Estou construindo uma casa com telhado de madeira ventilado, o arquitecto ao inicio me propôs de usar ou pinho ou carvalho, agora me diz que seria melhor usar pinho, porque os barrotes em carvalho são mais dificeis de trabalhar, mais pesada, etc, etc. A minha preferência seria de usar carvalho pois penso que seja uma madeira mais resistente do que o pinho. Propus de usar os barrotes em pinho e o resto em carvalho, mas parece que não se combinam bem estas duas madeiras.
Alguém pode esclarecer-me sobre este assunto? Qual é a madeira melhor para construir um telhado?
Não sei onde você está, mas aqui no sul Minas Gerais usamos muito o eucalipto é o mais barato, no entanto tem o inconveniente de empenar, mesmo assim o custo benefício é bom. Madeiras como Ipê, peroba, jatobá, cedro, massaranduba já não aparece mais por aqui e quem tem pede muito por ela, por isso eu acho o eucalipto é a solução. O nosso pinho é uma madeira mole e não serve para telhado, só se aplicar um protetor. Carvalho nunca vi por aqui.
Pinho com tratamento tipo auto-clave ou semelhante, acho que é o melhor. Pode também por pinho nórdico (mais leve mas menos resistente) ou utilizar elementos de madeira lamelada. Carvalho nunca vi. Eucalipto também pode ser uma solução. Aqui fica uma foto de um alpendre que acabei hoje em pinho português tratado com acabamento rústico.
A minha zona é Portugal - Viseu. Sim, a madeira vai a ficar à vista parcialmente, no exterior aparecerão os barrotes (que deverão ser apropriadamente impermeabilizados de 4 em 4 anos, creio), na parte interior a madeira vai ser inteiramente à vista no tecto. O pavimento será em carvalho e algumas paredes também serão forradas de carvalho, por isso pensava ao carvalho também para o telhado/tecto. Estava convencido que o pinho fosse uma madeira pouco resistente para fazer trabalhos que requerem uma durabilidade no tempo, como um telhado que deve recobrir a casa durante uma vida e deve resistir aos ataques atomosfericos. Evidentemente me enganava. j