitema etics na parte enterrada ou isola-se nessa parte apenas pelo interior?? qual das imagens que coloquei será a mais correcta??
  8.  # 9

    Nesta imagem estará resolvido o problema da ponte térmica??
      Ponte Térmica.JPG
    • migabc
    • 11 junho 2010 editado

     # 10

    Colocado por: Anonimo16062021Boas.

    ...nas zonas onde vai ser aterrada pode aplicar placas XPS coladas com betume de alcatrão.

    Assim como pode ver nas fotos.




    Estou a pensar isolar as paredes de betão da minha cave desta forma pelo exterior. No entanto as paredes do R/C vão ser duplas com caixa de ar e isolamento no meio.

    Duvida:
    Como deve ser feita a transição exterior entre este isolamento da cave, a laje, e as paredes do R/C para não ficar nenhum dente visível?
    Deve-se utilizar fibra de vidro? O isolamento exterior da cave que vem de baixo deve ficar sobreposto cerca de 20cm acima da laje?
    A parte não enterrada deste isolamento exterior (apenas cerca de 40 - 50cm) deve ser fixa tipo capoto?
    Alguém tem um pormenor desta solução?
    • migabc
    • 11 junho 2010 editado

     # 11

    Alguém pode ajudar a esclarecer estas dúvidas?
    O que pretendo é algo deste género:
    Isto é viável?

    Como deve ser feita a transição exterior entre este isolamento da cave, a laje, e as paredes do R/C?
      untitled.JPG
  9.  # 12

    Faça todo o isolamento pelo exterior.. sistema "Etics" Capoto..
  10.  # 13

    Colocado por: brunocapreolusFaça todo o isolamento pelo exterior.. sistema "Etics" Capoto..


    Nesse caso, devo manter a parede dupla com caixa de ar ou devo substituir por uma parede simples (tipo bloco térmico)?
    Existe vantagem térmica em manter a parede dupla com caixa de ar + ETICS for fora?
  11.  # 14

    Pode fazer apenas parede simples em tijolo.... parede simples em bloco térmico..... parede dupla sem necessidade de isolamento na caixa de ar.... revestimento em pladur com lã de rocha.. é tudo muito relativo mas o capoto é sem duvida o melhor isolamento.. eu faria sempre uma parede simples, com bloco térmico seria o ideal.. mas no meu caso vou optar pelo revestimento em pladur.
  12.  # 15

    Com o pladur está a anular uma das vantagens do ETICS - a inércia da estrutura interior.
    Não será melhor (e até mais barato) o bloco térmico?
  13.  # 16

    No meu caso a minha opção foi contruir todas as paredes interiores e divisões em pladur.

    Quanto á anulação da inércia térmica apenas acontece se colocar lâ de rocha.

    A questão da inércia térmica é sempre relativa pois pode ser ou não uma vantagem dependendo da utilização da habitação.

    Imaginemos que a casa até esta quente no verão... para arrefece-la será preciso muita mais energia uma vez que existe inércia térmica... acontece o mesmo no inverno.

    No meu caso, chegarei a casa por volta das 20:00h, então o arrefecimento/aquecimento tem de ser rápido e económico, se passasse o dia em casa ai seria diferente. No verão fecho tosos os estores durante o dia para evitar que a casa aqueça.


    Cada solução tém de ser escolhida de acordo com a utilização, local etc.
  14.  # 17

    Caro amigo. No verão uma vez que o isolamento é feito pelo exterior as paredes absorvem o calor que se vai libertando á noite ( tal como favoravelmente acontece no inverno) demorando mais tempo a arrefecer a casa. Apenas beneficio da inércia se nunca deixar o calor acumular-se nas paredes interiores, para isso teria de ter o A/C mais tempo e mais vezes ligado mas como não estarei em casa é desperdicio de energia.

    No inverno, como chego a casa por volta das 20h demoraria mais tempo a aquecer a casa uma vez que as paredes iriam absorver o calor do aquecimento. para beneficiar no inverno da inércia térmica teria então de ligar o aquecimento mais vezes ao dia para manter o calor acomulado nas paredes.

    Compreendo que a inércia das paredes mantem a temperatura contante durante mais tempo (demora mais tempo a arrefecer/aquecer) mas não vejo vantagens para quem está em casa tão poucas horas.
  15.  # 18

    É importante lembrar tambem que um isolamento não aquece nada.... apenas evita passagens de calor.. portanto como disse e bem o isolamento pelo exterior evita que o calor penetre no verão e se escape no inverno, a inércia apenas funciona como "bateria" de calor... no inverno as paredes acomulam calor quando aquecemos o ar e vai largando lentamente o calor quando o ar arrefece em relação ás paredes.. sem inércia o ar aquece mais depressa quando ligamos um aquecimento, como arrefece mais depressa quando abrimos uma porta...

    No verão é o contrário.. as paredes acomulam o calor quando o ar aquece, porque abrimos uma janela ou uma porta, ou porque transpoem o isolamento, evitando que o ar aqueça rapidamente. sem arrefecimento acaba por aquecer o ar e acomula-se calor nas paredes... quando tentarmos arrefecer o ar as paredes vão libertar esse calor acomulado sendo o arrefecimento mais lento...



    Concluido, inércia evita variações de temperatura mais abruptas mantem a casa u uma temperatura mais estavel.. mas é preciso sempre aquecimento no inverno e arrefecimento no verão... para quem quer arrefecer rápidamente um espaço ou aquece-lo é melhor ´ter inércia fraca.
  16.  # 19

    Caro brunocapreolus, apesar de eu conhecer as vantagens e desvantagens do sistema ETIC`s, também vou colocar o isolamento pelo interior. De resto já enunciou os factores pelos quais tomei esta opção.
    Concluí que a seguinte solução seria a mais vantajosa:

    • Revestimento exterior com monomassa(2cm);
    • Tijolo térmico de 24 cm de espessura;
    • Lã de rocha pelo interior (6 cm);
    • Revestimento interior com gesso laminado (Tipo BA13).

    Cumprimentos.
  17.  # 20

    rui moreira


    • Revestimento exterior com monomassa(2cm);
    • Tijolo térmico de 24 cm de espessura;
    • Lã de rocha pelo interior (6 cm);
    • Revestimento interior com gesso laminado (Tipo BA13).


    ...E quanto é que isto lhe vai custar????
 
0.0200 seg. NEW