Colocado por: PauloCorreiaCaro amigo, você só recebeu aquilo que pediu: um orçamento.
Se é bom ou mau, apenas teve aquilo que "mereceu" porque você não quis (ou não lhe explicaram) gastar dinheiro a fazer as coisas bem feitas.
Projectos mal feitos = orçamentos mal paridos = derrapagens nos custos = empreiteiro rico = cliente falido
Um orçamento bem feito custa a qualquer empresa entre 750 e 1000€ para uma moradia. Não espera que as empresas gastem esse dinheiro com cada cliente que lhes vai pedir um orçamento, pois não?
Nestetópicotêm lá informação quante baste para perceber o que precisa de ser feitoColocado por: Pedro BarradasOlhe aqui um exemplo.. ainda voçês se queixam.... este é de um empreiteiro que conheço, e é honesto. ;)
Pode ser, mas quem garante isso nos outros casos? ninguém né?
Colocado por: Fernando Gabriel Arqopá que belo exemplar...guardei hehe
*gostava mais que fossem em granito, hehe deve ter lá em stock da casa do primo
eu realmente esquecia e esquecia bem esse orçamento
Colocado por: lumarydaniColocado por: Fernando Gabriel Arqopá que belo exemplar...guardei hehe
*gostava mais que fossem em granito - esta parte a vermelho fui eu que coloquei não foi o empreiteiro.
Mas acha que está assim tão mal? o que acha que falta, para além das medições e preços unitários?
Colocado por: lumarydaniColocado por: Fernando Gabriel Arqopá que belo exemplar...guardei hehe
*gostava mais que fossem em granito - esta parte a vermelho fui eu que coloquei não foi o empreiteiro.
Mas acha que está assim tão mal? o que acha que falta, para além das medições e preços unitários?
Colocado por: OnalpBoa tarde,
A maior garantia a nível de qualidade e custo de uma construção é um mapa de quantidades.
A partir desse documento poderá pedir orçamentos com mais rigor, e ai sim, poderá comparar os vários orçamentos, que terão por base o mesmo conteúdo.
Caso necessite algum esclarecimento, não hesite em contactar. [email protected]
CumprimentosEstas pessoas agradeceram este comentário:lumarydani
Colocado por: lumarydani
Pois a ideia era essa, ter um mapa de medições... o problema é que o meu arquitecto não me quer faculta-lo... diz que não é necessário que os empreiteiros daqui da terra não estão habituados a dar orçamentos com base em listas de artigos e medições. E pronto deu-me só 2 projectos para entregar a cada um dos empreiteiros.
Colocado por: lumarydani ...deu-me só 2 projectos para entregar a cada um dos empreiteiros.
Se não estão, habituam-se.
Por «2 projectos» quer dizer «2 DESENHOS» ? ?
Colocado por: Luis K. W.Colocado por: lumarydani...deu-me só 2 projectos para entregar a cada um dos empreiteiros.
Por «2 projectos» quer dizer «2 DESENHOS» ? ?
Parece-me é que o seu Arquitecto é pior que o "António Francisco" (do orçamento lá de cima)! :-)
Colocado por: j cardosoBoasSe não estão, habituam-se.
Não acredito. Têm um técnico a tempo parcial a quem pagam uma ou duas centenas de Euros - passe o exagero - apenas para garantir o alvará. (Acham que) não precisam nem querem mais. E se o quisessem era preciso que o tal técnico soubesse tratar disso.Por «2 projectos» quer dizer «2 DESENHOS» ? ?
Acho que foram entregues dois exemplares do projecto - um para cada empreiteiro (só desenhos). Pelo menos é o que entendo
cumps
José Cardoso
Pois a ideia era essa, ter um mapa de medições... o problema é que o meu arquitecto não me quer faculta-lo... diz que não é necessário que os empreiteiros daqui da terra não estão habituados a dar orçamentos com base em listas de artigos e medições. E pronto deu-me só 2 projectos para entregar a cada um dos empreiteiros.
Colocado por: marco1Onalp
em todo o caso, o que entende por um projecto de arquitectura completo? peças desenhadas para licenciamento ou com projecto de execução incluindo mapa de medições?
Colocado por: OnalpPois a ideia era essa, ter um mapa de medições... o problema é que o meu arquitecto não me quer faculta-lo... diz que não é necessário que os empreiteiros daqui da terra não estão habituados a dar orçamentos com base em listas de artigos e medições. E pronto deu-me só 2 projectos para entregar a cada um dos empreiteiros.
Não tem de ser o Arquitecto, responsável pelo Projecto de Arquitectura, a executar o mapa de medições. Nem tão pouco ficar responsável pela Fiscalização da obra. E o Dono de Obra não tem de se sentir "obrigado" a pedir orçamentos para a construção através de contactos do Arquitecto. Se o contrato entre o Dono de OBra e o Arquitecto é apenas para a execução de um Projecto de Arquitectura, ele terá apenas de lhe fornecer o Projecto de Arquitectura completo, ficando os restantes serviços para sua decisão.