Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho acompanhado de perto este fórum, dado que vou começar a construção da minha casa dentro em breve.
    Muitas dúvidas já me foram esclarecidas neste fórum. Mas neste momento deparei-me com uma sobre o qual não encontrei nada.
    Ao falar com mais um construtor que me está a elaborar um orçamento, ele questionou-me sobre o seguro de obra.
    As questões que aqui coloco são:
    - O que é necessário para fazer este seguro?
    - Qual poderá ser o seu valor?
    Agradeço desde já os vossos esclarecimentos.
  2.  # 2

    O seguro de obra é sempre da responsabilidade do empreiteiro.... aliás na câmara quando se for levantar as licenças temos que apresentar o respectivo recibo do seguro.

    Se pedir emprestimo ao banco, o mesmo exige um seguro de obra e montagem e ui ui ui ui não é nada barato e este tem de ser o dono da obra a ter.
  3.  # 3

    E, para ser eu a fazer o seguro, o que é necessário?
  4.  # 4

    Colocado por: spcasaE, para ser eu a fazer o seguro, o que é necessário?


    Sinceramente não sei.... mas porquê o construtor não incluir o seguro como sendo sua responsabilidade?
  5.  # 5

    A minha obra foi visitado por amigos do alheio, não levaram grande coisa, no entanto no futuro a coisa pode ser mais séria. Sabem da existencia de algum seguro que cubra este roubos?
  6.  # 6

    por norma que tipo de coisas cobrem esses seguros?
  7.  # 7

    Ainda ninguém fez nem conhece este tipo de seguro?
  8.  # 8

    O ideial é ir à sucursal principal de uma companhia de seguros, eu sei que aqui no Porto na sede da AXA eles fazem esse tipo de seguro.

    cumprimentos
  9.  # 9

    Colocado por: carlossilvaninguém fez nem conhece este tipo de seguro?

    Boas
    Quando fiz o meu crédito de auto-construção, o Banco "obrigou-me" a fazer um seguro de obra que, entre outras coisas, cobre furto e vandalismo.
    Mas qual é a sua dúvida concretamente?
    Um abraço
    Carlos
  10.  # 10

    Penso que o seguro que eu fiz no Banco não cobre furto e vandalismo (estou á espera de confirmação) e gostava de saber se existe alguma seguradora que faça este tipo de seguro. Disseram-me que não.
  11.  # 11

    eu também tenho esse seguro feito aquando do empréstimo bancário, e tenho-o pago mas na altura não me deram documentos nenhuns.
    vou ter de ir ao banco para pedir e ver especifamente o que cobre.
    ouvi dizer que só cobriam vandalismo se a obra tivesse pelo menos 75% concluída mas pareceu-me estranho..... se me aparecesse um vidro partido será que cobria isso?
    • MJR
    • 11 novembro 2009

     # 12

    Não sei se este comentário já vem tarde. Mas pode servir para outros.
    Acho que existe alguma confusão entre seguros de Multi-riscos e seguros de Construção/Montagem. Os 1ºs são só para edifícios acabados ou eventualmente à beira da conclusão (quando se considere que o seu estado já não constitui um risco agravado). Para edifícios a construir, são os 2ºs que devem ser contratados. Inclusive, alguns bancos até os exigem. Para além de danos que possam ocorrer com a obra ou respectivos materiais, ainda se podem incluir, por exemplo, as máquinas ou ferramentas utilizadas (embora de forma reservada) bem como a Responsabilidade Civil Cruzada, ou seja, danos que possam ocorrer entre os próprios empreiteiros ou sub-empreiteiros. Também pode ter cláusulas para períodos de manutenção, etc.
    O melhor é consultar uma seguradora generalista, com boa implantação nacional. As seguradoras mais pequenas podem ser muito aguerridas, mas só nos segmentos que lhes interessam, aqueles que teoricamente trazem menos risco. Quando toca a riscos maiores, é preciso haver maior capacidade de aceitação.
    Alguém referiu acima a AXA, mas há mais. Por exemplo, Allianz creio que também tem. Assim como a Zurich, mas como conheço melhor a Fidelidade Mundial ou a Império Bonança, recomendo que as contacte. Não lhes conheço problemas de aceitação.
    Para fazerem o estudo, e dependendo do tipo de riscos que se queiram garantir será importante arranjar pelo menos a Memória Descritiva, algumas Plantas (de implantação, planta geral e cortes) e identificar os principais intervenientes na obra (Técnico, Arquitecto, Empreiteiros). E obviamente, indicar os valores a segurar. Eles têm um questionário específico que ajuda a recolher os elementos necessários.
    Boa sorte.
  12.  # 13

    Olá a todos, alguém tem ideia de valores para seguros de obras e montagem??

    Gostava de saber se o valor que me foi apresentado está dentro do normal.

