Bom dia, Tenho um imóvel há venda em várias agências em regime de não exclusividade. Um cliente viu a minha casa por uma agência, e não satisfeito e parece estar a querer brincar, tentou vê-la por outras agências. Mas quando detectei antes da visita que era ele, avisei as respectivas agências. Acontece, que como lhe recusei a visita pela ultima agencia, no dia a seguir ele volta à 1ª agencia para reservar, à qual já estava a prometer assinar a reserva há 1 semana e meia (andou nesse espaço de tempo a tentar visitar a minha casa por outras agências, e a mentir sobre porque não aparecia na 1ª agência para reservar a casa). E advinhem, reservou mas inventou uma desculpa que não tinha o cheque ali, que bla bla bla. Ou seja ficou de aparecer hoje ou amanhã para trazer o cheque e posteriormente eu assinar. A minha pergunta é: uma vez que acho que o indivíduo sofre de mentira compulsiva, e tentou meter várias agências umas contra as outras, e eu não acreditar que ele vai levar o processo até ao fim, posso recusar-me a vender-lhe o imóvel? É que entretanto há outro cliente de outra agência interessado. Se o outro interessado, reservar com um cheque antes do 1º, posso reservar/vender ao 2º? Não obstante, ter por telefone sabido que o 1º tinha ido reservar sem cheque. Mas a minha assintura ainda não consta nessa reserva... Se alguém me puder esclarecer... Obrigada.
Sem conhecer a lei mas seguindo o bom senso e alguma lógica, os contratos só são válidos quando assinados pelas partes interessadas. Ora no seu caso não assinou ainda nada, portanto a reserva não é válida. Boa sorte e muito cuidado com os "aventureiros".
Boa tarde, De facto, relativamente à agência que está a tentar reservar, eu disse que não acreditava que o indivíduo tivesse intenção de comprar. E ela disse-me:"Acho que ele compra a sua, e a seguir volta a ir procurar casas..." Portanto, já vêem qual a impressão que eu e as agências temos dele... Oxalá não apareça com o cheque. Para eu dizer que está reservada, e trocar-lhe as voltas. Não gostaria de fazer negócio com alguém que está constantemente a mudar a sua palavra. Assim que souber de mais, digo, como acabou esta história. Obrigada.
Colocado por: FDDiga-lhe simplesmente que a casa está reservada e que não está a aceitar mais reservas de momento.
Se me permitem: ao fazer isto, pode perder a oportunidade de vander a casa. Nós não somos todos iguais. Há imensas pessoas indecisas, voláteis, etc.. até mentirosas compulsivas, mas que pode esse sujeito ser o futuro comprador... até podem efectuar os 2 a reserva. O que interessa é elaborar o CPCV e executá-lo. Hoje em dia é muito dificil conseguir a venda dum imóvel, portanto vá jogando com a situação, ganhando tempo, mas sempre sem cortar nada pela raíz. Esta é a minha opinião.