Antes de mais, parabéns pelo forum, tem tanta informação útil que nem sei por onde começar. Estou a por esta pergunta aqui porque depois de ler e reler uma serie de discussões ainda fiquei com duvidas sobre as obrigações fiscais de um senhorio.
O meu caso é o seguinte. Quero arrendar um apartamento, já percebi que tenho que registar o contrato nas finanças e que tenho de pagar logo de IS 10% do valor mensal da renda. Até aqui tudo bem.
A minha confusão é quanto ao IRS. Se alugar a um particular, não haverá retenção na fonte, pelo que o valor recebido terá que ser declarado no meu modelo 3 no Anexo F (já agora, tive que ir buscar o simulador da Jurinfor para simular com o anexo F, o prog das finanças não me permitiu acrescentar este anexo. Isto é normal ?) Bom, mas fazendo a simulação e supondo que arrendo por 500€ por mês (6000 € ano) e considerando como despesas apenas o que pago de IMI, o que me dá é que por 6000€ é uma diferença de cerca de 1900 €, ou seja, em vez de ter recebido os 1500 teria tido que pagar 400.
Estes valores estão correctos ? O imposto é assim tão alto ? Ou terei feito alguma asneira na simulação.
Colocado por: aemv Estes valores estão correctos ? O imposto é assim tão alto ? Ou terei feito alguma asneira na simulação.
A diferença entre arrendar e não arrendar por 6.000euros/ano, não é entre +1500 e -400 (isto é, de 1.900 euros!).
Para um rendimento de 6000-500=5.500, haver um acréscimo de cerca de 1.900 quer dizer que você paga 34% de imposto, certo? O imposto que você tem a pagar depende da TAXA de imposto, isto é, da TOTALIDADE dos seus rendimentos.
Para além do IMI também abate a Taxa de Esgoto, as despesas de conservação e as de Condomínio.
Lembre-se que estas despesas (suponhamos, um total de 1.000euros/ano) existiriam na mesma, e não seriam abatidas no seu IRS se a casa não fosse arrendada. Isto é, teria menos (-)1000 euros no final do ano.
Em contrapartida, arrendando a casa por 500euros/mês, terá um acréscimo patrimonial de 4.100euros (6000-1900).
A diferença é de 4.100-(-1.000) = 5.100euros líquidos.