Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Gostaria de saber a vossa opinião sobre estas lajetas (Grisol 80/25) para coberturas, em alternativa ao conjunto isolamento térmico da Dow em poliestireno extrudido de 8 cm de espessura + godo.
    Obrigada
  2.  # 2

    A menos que a cobertura seja uma zona acessivel não se justifiva.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  3.  # 3

    Não é acessível...
    Não tem vantagens em relação ao outro sistema?

    Tenho um pinhal perto que me vai mandar muitas folhinhas para o meio dos godos....será melhor para limpar, as lajetas?

    Colocado por: zedasilvaA menos que a cobertura seja uma zona acessivel não se justifiva.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo

  4.  # 4

    tb axo, se for uma cobertura nao trasitável, nao axo que vale a pena colocar estas lajetas.
  5.  # 5

    A nível de limpeza pode ser mais fácil. Mas olhe que tenho as duas soluções e quando as folhinhas se enfiam no meio de duas lajetas não há quem as convença a sair.
    Compra um aspirador daqueles de jardim que resulta na perfeição para limpar as folhinhas do meio do godo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  6.  # 6

    As lajetas têm muito mais vantagens comparativamente ao calhau:

    - Hoje é muito difícil encontrar pedra do rio devidamente rolada e com resistência ao ciclo gelo/degelo.
    - facilidade de aplicação.
    - protecção ao vento (caso ao aplicar o calhau não use um sistema tipo Troba da Schluter, as pedras têm a tendencia a acumular-se junto aos muretes;
    - peso sobre a laje;
    - drenagem das águas (menos água é menos peso);
    - A não ser que pretenda uma cobertura ajardinada, o calhau retém quer as sementes levadas pelos pássaros como os inertes finos;
    - facilidade de intervenção na impermeabilização, imagine o manuseamento de 5cm de calhau rolado e a propensão a danificar tanto o XPS como a lâmina;
    - garantia de eliminação de pontes térmicas (se usar Grisol pois todas as outras não têm sistema de encaixe), porque permite corrigir as zonas de caleiras e muretes;
    - etc

    Duas Notas Impotantes:

    - Não aplicar sistema de apoios, apenas um tnt de 300gr/m2;
    - Aplicar lâmina em PVC tipo Borsacover, e todo o trabalho feito pela mesma empresa (impermeabilização + Grisol), na atribuição da responsabilidade é muito mais fácil.

    Eu não trabalho para a Grisol.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo, Interrogativo
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaA menos que a cobertura seja uma zona acessivel não se justifiva.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo



    Depois de consultar um técnico da Grazimac, informei-me que para zonas transitáveis, as lajetas indicadas não devem ter apenas 25mm de betonilha, mas sim 30 ou 35mm.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scazevedo
  8.  # 8

    Boa tarde,

    inicialmente tinha previsto uma cobertura não transitável com mosaico porque não quero o godo (vejo as casas vizinhas com jardins a crescer neles) e com a seguinte constituição:

    Cimento + areia + cortiça (minimo 5cm)
    regularização
    2 telas (3 + 4kg)
    Roofmate de 4cm
    feltro de protecção
    lage de protecção (5cm)
    camada de regularização
    mosaico cerâmico

    Mas tive hoje a sugestão de colocar lajetas (roofmate + laje). Segundo o que me disseram em termos térmicos era uma solução igual e em termos de custo mais baixo.

    Que acham desta solução de lajetas?
  9.  # 9

    Já agora, vou roubar um pouco o tópico...

    Qual o preço para colocar isto?
    Lajetas (tipo Grisol)
    O dito tnt de 300gr/m2.
    O isolamento está feito.
    cobertura plana

    A zona é Guimarães
    +- 100 m2

    O acesso de homem à cobertura é dificil. (escada de aluminio pelo exterior, para o 3º andar)
    Junto á estrada (fácil acesso a uma grua)
  10.  # 10

    Porquê o TNT e não os suportes?
  11.  # 11

    Colocado por: LuisPereira
    Mas tive hoje a sugestão de colocar lajetas (roofmate + laje). Segundo o que me disseram em termos térmicos era uma solução igual e em termos de custo mais baixo.

    Que acham desta solução de lajetas?


    Mais barata e melhor

    Em termos de preços a lageta custa 25€/m2 a 30€/m2 aplicada
    O mosaico custa uns 20€ (5 colas + 7 aplicação + 8 material) + 5€ rofmate + 12€ da betonilha = 37€

    Alem disso, essa solução de mosaico é sempre problemática porque ou o assentamento é bem feito ou os mosaicos começam a saltar devido às variações de temperatura e a sua solução de está errada, o rooffmate deve estar em baixo e não quase em cima, porque a betonilha que fica por cima dele sendo fina, vai partir
    Estas pessoas agradeceram este comentário: José Castro
  12.  # 12

    Colocado por: PBarataO acesso de homem à cobertura é dificil. (escada de aluminio pelo exterior, para o 3º andar)
    Junto á estrada (fácil acesso a uma grua)

    Neste caso terá de adicionar o custa da grua para colocar o material lá em cima. Uns 500 para um dia, mas os preços dos equipamentos sãoo muito variáveis.

    O preço da lajeta está acima e o geotêxtil são trocos, 1.5€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PBarata
  13.  # 13

    Colocado por: PauloCorreia



    Alem disso, essa solução de mosaico é sempre problemática porque ou o assentamento é bem feito ou os mosaicos começam a saltar devido às variações de temperatura e a sua solução de está errada, o rooffmate deve estar em baixo e não quase em cima, porque a betonilha que fica por cima dele sendo fina, vai partir


    Desculpe mas se o cliente quiser deixa de ser assim. Há métodos para que isso não aconteça.
  14.  # 14

    Colocado por: LuisPereiraPorquê o TNT e não os suportes?


    Os suportes criam uma ponte térmica continua.
  15.  # 15

    Colocado por: pc saldanhaDesculpe mas se o cliente quiser deixa de ser assim. Há métodos para que isso não aconteça.

    Eu sei que há, mas não é aquela que estava preconizada :)
  16.  # 16

    Boa tarde.

    Tinha planeado a solução de godo para a cobertura, assim, já tenho mais uma dor de cabeça.. :)
  17.  # 17

    Que marcas sugerem para as lajetas?
    A espessura prevista do XPS era de 4cm, qual o preço das lajetas com instalação?
    O que é o TNT e qual o custo?
  18.  # 18

    Colocado por: LuisPereiraQue marcas sugerem para as lajetas?

    grisol, Danosa, Imperalum

    Muita gente vende disso
  19.  # 19

    Obrigado PauloCorreia,

    Quem me sugeriu as lajetas disse que o melhor era colocar uns suportes para que a água escoe livremente por baixo das lajetas.
    Aqui já referiram que era mau por razões térmicas.
  20.  # 20

    Um exemplo de terraço acessível:
      01.jpg
 
0.0204 seg. NEW