boa noite o terreno vai ser dividido em duas partes serei obrigado a ceder passagem pelo meu terreno visto haver vizinhos de ambos os lados alguem me pode ajudar
Realmente está mal explicado. Mas só existe obrigatoriedade de ceder passagem, se os prédios a que se pretende aceder estiverem encravados (sem acesso à via pública), e mesmo assim, há que averiguar se o caminho pelo seu prédio é a única alternativa possível, ou a menos onerosa.
Contacte um bom advogado, porque a minha família já teve vários problemas relacionados. Documente tudo já (declarações, contractos,fotos, etc), procure obter cópias das propriedades dos vizinhos (para não as alterarem depois) e não se fie em ninguém nem em familiares. Pode não existir problema agora, mas daqui a alguns anos eles podem aparecer em força. Basta os terrenos modarem de dono ou realizarem alguma modificação (terreno ou legal) e pode ficar com um problema bicudo. Um bom advogado é imprescindível , especialmente agora, eu que o diga.
ola boa noite o unico acesso ao terreno é de facto pelo meu visto estar junto á via publica enao haver outro acesso deverei vender uma parçela do meu terreno ao vizinho para ele ficar com passagem?