Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Os meus pais estão envolvidos numa situação muito complicada e stressante... Foram fiadores de um casal que agora se separaram e não podem/querem pagar a mensalidade do emprestimo. Conclusão, os meus pais como fiadores são obrigados a "arcar" com uma divida que não é deles...E neste momento andam a fazer um enorme sacrificio para pagarem essa mensalidade... O apartamento está à venda há alguns meses e nada!!!
    Estamos a ficar desesperados...
    Ao ver aquela noticia do Espanhol que está a rifar a casa...pensei...porque não?
    Mas será possivel???? A nivel legal????

    Alguém me pode ajudar? Algum advogado por ai? ;)

    Obrigada pela a atenção.
    • AnaT
    • 24 junho 2008

     # 2

    Bom dia.

    Não sou advogada mas creio que qualquer tipo de sorteio tem, em Portugal, de ser aprovado e fiscalizado pelo Governo Civil do distrito em se realiza.
    • Mac
    • 24 junho 2008

     # 3

    Mas a hipoteca da casa não garante a dívida ao banco?
    Em vez de os fiadores estarema a pagar a prestação porque o banco não acciona a hipoteca e toma posse da casa?
    Acho que os fiadores só devem substituir os devedores no pagamento da prestação numa situação de dificuldade provisória em que ultrapassadas as dificuldades os proprietários retomam os pagamentos.
    Neste caso deve ser accionada a hipoteca. Os fiadores não devem pagar nada. O banco que tome posse de casa que é para isso que a casa fica hipotecada.
    Só querem dinheiro aos milhões essa corja.
  2.  # 4

    Olá Mac!

    O problema é que a dívida é superior ao valor da casa ( o casal deixou de pagar a prestação e os meus pais inicialmente não souberam de nada, só mais tarde é que a CGD lhes enviou uma carta mencionando a falta de pagamento há alguns meses), e como os meus pais são os fiadores principais pagadores, têm que pagar... o nosso receio é que, mesmo se deixassemos a casa ser hipotecada o banco viria tirar alguns bens aos fiadores para liquidar a divida.

    Os meus pais andaram uma vida inteira a lutar... e agora na reforma têm a vida presa e vivem com medo de virem a ficar sem os seus bens caso não possam pagar uma prestação.
    Estamos metidos num enorme problema... Pois os devedores (donos da casa) estão-se nas "tintas" para as dificuldades dos meus pais.

    Já agora passo a divulgar...

    Alguém interessado num T3 como novo, na Nazaré??????????????????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaLu
    • AnaLu
    • 26 junho 2008 editado

     # 5

    Boa Tarde,

    Eu estou numa situação semelhante: comprei um t3 com outra pessoa, separámo-nos de facto, e agora temos a casa à venda "aparentemente", pq o meu ex faz tudo para não ser vendida, pq ainda lá habita. Não posso deixar de pagar metade da prestação, pois o meu irmão é o fiador e não quero que lhe caiam em cima...Da CGD dizem que se deixar de pagar vão à conta do fiador...a única solução será vender a casa...qua também é difícil pq pedimos um empréstimo superior ao que a casa vale...Já não sei o que fazer...Estou há 9 meses a pagar uma casa que não usufruo e por causa disso não consigo resolver a minha vida...Será que a única solução (e mais rápida) será entrar com um processo em tribunal, uma vez que nem se quer estamos de acordo sobre o preço de venda da casa?

    Socorro!!! Alguém me ajuda? E já agora...alguém quer ir viver num T3 na Cruz de Pau??? http://t3cruzdepau.blogspot.com

    Obrigada por lerem o desabafo :-(

    E já agora...Sugestões/Soluções??
  3.  # 6

    AnaLu,

    Nem duvide que tem de arranjar um advogado e partir para os tribunais... Já pensou? O seu ex-companheiro está a usufruír da casa por metade do preço...
    Acha que vai saír de lá sem dar luta? Não vai...
    Não atrase mais. Pode ser que só com o aviso do advogado que vai para a justiça ele "arrepie" caminho. Senão, prepare-se para uma "luta" longa...
    Porque não se instala na casa tambem? A lhe infernizar a vida e lhe fazer ver que não é dele...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaLu
    • Mac
    • 27 junho 2008 editado

     # 7

    AnaLu
    O Pedro até que teve boa ideia.
    Instale-se nacasa também. Primeiro vá para lá sozinha.
    Quando tiver um namorado possante leve-o lá para casa para viver consigo. Vai ser remédio santo. Sim porque um deles vai ter de sair de casa.
    Boa sorte.

    ps. Não leve a mal a brincadeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaLu
  4.  # 8

    Em relação ao 1º caso, acho muito esquisito a dívida ser maior do que o valor da casa!!!! será possivel que a casa tenha desvalorizado 100%? mesmo que não tenham pago uma unica prestação.
  5.  # 9

    Olá Marco 1

    A divida é superior ao valor da casa... pq eles fizeram 2 emprestimos (1 habitação e outro para a mobilia) e infelizmente os meus pais são fiadores disso tudo!!!!

    Mesmo vendendo a casa, os meus pais têm que pagar um X para pagar o total da divida... Pois a casa não vale o valor total da divida :(

    Estamos desesperados....
  6.  # 10

    Mac, obrigada pelo comentário...todas as sugestões são benvindas...Só que neste caso há um historial por trás que faz que não consiga entrar na minha própria casa, nem sozinha nem acompanhada...

    cataribeiro, estamos em situações muito semelhantes - já pensou em alugar a casa enquanto não a vende? esta era uma hipótese que eu queria admitir para a minha casa, se estivesse desabitada...
  7.  # 11

    cataribeiro, não sou advogado por isso não posso dizer-lhe nada a não ser que continuo a achar isso tudo muito esquisito, e recomendo-lhe vivamente que recorra com urgência a um advogado e reunião com a entidade bancária. Em relação ao advogado, pode ver até a possibilidade de acordar os honorários sobre os resultados obtidos. Boa sorte.
  8.  # 12

    "(...) Estamos a ficar desesperados...
    Ao ver aquela noticia do Espanhol que está a rifar a casa...pensei...porque não?
    Mas será possivel???? A nivel legal???? (...)"
    ................................................................................................
    Viva, cataribeiro

    Aproveite e rife o Socrates também...

    (LOL)
  9.  # 13

    Boas,

    AnaLu, não me leve a mal, mas nada pode impedir uma proprietária de entrar no seu imóvel. Nem que seja com uns agentes da polícia ao lado...
    Não pode é fazer de conta que é normal que não possa lá entrar. Aperte-o, faça queixa à polícia, faça-o sentir-se incomodado... Agora que se o deixa lá quietinho sem o chatear, lhe garanto que ele não vai a lado nenhum.

    Cump.
    Concordam com este comentário: Oinq
 
0.0167 seg. NEW