    A proposta que tenho é de 655 € para uma avaliação de 167000. Está dentro dos valores???
    • eu
    • 4 fevereiro 2010

     # 14

    655 para quanto tempo? um ano ?
  13.  # 15

    Colocado por: eu655 para quanto tempo? um ano ?

    Sim 1 ano.
    • MJR
    • 6 fevereiro 2010

     # 16

    O preço por si só não é suficiente. Convém também saber que coberturas inclui essa proposta, ou seja, que tipo de riscos são assumidos pela seguradora. Tal como referi anteriormente, o seguro de Construções pode prever diversas garantias para além das mais básicas como o Incêndio, Tempestades, etc.
    Estão incluídos todos os materiais?
    As ferramentas e máquinas?
    O Roubo das mesmas?
    Fenómenos Sísmicos?
    A Responsabilidade Civil Cruzada?
    etc...
  14.  # 17

    Relativamente quando se faz a construção de uma casa com a intervenção de um construtor a responsabilidade é dele excepto se acordado entre ambas as partes.No entanto parece-me estranho que seja o senhor a ter que fazer o mesmo,até porque quem se responsabiliza tecnicamente é ele pela construção.Poderá incluir varias coberturas nesse mesmo seguro.Conforme já foi comentado para a subscrição do mesmo terá outros parâmetros a serem analisados para a companhia de seguros analisar o risco.Também muito sinceramente me parece que quando fez o seguro não foi devidamente esclarecido das coberturas do mesmo,também muito provavelmente por ter feito o seguro no local errado,afinal aconselhar os clientes acerca de seguros não é a mesma coisa que contar notas nem fazer o registo de um movimento num computador.
    Também foi dito que o valor por si não significa nada,pois temos que analisar coberturas, as franquias ou não aplicadas a cada cobertura,etc
    Pois por exemplo não falamos com gestores comerciais das seguradoras acerca dos produtos bancários nem qual a melhor taxa para um empréstimo bancário com eles.Se quiser sem qualquer compromisso envie os elementos por mensagem e podemos apresentar uma proposta para si.
    • RAI
    • 28 junho 2010

     # 18

    Boa tarde,
    Mas a quem cabe fazer o seguro de obra, não é ao construtor? Concerteza ele deverá ter um seguro de obra. Se roubam máquinas ou se uma parede cai, isso não é da responsabilidade do construtor?
  15.  # 19

    Percebo pouco disto, mas do que sei os empreiteiros com alvará tem de ter seguro de responsabilidade civil. Se tiver titulo de registo já não é preciso. Pelo menos é que algumas empresas pedem antes dos empreiteiros entrarem em obra.
    • MJR
    • 29 junho 2010

     # 20

    O seguro de Responsabilidade Civil (RC) do Empreiteiro não cobre danos causados à obra. A definição de RC pressupõe danos causados a Terceiros, ou seja, entidades ou pessoas que não possuam nenhuma relação contratual ou familiar directa com o causador do dano. Portanto, o Dono da Obra e os materiais empregues nesta não são Terceiros.
    O que é exigido aos construtores é que possuam seguro de Acidentes de Trabalho para os seus trabalhadores e um seguro de RC para eventuais danos corporais ou materiais de Terceiros, decorrentes de acidentes no exercício da actividade de construção.
    Regra geral, o seguro de Obras e Montagens é celebrado pelo Dono da Obra já que o risco é dele. Se vier uma tempestade e destruir o que está a ser construído, qual é o empreiteiro que vai aceitar recomeçar tudo de novo, não exigindo uma reformulação do Orçamento? Eles podem fazer isso mas apenas se o acidente for derivado de algum erro operativo deles. Como por exemplo cair uma parede que está em construção. Porque para isso, não há seguro de RC que funcione na prática. Há seguros de RC Profissional para os danos contratuais, mas em princípio só se aplicam a profissões liberais (ex: médicos, advogados) ou determindadas actividades sujeitas a seguros obrigatórios (instaladores de gás, agências Imobiliárias).
    Por outro lado, quando existe a intervenção de uma Entidade Credora (Banco) pelo menos uma boa parte dos trabalhos e materiais aplicados foram financiados por esta, que para se proteger de algum percalço, exige ao seu cliente financiado que celebre um seguro de Obras. Isto vem sendo cada vez mais hábito, já está a passar a fase em que exigiam seguro de Multi-riscos na fase de construção, porque finalmente perceberam que essa modalidade não se lhe aplica.
    Se ocorrer um sinistro garantido na apólice de seguro, a seguradora paga a indemnização o que permite que a obra seja reatada ou recomeçada. Essa é a função do seguro de Obras.
    A questão de segurar as máquinas e ferramentas na obra é outra história. É uma cobertura adicional que pode ou não ser contratada (pode não ser fácil de aceitar se o risco for mau) e depende da combinação que existe entre o dono da obra e o empreiteiro. Mas não é comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Criativo, two-rok, ricardo.rodrigues
 
0.0183 seg. NEW